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NJAllDay

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Discussion starter · #1 ·
Apenas algumas perguntas para os veteranos da Volvo por aqui haha

Estou no processo de adquirir uma roda de compressor ARD e uma carcaça de compressor 16t, efetivamente fazendo um turbo 16t (espero eu lol).

Eu acredito que tenho um 13t, (2004 S60 2.5t FWD), então a carcaça deve ser apenas uma troca direta, junto com a roda, certo?

Junto com isso, quero fazer isso direito. Quero dizer, levar tudo ao ponto em que estou extremamente orgulhoso do que fiz. Quero um turbo que eu possa reinstalar sem dúvidas ou medos na minha mente.

Tenho quase certeza de que isso exige uma reconstrução, e estava me perguntando se vocês tinham alguma boa dica ou links para reconstruções específicas do TD04? O carro tem 130 mil milhas, e o turbo definitivamente precisará de uma revisão, junto com outros sistemas no carro que já estou tratando.

Eu gostaria de fazer tudo sozinho, mas sei que alguns de vocês dirão "apenas leve para uma oficina", mas talvez outros estejam dispostos a dar algumas dicas?

Qualquer conselho seria muito apreciado :)
 
Você está enganado, 2.5T tem um TD04L-14T, o lado quente tem uma turbina de escape com diâmetro diferente da TD04HL-13T e TD04HL-16T. Observe o L e o HL... este é o código para o tamanho da turbina de escape.

Suponho que você ainda poderia colocar a carcaça e a roda do compressor 16T e deveria funcionar? Será uma configuração diferente de um 16T de estoque, possivelmente mais torque, mas menos velocidade na turbina do compressor devido à turbina de escape maior.

No entanto, você terá que enviá-lo para balancear ($60), porque você está colocando uma nova roda do compressor. O resto da reconstrução você pode fazer sozinho.

Se eu fosse você, teria pego um 16T usado completo e apenas reconstruído o CHRA, então você não precisaria de balanceamento e poderia reconstruir o 14T CHRA após a troca em que você poderia voltar.

Você tem que ter cuidado, no entanto, alguns dos CHRA's estão além do reparo. Como se você vir uma roda de turbina esfregando na carcaça, o CHRA está estragado. Você entenderá o porquê assim que vir como o eixo permanece centrado no CHRA.

Após tanto uso (ou negligência da qualidade do óleo), ele começará a desgastar os assentos dos rolamentos e você terá movimento excessivo e vazamentos, mesmo após uma reconstrução.
 
Envie o turbocompressor a um especialista para fazer a desmontagem, análise de desgaste, retrofit e balanceamento. As rodas da turbina são frágeis e fáceis de danificar, especialmente ao usar força para remover a carcaça. A experiência do especialista também identificará se o cartucho central é reutilizável, como Racer_S apontou, devido ao risco de folga radial e axial excessiva que inutiliza o turbo.

Depois, há o debate sobre o retorno sobre o investimento. Eu venho de outra comunidade automotiva onde os turbos são reis, e geralmente estamos divididos sobre se devemos aumentar o tamanho da roda do compressor ou jogar tudo fora por um turbo T4. Os com orçamento limitado recomendam um compressor de 57 mm e uma turbina aparada para aumentar o fluxo; enquanto os mais tecnicamente informados vão direto para T4, citando o aumento do desgaste do rolamento radial e danos no eixo da turbina causados por muita carga inercial da roda superdimensionada no CHRA original.

Qualquer que seja o caminho que você seguir, o balanceamento é a etapa mais crucial.
 
A roda ARD vem pré-equilibrada, você não deve precisar enviá-la para trocar a roda do compressor do lado frio. Se você remover a roda do lado quente do CHRA e não a marcar e remontá-la e ela não estiver alinhada corretamente, você estará desequilibrado.

Há vídeos no YouTube da série TDO4/5 de turbos sendo reconstruídos. Eles podem guiá-lo pelo processo para garantir que você não perdeu ou esqueceu nada.

Ele está certo, não será um TDO4-16T "verdadeiro", mas o lado frio fluirá mais ar e aumentará um pouco mais antes que o fad entre em ação do que o 14T original.
 
Já ouvi falar de pessoas que simplesmente juntam algo e correm sem balanceamento e nunca tiveram problemas.

Mas na fábrica eles até entalham e equilibram a porca que o prende. Então, não sei.

Eu faria balancear, mesmo em algum lugar local, se você pudesse encontrar uma oficina de turbo.

Há alguns vídeos interessantes mostrando como isso é feito. Atenção especial em 2:44.

 
Discussion starter · #6 ·
Impressionante, esta é quase exatamente a informação que eu estava procurando.

