Para o ajudar a responder, explicaria como eu pensaria (outros teriam obviamente respostas diferentes, por isso não há uma resposta absolutamente correta). Para mim, isso resumir-se-ia aos seguintes pontos:
a) O que diz o autocolante do pneu na porta sobre o equipamento de fábrica?
b) Quão más são as estradas onde vivo?
c) Quão importante é para mim a condução?
d) Quão incomodado fico com o erro do velocímetro e do odómetro?
Não sei qual é a) para o seu carro - ouvi dizer que eles mudaram isso como você disse, mas não sei se eles recalibraram a instrumentação. Para mim, b) é "muito bom, nada mau", c) é "mais do que a média" e d) é "incomoda-me". Então, para mim, eu iria com 50 de perfil 16s, ou mesmo 45 de perfil 17s se eu pudesse encontrar algumas rodas baratas. O erro do velocímetro 205/50 vs 55 é de 3,3%, o que não é enorme, mas o suficiente para eu notar continuamente. Está no limite da sabedoria convencional da desvio aceitável e não está a "forçar" isso.
Quando eu vivia no norte de Vermont (invernos rigorosos, muitos solavancos e problemas nas estradas às vezes), eu usava um perfil de 50, mas não inferior (carro diferente, não um destes). Achei que era um bom compromisso de qualidade de condução/manuseamento/segurança que me deixou feliz. Nunca entortei uma jante em muita condução agressiva, mas não sei se estas jantes Volvo devem ser particularmente macias e mais suscetíveis a entortar.