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Volvo XC90 & S80 V8 - Como fazer: Substituição da correia serpentina, tensor e polias de marcha lenta

156K views 132 replies 39 participants last post by  Scycotic  
#1 · (Edited)
Volvo XC90 & S80 V8 - Como fazer: Substituição da correia serpentina, tensor e polias intermediárias

Peças:
Poleia intermediária da correia de transmissão Volvo - 31216198 - Quantidade 2
Conjunto tensor automático da correia Volvo - 31216199 - Quantidade 1 (Vem com o suporte do tensor no lugar)
Correia serpentina Volvo - 8653617 - Quantidade 1



Ferramentas:
Ferramenta de correia serpentina (duas peças com acionamento de 3/8" e 1/2")
Torx T30
Soquetes de 8 mm, 10 mm
Soquetes rasos de 12 mm, 14 mm - Acionamento de 3/8"
Soquete raso de 19 mm (12 pt) - Acionamento de 1/2" (6 Pt é preferível, mas 12 Pt facilitou o alinhamento da maneira que eu queria)
Chave de 12 mm, 14 mm
Mangueira e plugue de 5/16" ID
Chave Allen de braço longo de 10 mm e/ou soquete curto Allen de 10 mm (pode ser necessário cortar 1/4" - 1/2" da extremidade) - Usei uma chave da marca Husky Modelo # HLAHKM13PC da Home Depot e não precisei cortá-la
Tubo, chave ajustável grande, alicate de ponta longa, etc. (Algo para alavancar a chave Allen)

View attachment 59839
^^^Obrigado pela foto PAX5

Processo:
Remova a tampa dianteira do motor
Desconecte o reservatório da direção hidráulica do reservatório do líquido de arrefecimento para melhor acesso
Retire o lado do passageiro da tampa traseira do motor
Remova a tampa superior do motor do lado do passageiro removendo dois parafusos T30



Desconecte a linha de líquido de arrefecimento de 5/16" ID do bloco - Conecte o bloco (eu colocaria muitos panos de oficina sob o bico antes de puxar a linha de líquido de arrefecimento.)
Desconecte a cinta de aterramento com 12 mm (ou talvez 10 mm)
Remova o parafuso de 8 mm que prende a linha da direção hidráulica ao bloco
Remova o parafuso de 10 mm que prende a linha do ar condicionado ao chassi (Opcional: ajuda ao remover o parafuso da polia intermediária superior)



Desconecte a linha do ar condicionado da linha da direção hidráulica para melhor acesso
Remova a porca de 10 mm que prende o suporte da linha da direção hidráulica ao tensor



Conecte um soquete raso de 19 mm (ou 3/4") na seção de acionamento de 1/2" da ferramenta da correia serpentina
Coloque o soquete de 19 mm no pino de 19 mm do tensor
Conecte a seção de acionamento de 3/8" da ferramenta da correia serpentina à seção de acionamento de 1/2" da ferramenta da correia serpentina em um arranjo em forma de perna de cachorro (Tenha em mente que você deseja gerar uma força para baixo e talvez ligeiramente para trás no tensor - Minha seção de acionamento de 1/2" estava quase horizontal)

Image


Aplique lenta e constantemente pressão (em direção à frente do XC) na ferramenta da correia serpentina com a mão direita - Não requer muita força muscular. Apenas pressão constante ao longo de 45 a 60 segundos.
À medida que o tensor cede, use sua mão esquerda para alcançar a correia serpentina na polia intermediária superior e puxá-la - Libere a tensão lentamente