Como um resumo:
O balanceamento seria uma boa ideia, mas se meu CHRA não parecer ter nenhuma folga, e eu não tocar no lado quente (sem marcá-lo), eu deveria estar ok, considerando que a roda é pré-balanceada?

Também parece que vocês acham que eu não deveria ter problemas de encaixe com a carcaça do compressor 16t e o corpo do turbo 14t? Essa é minha principal preocupação.
Na pior das hipóteses, terei uma roda de compressor 16t ARD para venda em breve ;) Ou comprarei um 16t usado e trocarei.

Eu acho que vou finalizar a transação e testá-la, eu sei que o cara que vendeu a roda também tinha um 14t, por isso ele escolheu vender, mas não tenho certeza se ele tentou fisicamente a troca.

Vou fazer uma corrida de base hoje à noite com meu 14t, e assumindo que isso funcione, postarei uma comparação usando pocketdyno e talvez um vídeo GoPro no carro.
 
Certifique-se de usar uma porca nova e aperte-a corretamente, se quiser tentar a sua sorte e executá-la.

Eu acho que provavelmente vai caber perfeitamente, pois o lado quente é a única diferença em relação a outros TD04, mas não tenho certeza.
 
A roda do compressor da ARD pode estar balanceada, o que é bom, mas você ainda precisa balancear o CHRA como um conjunto. Ou seja, tanto a roda do compressor quanto a turbina de escape precisam ser balanceadas juntas, pois ambas estão presas ao mesmo eixo. Para ser seguro, você vai querer ter certeza de que o conjunto como um todo está balanceado, o que pode ser difícil sem as ferramentas e o conhecimento adequados.
 
Sim, você quer manter todo o equilíbrio do CHRA, mas se você for muito cuidadoso e preciso, você pode marcar a relação da porca de travamento na roda e eixo originais, instalar a roda ARD balanceada e remontar com a porca de travamento antiga marcada na posição original em relação ao eixo, você terá preservado o equilíbrio ao grau mais próximo possível. Eu reconstruí inúmeros turbos usando este método e pessoalmente rodei mais de 160.000 milhas neles sem problemas. Os kits Xavier superback no ebay funcionam bem para esses turbos. No meu tópico de construção na seção S60, eu mostro o processo passo a passo para reconstruir um turbo da série TD04HL.
 
Discussion starter · #12 ·
Já faz um tempo, mas pelo menos tenho algum progresso para relatar haha

Falei com o Lucky da ARD Tuning e ele me explicou que os únicos problemas que eu teria seriam o comprimento do tubo e o atuador da wastegate, caso contrário, eu deveria estar bem. (alguém vendendo um atuador 16t? haha)

Acabei de receber um downpipe novo e encontrei um Japanifold usado no ebay por $140 que posso comprar.

Espero ter essas peças no meu bebê nas próximas duas semanas

Minha pergunta para vocês seria a seguinte:

Vocês gostariam de me ver colocar o sistema parte por parte e dar detalhes de antes e depois para cada parte? (por exemplo, como o carro se sente/reage e incluir dicas de instalação ou algo assim)
Isso exigiria muito mais trabalho da minha parte, em vez de apenas instalá-lo de uma vez, mas acho que poderia ser útil para aqueles que estão interessados ​​em tais atualizações.

Com certeza vou colocar a carcaça e a roda, bem como o downpipe, então estou curioso para ver como esses componentes únicos afetam meu desempenho. O japanifold é um talvez, pois preciso deixar algo no banco haha
 
Passe no japanifold, você pode obter coletores R verdadeiros por esse preço... não vale a pena o trabalho, a menos que você esteja indo para o coletor R. Basta aparafusar as peças e aproveitar, a conversão LPT 16T é uma atualização bem documentada e bastante suave na comunidade Volvo. Não vejo isso mencionado em nenhum lugar, mas presumo que você estará recebendo a ECU ajustada para o turbo maior e outras peças, não há sentido em rodar níveis de impulso de estoque em um 16T, aumente-o para 16psi com uma afinação ARD ou RICA e deixe-o fazer seu trabalho.
 
Eu tenho um atuador 16T. Enferrujado na foto aqui, ainda deve funcionar, faça uma oferta?
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Eu compartilhei um e-mail com o Lucky sobre a troca da carcaça de escape entre TD04HL e TD04L, na verdade a oferecida no site (7cm2) em um 14T (o meu tem uma alavanca wg gasta).

