Você leu certo. Os espelhos rebatíveis P3 e P2 usam as mesmas bases motorizadas de rebatimento, pelo menos para S60/S80/V70/XC70/XC90... então vamos começar!
Fotos obrigatórias antes de começar - eu tinha espelhos P2 rebatíveis com capas prateadas acetinadas.
Depois, com capas Anthracite KPAX e indicadores de direção sequenciais/dinâmicos fumados com câmeras BLIS.
Comparação do tamanho do espelho do passageiro - P3 é um pouco maior! Levei um minuto para me acostumar, mas adoro a área maior em comparação com o P2. A moldura de plástico também cai mais acentuadamente na borda externa, o que seria ótimo se você tivesse vidro de grande angular estilo ECE.
Vista interna - elegante!
A primeira etapa foi a pesquisa - comprei um par de espelhos P2 XC90 para testar a pinagem do BLIS.
Fiz o seguinte diagrama para a pinagem do espelho rebatível/BLIS P2:
Também descobri que os motores de montagem P2 e P3 eram os mesmos com a ajuda de @jcdillin depois de desmontar este espelho P2 XC90.
Em seguida, comprei dois espelhos rebatíveis P3 facelift, além de já ter meus espelhos rebatíveis P2. Comprei as capas BLIS inferiores P2 e as capas internas da coluna A BLIS P2. Uma lista de peças está abaixo, caso você queira fazer isso. Você também precisaria de um botão BLIS, peguei o meu no ferro-velho, mas incluí esse número da peça. Tenha em mente que, se tudo o que você deseja é a atualização cosmética dos espelhos P3 rebatíveis, você pode obviamente deixar de fora as peças BLIS, ou se você só quer BLIS, pode ignorar as outras peças. Verifiquei especificamente que os espelhos superiores do facelift S60 cabem nas partes inferiores do P2, mas acho que a maioria caberá na maioria.
A única diferença na fiação entre os espelhos P2 e P3 que acabei comprando foi a pinagem da linha do motor de rebatimento, para o P2 a linha azul de rebatimento se conecta ao pino 7 junto com um fio do motor do espelho para ambos os lados, no P3 lado direito/passageiro ele se conecta ao pino 15 com uma linha do motor do espelho e a linha cinza do motor de rebatimento é a mesma do p2 no pino 14. No lado esquerdo/motorista do P3, a linha azul de rebatimento vai para o pino 14 sozinha, e a linha cinza de rebatimento se conecta ao pino 15 - por algum motivo, eles estão invertidos.
LISTA DE PEÇAS
Peças rebatíveis/comuns:
Peças BLIS:
SOFTWARE:
Desmontei o espelho doador e o meu original, usando o método que fiz neste vídeo -
Peças do espelho explodido:
Reassemblei usando o método que fiz neste vídeo, usando minhas partes inferiores P2 e as partes superiores P3 -
e usei todas essas caixas azuis...
Eu executei o sistema puxando e inserindo o fusível 7 segundos após a ignição por um tempo, mas isso ficou irritante. Veja como construí um circuito de atraso sem cortar nenhum fio de fábrica! (VOCÊ PODE simplesmente usar o temporizador vinculado acima e conectá-lo ao fio BLIS verde/branco de fábrica, mas isso não pode ser removido facilmente. Um dos meus objetivos era a capacidade de retornar rapidamente o carro à fábrica por qualquer motivo.)
Comecei criando o circuito de atraso - aqui está o diagrama:
Fotos do produto final:
...e com o conector de aterramento adicionado
Isso inclui um fusível de lâmina mini de 5a conectado em linha antes do temporizador, no fio (quente) (parte superior da posição 30) que vai para o fio vermelho no temporizador (você precisa ter programado o temporizador primeiro com uma fonte de alimentação como uma bateria de 9v - como fazer está no site deles), então o fio amarelo do temporizador vai para o lado da carga (parte inferior da posição 30 do CEM, pintei este fio de preto na extremidade para diferenciar a polaridade). Enrolei tudo com fita Tesa e enfiei-o acima do painel de pontapé do motorista. Ambas as extremidades da linha e da carga do CEM vão para o adaptador de torneira do fusível de lâmina mini que comprei. O fio preto do temporizador vai para o terra, fiz o mesmo que @jcdillin e usei o bloco de terra de fábrica sob a peça de plástico na soleira da porta, perto da trava do capô. Os fios branco, azul e verde eu encolhi individualmente com calor e depois coloquei uma peça maior de encolhimento por calor sobre eles para isolá-los e evitar qualquer contato elétrico.
Usei um pouco de fio preto extra de um aterramento do espelho e um conector de pá em forma de U para prender sob o parafuso de aterramento de fábrica. Você pode vê-lo posicionado pelo parafuso superior aqui...
...e, finalmente, sob o parafuso inferior aqui, que roteou melhor no meu carro.
A parte inferior direita (posição 30) do CEM é onde isso se conecta - a linha (quente) está na parte superior, a carga (para as câmeras BLIS) está na parte inferior. Torci os dedos da pá do conector da mini lâmina ligeiramente para que coubesse mais confortavelmente na ranhura do CEM, não gostaria que a vibração o soltasse com o tempo. Presumivelmente, a ranhura do seu CEM será mais apertada, pois você não inseriu e removeu um fusível 40 vezes. Não sei se isso mudaria para carros RHD, possivelmente invertido? Deixe-me saber!
Depois que terminei, fiz alguns espelhos P3 pré-facelift a partir das bases p3 antigas e das partes superiores p2!
Deixe-me saber se você os quer, ou um conjunto de espelhos personalizados feitos apenas para você. Eu me contentaria com o custo das peças e dinheiro para cerveja, ou apenas me envie as peças + dinheiro para cerveja.
NOTAS:
ATUALIZAÇÃO! BLIS funcionando! O circuito de atraso de 7 segundos funciona muito bem. Veja acima para detalhes.
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Fotos obrigatórias antes de começar - eu tinha espelhos P2 rebatíveis com capas prateadas acetinadas.