Agora, comece a remover as peças para substituição:
Remova a polia intermediária superior e o suporte do guincho do motor (14 mm) - Não perca a arruela da polia
Remova a polia intermediária inferior (12 mm) - Não perca a arruela da polia
Remova o tensor:
Coloque a chave Allen de 10 mm no parafuso do tensor (mantenha o braço acessível para aplicar alavancagem)
Use o dispositivo escolhido para alavancar a chave Allen soltando o parafuso do tensor (NÃO escorregue da chave e cause danos)
Depois que a fixação inicial do parafuso do tensor for solta, comece a tentar remover o parafuso
Consegui deslizar a chave Allen no parafuso do tensor segurando a chave horizontalmente e mexendo-a no parafuso. Então, consegui dar um quarto de volta no parafuso e, em seguida, manobrar a chave para fora e repetir o processo até conseguir remover o parafuso com a mão. Não leva muitas voltas antes de você conseguir removê-lo com a mão. Se você cortou a chave, pode ser mais fácil fazer isso. Consegui fazer isso sem o corte. (O usuário "sebvox" conseguiu usar um pedaço de 1/2" da chave Allen e uma chave de caixa com catraca para esta etapa. Isso pode ser mais fácil!)
Remova o parafuso superior que prende o tensor ao bloco (chave aberta de 12 mm)
Remova a correia serpentina (se a correia estiver incomodando você ao longo do caminho, você pode remover completamente o tensor antes das polias intermediárias.)
Você deve ter agora todas as peças removidas do bloco que você está planejando substituir.

View attachment 59837

Reinstalação:
Comecei verificando se minha correia nova correspondia à minha correia antiga.
Encaminhe a correia nova ao redor das polias dentadas.
Instale o tensor
Instale as polias intermediárias
Finalize e verifique o roteamento da correia, deixando a polia intermediária superior por último
Remova a tensão do tensor (mesmo método acima)
Enquanto segura a tensão, deslize a correia sobre a polia intermediária superior
Libere lentamente o tensor
Verifique o roteamento e o acoplamento da correia

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Depois de TER CERTEZA ABSOLUTA de que a correia está roteada corretamente, remova a tensão do tensor e remova o suporte do tensor instalado na fábrica do tensor com um alicate ou chave de fenda
Substitua e reinstale todas as outras peças, parafusos e conexões na ordem inversa da sequência acima.

Obrigado a estes posts:
https://forums.swedespeed.com/showt...ead.php?203185-V8-Serpentine-Belt-Replacement-Special-tool-needed-for-tensioner
https://forums.swedespeed.com/showt...hread.php?170139-Tutorial-XC90-V8-Replacing-the-alternator&p=1850806&viewfull=1
E em uma nota pessoal, muito obrigado PAX5 pela orientação técnica, suporte e incentivo para continuar apesar do calor ridículo de hoje.
 
#5 · (Edited)
This pic is missing from above:
É por causa da forma como o Google lida com a hospedagem de imagens. Eu re-hospedei a imagem no postimg e incluí-a na postagem acima para que ela permaneça lá "para sempre".
 

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#6 ·
Olá a todos,

Mais um trabalho de correia serpentina bem-sucedido concluído graças ao acima. Não posso dizer o quanto aprecio isso!

Algumas modificações (muito ligeiras) ao acima, se me permitem?

1.) após "Remover a porca de 10 mm que prende o suporte da mangueira da direção hidráulica ao tensor", eu fui em frente e removi o suporte da mangueira da direção hidráulica todo junto. É apenas uma porca adicional, muito fácil de colocar/tirar e adiciona um pouco mais de espaço.
2.) para a remoção da mangueira de líquido de arrefecimento de 5/16", usei as peças abaixo para conectar. As "tampas" verdes são "protetores de parafusos" de 5/16" da Home Depot. Encontrados em uma das gavetas de hardware ao lado dos parafusos de grau 8, etc. Serve como uma luva...um papel toalha foi tudo que eu precisei! O cone preto é um plugue do kit de bomba manual/vácuo mighty-max.
 
#7 ·
Olá a todos,

Mais um trabalho de correia serpentina bem-sucedido concluído graças ao acima. Não posso dizer o quanto aprecio isso!

Algumas modificações (muito ligeiras) ao acima, se me permitem?

