SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Projeto 122 de 1967 de MikeJr

26K views 40 replies 12 participants last post by  nogirlsatgt  
#1 · (Edited)
Aqui está o meu 67 122. Tenho este carro desde 04. Copiei e colei a maior parte disto do meu tópico de construção no turbobricks, por isso, desculpe se parecer um pouco estranho em alguns lugares. Aqui está um link para todas as fotos do projeto http://www.pbase.com/mikejr/67_122_project

Image

Image

Image

Eu sempre amei os 122s. Eles são meu modelo Volvo favorito. Eu queria um há muito tempo. Eu tive alguns deles, mas eles eram carros de peças. Eu nunca tive um que você pudesse realmente dirigir. Eu pensei em comprar um que já estivesse restaurado, mas tentei isso com um 62 P1800. Parecia ótimo, mas era um limão.

Image

Ele tinha sido mal restaurado. Então eu queria um 122 que eu pudesse restaurar sozinho. Então eu sabia exatamente o que foi feito no carro de baixo para cima, e eu poderia fazê-lo da maneira que eu queria.

Encontrei o carro no eBay em Boca Raton FL. O envio me custou cerca de US$ 500,00. A carroceria como um todo está em boa forma. Ele precisa de painéis de assoalho e alguns outros painéis de remendo, mas isso é um reparo fácil. Uma coisa legal sobre o carro é que ele não era um carro em funcionamento há cerca de 6 anos. Quando o peguei, coloquei uma bateria nova e um pouco de gasolina, e depois de cerca de 3 minutos tentando dar a partida, ele ligou imediatamente. A marcha lenta foi ótima e ele continuou funcionando. Eu fiquei surpreso.

Estarei documentando a restauração e pedirei algumas sugestões sobre certos aspectos do projeto. Fique ligado. Há mais por vir.
http://www.pbase.com/mikejr/67_122_project&page=1

MikeJr.

#2 ·
Eu retirei o motor e cortei as antigas bandejas do assoalho. Este é o b18 original que saiu do carro.

Image

Image

Image

Tudo pintado e pronto para ir, certo? Errado! Eu coloquei minhas mãos em um carro de rally 122. Ele tinha um b18 com furo maior com uma cabeça de injeção de combustível, coletor stahl, came de desempenho de rua, weber. Também tinha uma suspensão ipd completa com bilsteins HD. Aqui está o motor

Image

Aqui estão algumas fotos da bandeja do assoalho. Eles estavam enferrujados de dentro para fora devido à má vedação. A água estava parada nas bandejas por sabe-se lá quanto tempo.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Cortando o câncer.

Image

Image

Image

Image

Eu comprei as novas bandejas do assoalho de http://www.scandcar.com/

#8 ·
Trabalhei um pouco na carroceria hoje. Fabriquei o remendo do painel interno do rocker do lado direito. Tive que reutilizar o suporte do macaco do painel antigo, mas não estava em tão má forma.
Image

Image

Image

Também usei POR-15 nas longarinas do lado direito antes de soldar os novos painéis. Fiz isso no lado esquerdo também, mas esqueci de tirar fotos.
Image

Image

e em algumas peças fabricadas
Image

Também instalei meu túnel de transmissão de câmbio curto...
Image

para que eu possa instalar isso
Image

mas primeiro eu tenho que fazer isso
Image

E o que é isso?
Image

Image

Image

e por último, mas não menos importante, tracei e furei peças para os suportes de montagem do motor
Image

#9 · (Edited)
Fiz um pouco de trabalho no 8.8. Encurtei o lado longo para corresponder ao comprimento do lado curto.
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Consegui o ângulo certo porque os eixos correspondem perfeitamente
Image

Teste de encaixe não tão bom. Os braços de controle originais empurram a extremidade traseira muito para trás. Isso se deve aos tubos do eixo no 8.8 terem o dobro do diâmetro da extremidade traseira original. Além disso, mesmo com as molas de rebaixamento, o carro fica mais alto do que a altura de rodagem original pela mesma razão. Terei que fazer algo diferente.
Image

Image

Também testei uma roda Ford Police Intercepter 17x7,5 com um dunlop 215/45R17.