Depois, com capas Anthracite KPAX e indicadores de direção sequenciais/dinâmicos fumados com câmeras BLIS.


Comparação do tamanho do espelho do passageiro - P3 é um pouco maior! Levei um minuto para me acostumar, mas adoro a área maior em comparação com o P2. A moldura de plástico também cai mais acentuadamente na borda externa, o que seria ótimo se você tivesse vidro de grande angular estilo ECE.

Vista interna - elegante!
A primeira etapa foi a pesquisa - comprei um par de espelhos P2 XC90 para testar a pinagem do BLIS.

Fiz o seguinte diagrama para a pinagem do espelho rebatível/BLIS P2:

Também descobri que os motores de montagem P2 e P3 eram os mesmos com a ajuda de @jcdillin depois de desmontar este espelho P2 XC90.

Em seguida, comprei dois espelhos rebatíveis P3 facelift, além de já ter meus espelhos rebatíveis P2. Comprei as capas BLIS inferiores P2 e as capas internas da coluna A BLIS P2. Uma lista de peças está abaixo, caso você queira fazer isso. Você também precisaria de um botão BLIS, peguei o meu no ferro-velho, mas incluí esse número da peça. Tenha em mente que, se tudo o que você deseja é a atualização cosmética dos espelhos P3 rebatíveis, você pode obviamente deixar de fora as peças BLIS, ou se você só quer BLIS, pode ignorar as outras peças. Verifiquei especificamente que os espelhos superiores do facelift S60 cabem nas partes inferiores do P2, mas acho que a maioria caberá na maioria.
A única diferença na fiação entre os espelhos P2 e P3 que acabei comprando foi a pinagem da linha do motor de rebatimento, para o P2 a linha azul de rebatimento se conecta ao pino 7 junto com um fio do motor do espelho para ambos os lados, no P3 lado direito/passageiro ele se conecta ao pino 15 com uma linha do motor do espelho e a linha cinza do motor de rebatimento é a mesma do p2 no pino 14. No lado esquerdo/motorista do P3, a linha azul de rebatimento vai para o pino 14 sozinha, e a linha cinza de rebatimento se conecta ao pino 15 - por algum motivo, eles estão invertidos.
LISTA DE PEÇAS
- Pesquise os números das peças usando meu script de pesquisa aqui para economizar alguns trocados - desculpe usuários de Mac, apenas Windows por enquanto.
- Se isso te ajudar, sinta-se à vontade para me pagar uma cerveja!
- Esta lista é abrangente apenas para variantes de perua/sedã P2. Para XC90, aqui está o diagrama de peças para espelhos BLIS rebatíveis. Posso atualizar se houver interesse suficiente.
Peças rebatíveis/comuns:
- Espelhos rebatíveis P3 - par, no estilo/cor de sua escolha. (Facelift ou não, com BLIS ou sem)
- Vedantes de montagem do espelho P2 sedan/perua se os seus estiverem em mau estado (provavelmente) - 30745084, 30745085
- Kit de espelho rebatível/elétrico P2 (estilo 2007 com indicadores de direção) - 31217622 (parece que este não está mais disponível - esta lista de peças supostamente tem vários kits disponíveis, não tenho certeza se são kits completos ou se incluem indicadores. Contanto que incluam bases rebatíveis, você poderá fazê-lo funcionar.) - você precisará disso se você já não tiver espelhos rebatíveis no seu P2 S/V/XC. Ele vem com um painel de 7 botões cinza carvão, interruptor de rebatimento do espelho e os motores/molduras/fiação do espelho rebatível. Estilos anteriores existem sem indicadores de direção, mas têm preços semelhantes. Se você comprar o tipo 2007, poderá fazer outro conjunto de espelhos a partir de seus topos existentes e partes inferiores P3 para vender depois, como eu fiz!