1.) após "Remover a porca de 10 mm que prende o suporte da mangueira da direção hidráulica ao tensor", fui em frente e removi o suporte da mangueira da direção hidráulica completamente. É apenas uma porca adicional, muito fácil de colocar/tirar e adiciona um pouco mais de espaço.
2.) para a remoção da mangueira de refrigeração de 5/16", usei as peças abaixo para conectar. As "tampas" verdes são "protetores de parafuso" de 5/16" da Home Depot. Encontrados em uma das gavetas de hardware ao lado dos parafusos de grau 8, etc. Servem como uma luva...uma toalha de papel foi tudo o que eu precisava! O cone preto é um plugue do kit de bomba manual/vácuo mighty-max.
Conselhos são bem-vindos!

Então, para aquele suporte, é a porca que está apenas no lado esquerdo da minha foto?
Image


Quanto ao plugue, definitivamente não faça o que eu fiz. Era lixo e vazava por toda parte. PAX5 recomendou enfiar um parafuso no tubo que eu usei e, em seguida, derreter o tubo no parafuso com uma chama. Isso definitivamente teria sido melhor do que o que eu fiz!
 
#8 ·
Bem, eu ia fazer este trabalho, mas a bomba da direção hidráulica decidiu entregar os pontos.

Então, por mais que eu adorasse fazer esse trabalho, eu simplesmente não tive tempo de dar a atenção adequada a ele, dado que requer um coletor para ser removido, e eu estou com pouco tempo ultimamente.

Então eu levei para a minha oficina hidráulica local de confiança e pedi para eles substituírem a bomba, a correia de transmissão, o tensor, as polias e também para lavar a transmissão enquanto eles estavam nisso.

Ele estará na oficina pelos próximos dias, enquanto eles esperam a peça chegar.

Eu recebi um orçamento de cerca de $1900 (AUD) por tudo, o que considerando que a bomba em si custa 1200 aqui (não instalada) eu acho que é bastante razoável. Eu forneci as peças para a correia de transmissão, etc., pois eu já as tinha.
 
#9 ·
Correto, R Powered, é a porca bem na curva da mangueira da direção hidráulica. No início, pensei que de alguma forma estava mantendo a mangueira da direção hidráulica unida, mas tudo o que esse parafuso faz é prender as duas metades do suporte que prende a mangueira da direção hidráulica à frente do tensor.
 
#10 ·
Correto, R Powered, é a porca bem na curva em U da mangueira da direção hidráulica. No início, pensei que de alguma forma estava mantendo a mangueira da direção hidráulica unida, mas tudo o que esse parafuso faz é prender as duas metades do suporte que prende a mangueira da direção hidráulica à frente do tensor.
Lembra-se de que tamanho era essa porca?
 
#11 ·
80% de certeza que também era 10mm, posso verificar esta semana e responder.
 
#12 · (Edited)
A propósito, a polia tensora na correia pode ser substituída (o mesmo número de peça que as outras duas). Confirmado pelo meu revendedor e pela minha experiência. Pode ser útil se essa polia estiver gasta, mas você não quiser substituir todo o tensor. A porca tem rosca invertida.
 
#14 ·
Notas adicionais para Volvo S80 (2007)

Obrigado pelas fotos e notas! Alguns itens extras para qualquer coitado que esteja fazendo este trabalho em um S80:

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Primeiro, no meu veículo, o parafuso da polia inferior não pôde ser removido, pois o furo feito na lateral do compartimento do motor estava descentralizado e muito pequeno - bom trabalho, Volvo!. A solução foi levantar o motor para obter o alinhamento e usar uma lima manual na flange do parafuso para que ele pudesse deslizar.

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Segundo, o suporte do motor está realmente muito perto da polia da cambota para permitir que o parafuso saia! A solução novamente envolveu levantar o motor após remover os quatro parafusos do suporte do motor.

Nota para os engenheiros de embalagem da Volvo: Não me deixem encontrá-los.
 