Image

#10 · (Edited)
Decidi por barras ajustáveis e coilovers tipo hotrod para a traseira. Dessa forma, posso colocar a traseira onde eu quiser.
Image

Image

Image

Fotos da instalação 8.8. Os braços ajustáveis vão funcionar perfeitamente. Há tanta capacidade de ajuste agora. Fiz os braços com rosca esquerda em uma extremidade e rosca direita na outra, dessa forma, tudo o que você precisa fazer é girar o braço para dentro ou para fora para torná-lo mais longo ou mais curto. Não julgue as soldas :p É apenas fixado enquanto eu ajusto tudo.
Image

Image

Image

Aquela coisa brilhante saindo daquele suporte é onde pretendo montar o coilover
Image

Image

Onde e como pretendo montar a barra Panhard
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

#14 ·
Na verdade, enferrujou de dentro para fora devido a borrachas de vedação com vazamento. A parte inferior das bandejas do assoalho não tinha ferrugem. Ele terá uma relação de 4:10 com um diferencial de deslizamento limitado no 8.8. Espero gerar potência suficiente com o motor para dar conta dos pneus largos rapidamente. Também pretendo pintá-lo com uma cor mais sólida, como preto, vermelho ou branco.

#16 ·
Mike, eu sei que esses pneus parecem "quentes" e consistentes com a última moda automotiva. Mas esses carros se comportam muito bem com pneus de tamanho original ou ligeiramente maiores. Meu carro ipd tem rodas de perua de 4,5" e pneus 165, e ainda faz curvas muito bem. Tenho certeza de que faria um pouco melhor com mais borracha. Mas acho que você definitivamente estará na faixa de "retornos decrescentes" com esses pneus enormes.

O benefício real da característica de perfil super baixo não é tanto para o manuseio. A força nas curvas não é muito sensível à altura da seção. Os pneus de perfil mais baixo apenas reduzem o ângulo de derrapagem necessário para a mesma força nas curvas, mas também tornam a perda de aderência mais repentina. Esses pneus foram desenvolvidos para caber em rodas enormes (necessárias para rotores de freio enormes) e ainda em caixas de rodas baixas e apertadas de carros aerodinâmicos modernos. Você pode ter muitas desvantagens para pneus tão grandes, que podem ser dificuldades de direção, desgaste acelerado da junta esférica, etc. Na verdade, a configuração ipd precisa de um volante pequeno para correções rápidas de direção ao dirigir em alta velocidade, e isso pode ser difícil com pneus tão grandes. Finalmente, o torque real que você transmitirá aos pneus é limitado pela traseira 4.10. Mesmo carros com 4,56 ou 4,88 ficam felizes com pneus muito menores.

Talvez você devesse começar com pneus menores primeiro e, se não gostar, experimentar maiores. Acho que o tamanho ideal dos pneus para um ipd Amazon é de cerca de 185-65 a 195-65 (certamente não maior que 205) em uma roda 15x6 ou 15x5,5. Meu Amazon original parece satisfeito com os 185-65 nas rodas originais de 4". Ainda faz curvas bem, mas não tem a resposta e os altos g's laterais que meu ipd tem (apesar de pneus menores).

Um dia, farei o upgrade do meu ipd Amazon para tamanhos de pneus maiores. Por enquanto, os 165 ainda são muito divertidos.

#17 ·
Aqui está como eu fiz o copo dos braços de controle inferiores dianteiros.
Image

Image

Esta não é minha foto. Esqueci de tirar uma durante o processo, mas foi assim que fiz a minha e de onde tirei a ideia
Image

Aqui está a minha depois que eu a soldei. Eu a estendi para baixo 2"
Image

Image

Image

Image

Image

Image

E aqui está como eu fiz a barra Panhard.
Image

Image

Image

Image

Image

Image

A suspensão dianteira está desmontada. Hora da pintura a pó.
Image

#18 ·
Está com bom aspeto, cara, pensei em curvar os braços em A assim, e depois usar uma almofada de ajuste de coilover para afinar a altura de condução, mas o homem preguiçoso em mim apenas usa molas de rebaixamento, ou molas cortadas quando me sinto barato. Acabei de receber tudo pintado a pó e eles fizeram um bom trabalho a mascarar todos os orifícios roscados, mas não mascararam o meu orifício cónico na ligação da direção, por isso tenho de o limpar. Talvez queira mencionar isso quando os deixar.