- Isso só é necessário se você usar o chicote P3 como eu fiz - poupe-se algum esforço/soldagem e mantenha seu chicote P2 existente e apenas troque o recurso que você deseja nele, como o chicote BLIS e/ou o conector do indicador de direção do facelift P3. Se você trocar todo o chicote P3, precisará de um sensor de temperatura de qualquer espelho P2/P3 para adicionar ao espelho P3 do lado do passageiro/direito, pois o P3 usa apenas o sensor de temperatura do lado do motorista/esquerdo para o carro e DIM, o P2 usa um em cada espelho, motorista para o carro e passageiro para DIM. Sugiro puxar de um espelho do ferro-velho, pois você precisará de toda a linha com pinos e tudo. Sensor de temperatura + conector se você tiver pinos/fiação extras e só precisar do sensor de temperatura/conector: 30674546, 30682293
Peças BLIS:
- Capas BLIS inferiores P2 - 30745086, 30745087
- Coberturas da coluna A BLIS P2 - 30649921, 30649922 você pode pular estas e apenas usar um LED normal se quiser, ou pegar as coberturas P3 e mover o LED/conector para suas coberturas P2 depois de fazer um furo, mas isso terá uma aparência muito menos agradável em comparação com as peças OEM.
- Botão BLIS - 30710076 (Pode encontrar com bastante facilidade num ferro-velho num XC90)
- Câmeras/chicotes de fiação BLIS - Sugiro espelhos P3 do ferro-velho ou eBay com BLIS para obter estas peças, S80/S60/V70/XC70 devem funcionar. O P1 também tem hardware BLIS semelhante (S40/V50/C30) e esses espelhos costumam ser baratos, mas não testei a compatibilidade em motores de rebatimento ou câmeras BLIS. Presumivelmente, eles são compatíveis, por que a Volvo faria mais coisas do que o necessário? NÃO tente obter peças BLIS XC90 (a menos que você tenha um XC90), elas são ajustadas para um carro maior/mais alto e não ativam de forma confiável por teste de @jcdillin em seu carro.
- Se os espelhos que você pegar não tiverem os anéis reflexivos BLIS (ou estiverem em mau estado), estes são 30716060 para ambos os lados.
- Se os aquecedores estiverem em mau estado ou no estilo de abertura circular antigo, 31385994, 31385995
- Necessário: um temporizador de atraso programável como este.
- Opcional: uma torneira de fusível de lâmina mini como esta (esta é a única que consegui encontrar).
- Opcional: um suporte de fusível de lâmina mini em linha como este.
SOFTWARE:
- Esta parte requer uma edição CEM para ativar BLIS/rebatimento elétrico/luzes de poça. O software de espelho rebatível pode ser feito por um revendedor, não tenho certeza sobre as luzes de poça, mas acho que não (alguns carros de 2007 vieram sem luzes de poça habilitadas no CEM, e a maioria veio sem luzes de poça instaladas), e BLIS definitivamente não.
- Pode ser feito com algo como VDASH se você tiver o seu pino CEM.
Desmontei o espelho doador e o meu original, usando o método que fiz neste vídeo -
Peças do espelho explodido:

Reassemblei usando o método que fiz neste vídeo, usando minhas partes inferiores P2 e as partes superiores P3 -
e usei todas essas caixas azuis...

Eu executei o sistema puxando e inserindo o fusível 7 segundos após a ignição por um tempo, mas isso ficou irritante. Veja como construí um circuito de atraso sem cortar nenhum fio de fábrica! (VOCÊ PODE simplesmente usar o temporizador vinculado acima e conectá-lo ao fio BLIS verde/branco de fábrica, mas isso não pode ser removido facilmente. Um dos meus objetivos era a capacidade de retornar rapidamente o carro à fábrica por qualquer motivo.)
Comecei criando o circuito de atraso - aqui está o diagrama:
Fotos do produto final:
...e com o conector de aterramento adicionado
Isso inclui um fusível de lâmina mini de 5a conectado em linha antes do temporizador, no fio (quente) (parte superior da posição 30) que vai para o fio vermelho no temporizador (você precisa ter programado o temporizador primeiro com uma fonte de alimentação como uma bateria de 9v - como fazer está no site deles), então o fio amarelo do temporizador vai para o lado da carga (parte inferior da posição 30 do CEM, pintei este fio de preto na extremidade para diferenciar a polaridade). Enrolei tudo com fita Tesa e enfiei-o acima do painel de pontapé do motorista. Ambas as extremidades da linha e da carga do CEM vão para o adaptador de torneira do fusível de lâmina mini que comprei. O fio preto do temporizador vai para o terra, fiz o mesmo que @jcdillin e usei o bloco de terra de fábrica sob a peça de plástico na soleira da porta, perto da trava do capô. Os fios branco, azul e verde eu encolhi individualmente com calor e depois coloquei uma peça maior de encolhimento por calor sobre eles para isolá-los e evitar qualquer contato elétrico.
Usei um pouco de fio preto extra de um aterramento do espelho e um conector de pá em forma de U para prender sob o parafuso de aterramento de fábrica. Você pode vê-lo posicionado pelo parafuso superior aqui...
...e, finalmente, sob o parafuso inferior aqui, que roteou melhor no meu carro.
A parte inferior direita (posição 30) do CEM é onde isso se conecta - a linha (quente) está na parte superior, a carga (para as câmeras BLIS) está na parte inferior. Torci os dedos da pá do conector da mini lâmina ligeiramente para que coubesse mais confortavelmente na ranhura do CEM, não gostaria que a vibração o soltasse com o tempo. Presumivelmente, a ranhura do seu CEM será mais apertada, pois você não inseriu e removeu um fusível 40 vezes. Não sei se isso mudaria para carros RHD, possivelmente invertido? Deixe-me saber!
Depois que terminei, fiz alguns espelhos P3 pré-facelift a partir das bases p3 antigas e das partes superiores p2!
Deixe-me saber se você os quer, ou um conjunto de espelhos personalizados feitos apenas para você. Eu me contentaria com o custo das peças e dinheiro para cerveja, ou apenas me envie as peças + dinheiro para cerveja.