#17 · (Edited)
Ótimo guia de instruções. Uma observação: se você vai substituir a correia, por que não cortá-la? Assim, você não precisa se preocupar em quebrar o tensor ou comprar a ferramenta. O novo tensor vem pré-comprimido. Apenas um pensamento.
Você ainda precisa aliviar a tensão do tensor para tirar o suporte da mola, então não acho que isso o livre de comprar a ferramenta. Eu gostei de ter a correia inteira para poder transferir minhas marcas da correia antiga para a correia nova. Você pode cortá-la. Certamente facilitaria a remoção.
Fiz isso no meu 2008 no fim de semana e não é tão fácil quanto parece lendo. Exigiu algumas ferramentas e manobras de suportes e mangueiras para liberar a correia antiga. No geral, levou cerca de 1 hora para concluir e eu tive que substituir todas as 3 polias. Todas tinham folga. Não havia ruído audível delas, no entanto, o parafuso estava gasto e elas rangiam na partida a frio.
Se você fez isso em uma hora, você fez MUITO mais rápido do que eu. LOL
 
#16 ·
Fiz isso no meu 2008 no fim de semana e não é tão fácil quanto pode parecer lendo.

Exigiu algumas ferramentas e manobras de suportes e mangueiras para liberar a correia velha.

No geral, levou cerca de 1 hora para concluir e eu tive que substituir todas as 3 polias. Todas elas tinham folga.

Não havia nenhum ruído audível vindo delas, no entanto, o parafuso estava desgastado e elas rangiam na partida a frio.
 
#20 ·
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Correia Mike de 150k original. Não parecia gasta, mas chiava quando estava frio na inicialização e isso também poderia ter vindo das polias.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
#26 · (Edited)
Fiz o trabalho na noite passada com grande sucesso devido à redação! Substituí o tensor e a polia, ambas as polias tensoras e a correia serpentina. Fiz sozinho e demorei cerca de 4 horas e vários nós dos dedos sangrentos.

Tenho alguns comentários/dicas para adicionar:

O parafuso que prende a cinta de aterramento é de 10 mm.
O segundo parafuso no suporte PS/tensor é de facto de 10 mm.
Depois de usar a chave Allen de 10 mm para soltar o parafuso do tensor, foi impossível soltá-lo à mão. Então cortei um pedaço de 1/2" da chave Allen (extremidade longa) e inseri-o no parafuso, depois prendi uma chave de caixa de catraca de 10 mm na outra extremidade e removi o parafuso do tensor com grande facilidade. Isso foi muito mais fácil do que ter que manobrar a chave Allen para dentro e para fora a cada quarto de volta. Além disso, proporcionou folga suficiente entre a estrutura e o tensor.
Usei a ferramenta da correia serpentina para remover as duas polias tensoras. Como a ferramenta tem uma unidade fixa e não tem catraca, descobri que um soquete de 12 pontas funcionava melhor.
Também substituí um soquete de 3/4" em vez do soquete de 19 mm no tensor. Mesmo tamanho.
Para colocar a nova correia serpentina, levantei o lado do passageiro, removi a roda dianteira e removi as porcas de plástico de 10 mm que prendem as tampas do poço, tornando todas as polias inferiores acessíveis.
Lembre-se que, ao recolocar as arruelas nas polias, o lado côncavo fica voltado para longe dos rolamentos, caso contrário, a polia não girará livremente.

Obrigado R-Powered.
 
#27 ·
Fiz o trabalho na noite passada com grande sucesso devido à escrita! Substituí o tensor e a polia, ambas as polias tensoras e a correia serpentina. Fiz sozinho e demorei cerca de 4 horas e várias juntas sangrentas.

