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Isso é um whaaaaat duplo!

O manual de serviço da Volvo lista pistões de liga para todos os motores B20. Os pistões de ferro fundido não são listados como uma opção. O ferro fundido exigiria uma folga diferente entre o pistão e o cilindro devido aos diferentes coeficientes de expansão entre o ferro e o alumínio. Além disso, o ferro fundido é muito mais pesado que o alumínio, então você teria que reduzir a rotação máxima do motor ou instalar bielas, rolamentos e outras coisas mais fortes. Acho que é mais provável que a Mahle estivesse se referindo aos anéis do pistão, que podem ser feitos de algo chamado ferro fundido nodular. No entanto, como sugere tmtalpey, é fácil verificar com um ímã.

Se, por alguma estranha circunstância, os pistões fossem de ferro fundido, não é óbvio para mim que isso alteraria alguma das sugestões sobre o que fazer.

Em sua última postagem, você adicionou a nova informação de que estava fazendo cerca de 10 minutos de operação em plena aceleração antes que este evento ocorresse. Há alguma chance de que o ruído que você ouviu tenha sido uma detonação severa e os pedaços residuais de metal que você encontrou no pistão fossem pedaços do eletrodo da vela de ignição? Se a vela de ignição estiver intacta e você souber que falta uma porca em algum lugar do carburador/admissão, você pode manter sua presunção original de que o problema foi causado por um pedaço solto de metal. Se você teve uma detonação realmente desagradável, o próprio pistão pode se beneficiar de uma inspeção mais detalhada.

E, finalmente, você, é claro, substituirá a vela de ignição no cilindro afetado, independentemente de ser uma porca solta ou detonação?

P.s. se os anéis do pistão/válvulas sofreram alguns danos menores que não podem ser encontrados no teste, existe a possibilidade de uma falha catastrófica após um certo período de tempo? Devo fazer uma longa viagem no final do mês e, embora a Volvo seja mais divertida, eu ficaria feliz em optar por uma escolha mais segura se a opção for destruir o motor em um país estrangeiro a milhares de quilômetros de casa
Impossível dizer. Improvável que haja uma falha catastrófica, a menos que uma válvula tenha sido danificada. Se uma válvula foi dobrada, haverá desgaste acelerado na guia e no assento, o que pode levar a um problema rapidamente, ou não tão rapidamente. Se o assento da válvula ou a área de vedação na parte traseira da válvula foram danificados, o vazamento pode levar a problemas com bastante rapidez. Observe que, no caso de uma válvula torta, a válvula pode estar vedando bem o suficiente agora para testar OK com um teste de compressão ou teste de vazamento. O problema pode só se materializar com operação prolongada. É por isso que a inspeção visual e o teste de retidão são importantes se você estiver procurando por um alto nível de confiança de que o motor está OK. Tudo isso se baseia na suposição de que os danos não foram causados ​​por uma forte detonação.
 
Discussion starter · #62 ·
A vela de ignição está boa, mas após uma inspeção mais minuciosa, descobri que, embora o pistão esteja bom, o(s) anel(s) obviamente não estão, pois o pistão está inclinado no cilindro e um pouco de óleo sobe para o cilindro ao girar o motor.

As válvulas pelo menos parecem boas e parecem não ter vazamentos, virei a cabeça para baixo e coloquei uma gota de gasolina na câmara e em uma hora nenhum vazamento visível ocorreu.

Pode ter sido uma barreira de linguagem com o cara da Mahle, mas realmente não importa agora que eu pedi um novo pistão e anéis
 
Quando você puxa o pistão, se os alojamentos dos anéis estiverem fraturados ou houver sinais de arranhões na saia, o motor pode ter sofrido uma detonação ou, pior, pré-ignição (embora improvável - a pré-ignição severa pode resultar em um buraco derretido no centro do pistão). Você definitivamente quer descartar a detonação ou a pré-ignição como causa; porque, se foi um ou outro, você precisa resolver o problema ou correr o risco de repetição.

É bem possível que, se você tivesse um pequeno pedaço de metal quicando na câmara de combustão, ele ficaria quente o suficiente para agir como uma fonte de ignição. A ausência de contato com as paredes do cilindro e a superfície da cabeça significa que um pedaço de aço flutuante ficaria muito mais quente do que as peças circundantes. Em retrospectiva, dadas as circunstâncias certas, ele pode ficar quente o suficiente para derreter (com as circunstâncias certas, você pode derreter o eletrodo de uma vela de ignição). Você já confirmou que está faltando uma porca (ou o que for) de algum lugar na admissão?
 
Discussion starter · #64 ·
Sem fraturas, sem ranhuras, sem furos e sem sinal da porca, exceto pela peça de 1/4" por 1/8" mencionada. Examinei cuidadosamente as portas de admissão e escape com uma lanterna e examinei e apalpei a parte superior da válvula e não encontrei vestígios de porca nem qualquer dano. Pelo escape? Os anéis no pistão foram forçados a ficar presos de um lado, e um novo pistão e anéis devem estar aqui até sexta-feira. A cabeça está com um especialista para determinar qualquer dano às válvulas.

Esqueci-me de marcar para que lado estava a parte inferior do pistão ao puxar, alguma ajuda aqui?
 
