Que tipo de porca?
Se fosse uma rosca de 1/2", isso faria com que o diâmetro total da porca fosse maior que 3/4" e estou com dificuldades para descobrir como ela passou pela válvula de admissão. Se o diâmetro total fosse 1/2", então talvez com a orientação certa eu pudesse vê-la passando pela válvula (acho que a elevação da válvula na minha came D é de apenas 0,44").
O outro mistério é a parte sobre a fina borrifada de porca derretida. Se a porca fosse de aço, eu não esperaria que ela derretesse se você conseguisse desligar o motor muito rapidamente. A porca era de nylon ou algum composto? É possível que a porca derretida na parte superior do pistão sejam na verdade marcas da porca batendo no pistão, em vez de pedaços derretidos da porca? O pistão é de alumínio e mais macio do que qualquer outra coisa no cilindro.
Se a porca fosse um composto, eu acho que as chances são de que os anéis estejam bem e eu reinstalaria a cabeça e faria um teste de compressão para confirmar que tudo está OK.
Se a porca não fosse composta, então, se não houver marcas visíveis na parede do cilindro, isso é bom e seus anéis podem estar OK. Se você inspecionou o cilindro, isso significa que a cabeça está fora. Você disse que as válvulas estão OK. É apenas a face e a borda externa da válvula ou você puxou as válvulas e inspecionou o assento da válvula e a superfície de acoplamento na parte traseira da válvula? Se você apenas olhou para a face da válvula, eu definitivamente puxaria as válvulas e inspecionaria cuidadosamente o assento e a superfície de acoplamento na válvula. Qualquer dano a essas superfícies, particularmente na válvula de escape, levará a uma falha de vedação na válvula. Se a porca estivesse quicando no trato de admissão, estou pensando que pode ter havido uma chance de que ela pudesse ter ficado presa momentaneamente entre a válvula e o assento da válvula, danificando um ou ambos os itens. Também seria bom puxar as válvulas e certificar-se de que elas não estão tortas.
Se passar nas inspeções visuais, reinstale apenas a cabeça (com os coletores desligados, será muito mais fácil ouvir uma válvula com vazamento durante os testes e não há sentido em remontar tudo isso se o motor falhar nos testes). O teste mínimo que eu faria seria um teste de compressão. Um teste de vazamento também seria desejável; mas isso requer acesso a um compressor de ar e mais equipamentos de teste. Se o motor passar nos testes, complete a montagem de todas as outras peças e ligue-o.
Ao limpar / suavizar / o que for a parte superior do pistão, tente eliminar qualquer coisa que seja afiada. Se você estiver usando uma alta taxa de compressão, superfícies afiadas ficam mais quentes e podem agir como pontos de pré-ignição.