#19 · (Edited)
Está com bom aspeto, cara, pensei em curvar os braços em A assim, e depois usar uma almofada de ajuste de coilover para afinar a altura de condução, mas o homem preguiçoso em mim apenas usa molas de rebaixamento, ou molas cortadas quando me sinto barato. Acabei de mandar pintar tudo com tinta em pó e eles fizeram um bom trabalho mascarando todos os orifícios roscados, mas não mascararam o meu orifício cónico na ligação da direção, por isso tenho de o limpar. Talvez queira mencionar isso quando os deixar.
Legal! Obrigado pela dica da pintura em pó. Estava a pensar em fazer um tipo coilover para a frente, mas também sou barato e vou ver como esta configuração funciona primeiro. Estou a usar molas de rebaixamento TME na frente com a taça de 2", por isso deve ficar bem baixo.Gosto da sua construção, a propósito. Estou a segui-la de perto.

#20 ·
Coisa legal, cara. Estou fazendo algo semelhante com meu 1800S, estreitando um eixo traseiro 8.8. Eu estreitei o meu pressionando o tubo para fora, cortando-o e soldando-o novamente. Sou mais do tipo "faça você mesmo" do que "use um kit de encurtamento de eixo de $500" e pensei que isso ajudaria a manter as coisas alinhadas melhor. Se alguém mais quiser seguir por esse caminho, lembre-se que você precisará de uma prensa muito alta e muito pesada para colocar o tubo de volta, algo como 100 toneladas.

Que tipo de unidades coilover você está usando?

#26 ·
Decidi fazer algum trabalho nas fixações do motor e da transmissão para o b230 e T5. Instalei os antigos b18 e m40 com novas fixações do motor/transmissão para determinar onde o motor estava no carro, de fábrica.

Os b18/m40 ficam com uma inclinação de cerca de 4 graus para trás, ou "para baixo" na traseira.
Image

Image

Image

Image

Eu queria fazer algum tipo de gabarito para o b18 para determinar onde ele fica no compartimento do motor. Achei que uma das principais coisas que o b18 e o b230 compartilham é o padrão de parafusos do cárter de óleo, e seus cárteres de óleo são intercambiáveis, então decidi construir a partir dos dois furos dianteiros dos parafusos no cárter de óleo b18. Aqui está o que eu inventei.

Image

Image

Image

Parece que este suporte do gabarito está apoiando o motor, mas ele está lá apenas para me dar um ponto de referência para os parafusos do cárter de óleo, o que me dará o ponto central e a altura do b18 em relação à travessa.

Image

Image

Image

Também decidi cortar as chapas do assoalho que acabei de instalar. Cortei o túnel para abrir espaço para o 8.8 e o eixo de transmissão do Mustang.

Image

Image

Image

Image

Image

Pretendo instalar algum tipo de laço ou laços de eixo de transmissão.
Peguei um eixo de transmissão Mustang 2004 e meio que o configurei lá para obter algumas medições muito aproximadas. Não consegui instalá-lo ainda porque o garfo deslizante no eixo de transmissão 04 não corresponde ao eixo traseiro do T5 93, e o flange do pinhão traseiro do Explorer 00 não se encaixa no flange do Mustang 04. Um pequeno erro da minha parte, mas eu só precisava de algo para pelo menos me dar uma ideia do que eu estava trabalhando.
Image

Image

Image

Image

Image

A ótima notícia é que o comprimento do eixo de transmissão original do Mustang 04 parece que funcionará sem modificação, o que significa que posso usar algum tipo de eixo de transmissão de alumínio pronto para uso.
Vou levar o eixo de transmissão à oficina de eixos de transmissão personalizados e conversar com eles sobre como eles acham que devo configurar tudo.