Esqueci-me de marcar a direção da parte inferior do pistão ao puxá-lo, alguma ajuda aqui?
Não tenho a certeza do que se refere exatamente. Já se passaram cerca de 4 anos desde que remontei o meu bloco; mas, lembro-me que existe uma marca na parte superior do pistão que penso que deve ser orientada para a frente do motor. Existe também uma marca na parte inferior da biela (ou é a tampa do rolamento principal?) que mostra a orientação dessa peça em relação à frente do bloco. A informação está no manual de serviço (posso dar-lhe um link para uma versão .pdf, se precisar). Ou está a falar de outra coisa?
 
Discussion starter · #66 ·
O rolamento principal e a parte superior do pistão têm marcas de orientação, a parte do pistão que você solta para que o pistão possa ser puxado para cima não tem. Só preciso disso para saber que a parte inferior do rolamento do pistão acaba do lado certo, mas acho que posso verificar isso em outro pistão
 
Rolamento do pistão - você se refere ao rolamento da extremidade grande da biela ou ao pino do pulso (também conhecido como pino do pistão na terra dos britânicos)?
 
Os pistões Mahle originais e muitas substituições fundidas têm marcas de orientação porque os pinos do pulso são deslocados para reduzir o bater do pistão. Se forem instalados ao contrário, isso promove o bater do pistão. A maioria dos pistões forjados são simétricos e podem ser colocados de qualquer maneira.

As marcas de orientação nas bielas são os números estampados nas extremidades grandes e nas tampas das bielas. As marcas ficam do mesmo lado e viradas para longe da came (em direção ao lado do filtro de óleo). Este é um ponto fino relacionado a quais lados das conchas dos rolamentos são carregados no início do curso de força (não me lembro de cabeça se é o lado das conchas com as abas de localização ou o oposto). O motor funcionará bem com as bielas invertidas - o rolamento apenas se desgastará um pouco mais rapidamente.
 
Essa url não mostra nenhuma imagem para mim, apenas uma página cheia de texto e links do imgur.
 
Oh, aquela pequena "chave" impede que o rolamento gire na tampa, e ela vai para o mesmo lado que a da biela. Como Phil mencionou, os números são estampados na lateral da tampa e da biela, e devem corresponder, além de estarem juntos do mesmo lado.
 
Discussion starter · #73 ·
Saúde!

Infelizmente, o meu pistão não chegou ontem, por isso isto tem de esperar pelo menos três semanas. Ainda bem que tenho um Ford Focus '04 de reserva, mas a minha viagem para a Holanda não será a mesma aventura que poderia ter sido.
 
Eu digo que esses lifters são definitivamente candidatos a uma viagem para o lixo. As hastes de impulsão associadas também devem se juntar a eles no lixo.

Estou curioso para saber como esses danos podem ter ocorrido. É quase como se a haste de impulsão tivesse saído do recesso na parte superior do lifter. Você teve folga excessiva da válvula ou alguma flutuação da válvula? Recomendo verificar os furos do lifter correspondentes quanto a danos.

Seria prudente verificar todas as hastes de impulsão quanto à retidão e inspecionar cuidadosamente as outras superfícies do lifter e a superfície da came quanto a danos. Parece que algo diferente de sugar uma porca para dentro do motor aconteceu. Os lifters danificados estão associados ao cilindro com o pistão danificado? Se estiverem, eu inspecionaria cuidadosamente as hastes das válvulas quanto à retidão e verificaria a folga nas guias das válvulas.
 
Discussion starter · #77 ·
Comprei um Weber 38/38 novinho em folha para o Natal! Ele não funciona muito bem, acho que preciso de jatos mais ricos. O vendedor disse isso há alguns meses, quando perguntei sobre o carburador pela primeira vez, pois fiz algum trabalho significativo no motor e o carburador está ajustado para um motor B20A original. Verifiquei todos os possíveis vazamentos de vácuo e a bomba de aceleração, mas ele ainda para de funcionar sob aceleração se eu não tiver o afogador pela metade. Restringir o fluxo de ar funciona bem e está no mesmo nível dos antigos SU duplos que eu tinha antes em todos os outros aspectos, exceto pelo torque abaixo de 2000 rpm, que é simplesmente fenomenal. Posso subir uma colina modesta a 32 km/h na 4ª marcha sem engasgar :eek:
 
Olá Ozzymanhattan

Então, presumo que você substituiu os lifters e o motor está de volta e funcionando?

Estaria interessado em saber qual foi o diagnóstico final dos danos no lifter/haste de empuxo, alguma atualização?

***

Agora que você tirou os SU's, talvez possa dar uma olhada em restaurá-los, em 2 x 1,75" eles podem fornecer mais combustível/ar do que os 2x38mm Weber que você tem agora,

Também os HIF6 SU's laterais com o coletor de admissão Volvo são muito livres. Qualquer trabalho na cabeça de admissão será melhor utilizado com os SU's

Dê uma olhada no gráfico cerca de 1/4 do caminho para baixo, no seguinte link. Eu sei que é específico para SU's, mas apenas compare os 2 x 1,5" com os 2 x 1,75" e veja qual correspondência HP/motor é recomendada

http://www.sw-em.com/su_carbs.htm

Certamente um novo Weber pode ser um pouco mais fácil de afinar e um pouco mais confiável a curto prazo (assim que você resolver o problema do afogador), então uma escolha razoável para uma condução diária, mas se você está procurando um pouco mais ... os SU's darão alguns HP's a mais assim que forem reconstruídos corretamente (eixos do acelerador e vedações). Espero que você tenha um Weber de fabricação espanhola, pois ouvi dizer que eles têm melhores fundições do que algumas fundições "licenciadas" mais baratas, que precisarão ser reconstruídas mais cedo.
 
Este foi o mesmo motor da sua reconstrução de 2015?
 
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