Tenho alguns comentários/dicas para adicionar:

O parafuso que prende a correia de aterramento é de 10 mm.
O segundo parafuso no suporte PS/tensor é de facto de 10 mm.
Depois de usar a chave Allen de 10 mm para soltar o parafuso do tensor, foi impossível soltá-lo à mão. Então, cortei um comprimento de 1/2" da chave Allen (extremidade longa) e inseri-o no parafuso, depois prendi uma chave de caixa com catraca de 10 mm na outra extremidade e removi o parafuso do tensor com grande facilidade. Isso foi muito mais fácil do que ter que manobrar a chave Allen para dentro e para fora a cada quarto de volta. Além disso, proporcionou folga suficiente entre a estrutura e o tensor.
Usei a ferramenta da correia serpentina para remover as duas polias tensoras. Como a ferramenta tem uma unidade fixa e não tem catraca, descobri que um soquete de 12 pontas funcionava melhor.
Também substituí um soquete de 3/4" em vez do soquete de 19 mm no tensor. Mesmo tamanho.
Para colocar a nova correia serpentina, levantei o lado do passageiro, removi a roda dianteira e removi as porcas de plástico de 10 mm que prendem as coberturas do poço, tornando todas as polias inferiores acessíveis.
Lembre-se que, ao recolocar as arruelas nas polias, o lado côncavo fica voltado para longe dos rolamentos, senão a polia não girará livremente.

Obrigado R-Powered.
Fico feliz que tenha sido útil e eu também tive nós dos dedos machucados! Você também adicionou algumas notas muito boas que acho que vou tentar incorporar. Olhando para trás, usei um soquete de 12 pontas na ferramenta do tensor, mas o amigo que forneceu aquela foto de seu trabalho obviamente usou um de 6 pontas. Eu recomendaria o de 12 pontas para essa aplicação, pois é tão difícil alinhar o soquete de outra forma. Uma chave de caixa com catraca teria sido uma solução muito melhor para o parafuso do tensor. Ótimo pensamento!
 
#30 ·
Não tenho certeza se foi mencionado em algum lugar, pois só examinei este tópico (precisava de algumas fotos de atualização antes de verificar os rolamentos da polia - obrigado pelas boas fotos), mas você pode absolutamente trocar apenas os rolamentos da polia. Usei SKF 6203 2ZJ, disponível na Napa, amazon, etc. 6203 é o tamanho, 2Z são escudos de metal em ambos os lados, você também pode usar 2RS, que são os blindados de borracha. Apenas para sua informação, para completar as informações, caso futuros DIYers queiram apenas pressionar os antigos, já que nada realmente dá errado com as próprias polias.
 
#34 ·
Não tenho certeza se foi mencionado em algum lugar, pois só examinei este tópico (precisava de algumas fotos de atualização antes de verificar os rolamentos da polia - obrigado pelas boas fotos), mas você pode absolutamente trocar apenas os rolamentos da polia. Usei SKF 6203 2ZJ, disponível na Napa, amazon, etc. 6203 é o tamanho, 2Z são escudos de metal em ambos os lados, você também pode usar 2RS, que são os blindados de borracha. Apenas para sua informação para completar as informações, caso futuros DIYers queiram apenas pressionar os antigos, pois nada realmente dá errado com as próprias polias.
Foi isso que eu fiz, $8 por rolamento em vez de $45 por polia
 
#31 ·
O revendedor cobrou $265 de mão de obra para fazer a correia e os tensores. O consultor de serviço disse para apenas substituir a polia intermediária, não o tensor inteiro. Três polias intermediárias, correia e suporte do motor dianteiro custam cerca de $320 enviados da Tasca.

Você teve que remover o suporte do motor? Custa mais $120 para trocar o suporte do motor, que era o que estava fazendo o barulho que eu trouxe.

É o 07 S80 V8, não o XC90 V8. 102k milhas. A frente estava gemendo ao mudar o peso do chassi.

Obrigado
 
#32 · (Edited)
O mesmo problema com o furo do parafuso na lateral do compartimento do motor não se alinhando para poder tirar o parafuso da polia inferior 2007 S80 e também não conseguir colocar a correia sob a polia da cambota sem levantar o motor. Portanto, para fazer a correia em um S80, estas instruções são mais do que um pouco deficientes e darão uma falsa sensação de que este é um trabalho fácil.
 