Sim, ele vai caber na carcaça TD04 HL no 14T. Pelo que sei, a turbina 13T e 16T é a mesma, apenas o compressor é maior (e a carcaça, é claro). O 14T também tem uma carcaça e atuador diferentes, mas o lado do escapamento é todo o mesmo, na medida em que as informações que tenho sugerem. Já vendi isso para carros equipados com 2.5T 14T, então tenho certeza de que você não deve ter problemas :)

Obrigado!
Robert Lucky Arnold
ARD Tuning
Ainda não sei se devo tentar usar minha carcaça 13T no 14T. Arrancar tudo e descobrir que não vai funcionar ou se preocupar com a falha.
 
O problema com a instalação de uma turbina 14T em uma carcaça de escape TD04HL é que haverá uma folga entre a parede da carcaça de escape e a roda da turbina, aumentando efetivamente o A/R, aumentando assim o atraso e diminuindo o desempenho geral - você está soprando ar ao redor da roda em vez de sobre ela. Má escolha, a melhor opção é usar a turbina 14T existente e a carcaça de escape com a nova tampa e roda do compressor 16T - ou melhor ainda, obter um TD04HL-16T completo, tente encontrar a versão de 7 cm, se puder, para pontos de bônus adicionais!
 
Discussion starter · #16 ·
Eu tenho um atuador 16t. Enferrujado aqui na foto, ainda deve funcionar, faça uma oferta?
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Eu compartilhei um e-mail com o Lucky sobre a troca da carcaça do escapamento entre TD04HL e TD04L, na verdade a oferecida no site (7cm2) em um 14T (o meu tem uma alavanca wg gasta).

Eu ainda não sei se devo tentar usar minha carcaça 13T no 14T. Tirar tudo e descobrir que não vai funcionar ou se preocupar com a falha.
Eu definitivamente entrarei em contato com você sobre isso, mas você acha que é possível recuperar com um pouco de TLC? Eu vou tirar o meu e descobrir a situação da wastegate.

Passe no japanifold, você pode obter coletores R verdadeiros por esse preço... não vale a pena o trabalho, a menos que você esteja indo para o coletor R. Basta aparafusar as peças e aproveitar, a conversão LPT 16T é uma atualização bem documentada e bastante suave na comunidade Volvo. Eu não vejo isso mencionado em nenhum lugar, mas presumo que você estará obtendo a ECU ajustada para o turbo maior e outras peças, não há sentido em rodar os níveis de impulso de estoque em um 16T, aumente-o para 16psi com uma afinação ARD ou RICA e deixe-o fazer seu trabalho.
Definitivamente indo com a afinação Green da ARD
É um coletor Volvo genuíno, eu sempre chamei o mani 2005+ de "japanifold", nunca percebendo que eu estava confundindo com uma imitação japonesa, eu presumo?

GreenBudd, eu tenho que dizer, eu realmente gostei de ler seu log de construção 2.4t. Aquela coisa era má, e definitivamente me inspirou muito, em relação à minha visão final para o meu carro. Eu ainda adoro passar por ele de vez em quando. Eu também quero agradecer por todos os conselhos
 
@njgb
Obrigado pela clarificação, eu gosto da ideia de 16T, só estou esperando até ser pago.

@NJAllDay
Sim, sem problemas, eu acho que vai limpar.
 
Definitivamente indo com a afinação Green da ARD. É um coletor Volvo genuíno, sempre chamei o coletor 2005+ de "japanifold", nunca percebendo que estava confundindo-o com uma imitação japonesa, estou supondo? GreenBudd, devo dizer, gostei muito de ler seu registro de construção 2.4t. Aquela coisa era má, e definitivamente me inspirou muito, em relação à minha visão final para o meu carro. Ainda adoro lê-lo de vez em quando. Também quero agradecer por todos os conselhos
O comumente referido Japanifold é um coletor ME7 inicial, é uma pequena atualização em relação aos coletores GLT originais anteriores dos anos 90.
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O que você quer é o coletor R mais novo, ou o coletor de qualquer carro turbo +05 como você disse, a mesma coisa, mas não a mesma coisa que o japanifold, grande diferença no design do corredor: Coletor R no topo, coletor GLT original na parte inferior
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E re: meu antigo S60, muito obrigado cara, esse é um ótimo carro, acabei de dirigi-lo novamente ontem e é uma máquina fina. Foi um prazer construir aquele carro, apesar de todo o sangue e suor, tornou mais gratificante vê-lo passar de estoque para o que é hoje. Tenho certeza que você também vai gostar de construir o seu, por isso acho que estamos todos aqui. Tenha um bom dia.
 
Discussion starter · #20 ·
Um 2.5t de 2004 já não teria um coletor R, uma vez que o motor 2.5t foi lançado no mesmo ano que o R?
Não foi considerado um problema no lançamento, mas depois de alguns anos eles viram falhas e ineficiências relacionadas e, como resultado, decidiram mudar os coletores para o coletor R.
 
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