NOTAS:
- As instruções de adaptação do BLIS se aplicam a TODOS os P2s '05 e acima (presumivelmente P3s também antes do facelift do BLIS da geração 2 do radar, esse sistema também pode ser adaptado ao P3, mas é um procedimento totalmente diferente. Não tenho certeza se o P1 tem uma opção no CEM para carros que não foram enviados com BLIS, mas é plausível.)
- Você PODE ter que fazer trabalho de fiação adicional em '05 e '06, pois o fio verde/branco da posição do fusível 30 no CEM possivelmente não é executado para o pino 5 nos chicotes da porta, enquanto em carros '07+ está presente. Os fios nos chicotes da porta podem ou não ser pré-cabeados no seu carro. O '06 V70R de @jcdillin foi pré-cabeado, mas não espere isso com certeza.
- Só validei a montagem para espelhos REBATÍVEIS ELÉTRICOS, não faço nenhuma alegação de compatibilidade para espelhos não rebatíveis eletricamente.
- Para adaptar o BLIS, você precisará adicionar o chicote BLIS dos seus espelhos doadores ao seu chicote existente, ou fazer o que eu fiz e trocar todo o chicote (não faça, deu muito trabalho). Adicionar o chicote BLIS é mais fácil, basta cortar o chicote doador das linhas de aterramento e reconectá-lo às suas linhas de aterramento existentes.
- Se você estiver adaptando espelhos P3 facelift, o conector do indicador de direção é diferente. Poderia trocar todo o chicote como eu fiz (muito mais difícil - não faça isso), ou apenas cortar o conector e soldar no seu chicote existente para um trabalho mais fácil.
- * BLIS precisa de um atraso de tempo de ~7 segundos (por teste de @jcdillin confirmado em meus testes) usando pelo menos módulos de câmera p3, os módulos p2 originais estão disponíveis, mas por mais de US$ 300/lado... a carteira não quer isso. Antes da ignição, o fusível de 5a pode ser removido manualmente da posição 30 do CEM (acima da tampa do espaço para os pés do motorista) e inserido 7 segundos após a ignição, mas isso fica irritante rapidamente. Melhor método: você pode construir um circuito de atraso de 7 segundos no fio verde/branco, ou usar um conector de fusível e um fusível de 5a em linha (o que eu fiz) peças e instruções acima. ATUALIZAÇÃO: @hnilsson001 confirmou que as câmeras originais do vagão/sedã p2 não precisam de um circuito de atraso! Se ao menos fossem abundantes nos EUA.
- @jcdillin sugeriu colocar um toque de óleo nos parafusos de montagem da câmera BLIS, eles se auto-roscam perfeitamente depois disso nos bosses na estrutura do espelho.

- Desconectar conectores é fácil, basta levantar os retentores de plástico e usar um clipe de papel desdobrado para soltar os pinos. Colei meus pinos para acompanhar facilmente a ordem. Você provavelmente não precisa fazer tanto disso quanto eu fiz, provavelmente apenas o conector do chicote BLIS para passá-lo pelos ilhós.


- Gosto de usar conectores de solda/termoretráteis como estes para as duas edições que tive que fazer no chicote, eles funcionam incrivelmente. À prova d'água, flexível e uma ótima conexão.


- Esta etapa só é necessária se você trocar todo o chicote P3 - basta reutilizar o seu P2 e adicionar os recursos desejados. Se você for burro como eu e fizer todo o chicote P3, leia o resto desta nota. Adicionei um sensor de temperatura ao espelho P3 do passageiro para obter a temperatura no DIM - ele tem um local de fábrica para o sensor de temperatura no espelho, mas não se projeta abaixo do espelho, então em dias muito quentes ele lerá um pouco mais alto do que o normal, mas quando o ar começar a fluir, retornará à temperatura correta. A localização do sensor de temperatura original também faz isso. Isso vai nos mesmos pinos do conector em P3 e P2. Tenho certeza de que os sensores de temperatura são do mesmo tipo para ambos, então não importa de qual geração você puxa o sensor sobressalente. No entanto, o P3 usa fios mais finos, então isso é bom para roteamento.

ATUALIZAÇÃO! BLIS funcionando! O circuito de atraso de 7 segundos funciona muito bem. Veja acima para detalhes.

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