#35 ·
Comprei 3 rolamentos 62032RS para prensá-los no '08 quando fiz o alternador e a correia. Custaram menos de $4 cada.
 
#40 ·
Um pouco fora do tópico: Alguém sabe se a tampa da corrente de distribuição de um S80 V8 pode ser substituída com o motor no carro? Perguntando para um amigo :whistle:
Suspeito que sim, mas não sem alguma ajuda de uma pessoa com braços pequenos, mas longos, um monte de espaço e muita paciência. As tampas das válvulas precisam ser removidas, tudo isso é feito por cima.

Havia uma postagem em algum lugar no fórum XC90 em que uma pessoa que fez mais de um desses antes disse que, na verdade, levou menos tempo para derrubar o motor e fazer a tampa da corrente de distribuição no chão da oficina do que fazer no carro. Eu acredito que é provavelmente verdade, especialmente em um S80.

Há um tópico interessante no lado S80 da casa - https://forums.swedespeed.com/showthread.php?482593-V8-Total-Disassembly com alguns visuais que provavelmente nunca vi antes. Dá uma ideia de como o motor fica com a corrente de distribuição e as tampas das válvulas removidas.

A quilometragem do seu amigo na hora da falha? Pode ser uma oportunidade para fazer um monte de coisas proativas enquanto ele está fora - pastilhas, alternador, pode até selar e/ou colocar a engrenagem angular com graxa nova e óleo de engrenagem novo. Um monte de coisas econômicas que você pode fazer com a transmissão derrubada.
 
#38 ·
Ai. Acredito que seja possível, mas com pouco espaço.
 
#42 · (Edited)
Há alguns dias, eu estava ouvindo algumas conversas/rangidos vindos do lado do passageiro. Então... a correia saiu perto de casa no caminho de volta de Napa. Chegando em casa, encontrei um rolamento de polia tensora inteiro sem esferas dentro das pistas de rolamento! as outras duas polias estavam bambas. então eu comprei 3 do número da peça listado e retirei o antigo e coloquei o novo. Sou grato por esta postagem, pois me ajudou a resolver e corrigir meu problema rapidamente. Não foi difícil. Observação: coloque a correia serpentina no tensor por último ao substituir a correia, é mais fácil na minha opinião.
 
#49 ·
Há alguns dias, eu estava ouvindo algumas conversas/rangidos vindo do lado do passageiro. Então... a correia saiu perto de casa no caminho de volta de Napa. Chegando em casa, encontrei um rolamento de polia tensora inteiro sem bolas dentro das pistas de rolamento! as outras duas polias estavam instáveis. então eu comprei 3 do número da peça listada e retirei o antigo e coloquei o novo. Sou grato por esta postagem, pois me ajudou a resolver e corrigir meu problema rapidamente. Não foi difícil. Observação: coloque a correia serpentina no tensor por último ao substituir a correia, é o mais fácil na minha opinião. *2007 Volvo XC90 V8*
Eu tive exatamente o mesmo problema com meus rolamentos de substituição. Os novos rolamentos que coloquei não se encaixaram perfeitamente. a polia do rolamento tinha esticado. Acabei substituindo os 3 por OEM
 
#43 · (Edited)
Para quem está tentando isso em um S80, aqui está um grande problema. Tentar empurrar uma correia de 3 mm de largura através de uma ranhura de 1 mm na polia da cambota. O outro problema é que a polia de tensão mais baixa das três tem um orifício de alívio no pára-lama interno perfurado no lugar errado, de modo que o parafuso e a polia não podem ser removidos sem cortar o parafuso.
 
#45 ·
Envie-me uma mensagem privada e eu descobrirei como obter as fotos e as hospedarei no meu compartilhamento e enviarei o link.

Poderia também postar no MVS, eles têm uma ótima interface de anexos, podem colocar fotos nas postagens, nada menos.

Esta é minha maior crítica ao Swedespeed, provavelmente intencional para economizar algum dinheiro na hospedagem do site e melhorar a receita. Nós temos que segurar a bronca.