SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Problemas com RTI em carros Sensus

2 reading
21K views 140 replies 34 participants last post by  dom58  
#1 ·
Acabei de pegar meu carro de volta do meu revendedor de confiança hoje. Tenho tido problemas com o RTI funcionando intermitentemente nos últimos meses. Ele finalmente parou totalmente no caminho para um agendamento de serviço na concessionária ontem. FWIW, o carro é um S90 2018 com Sensus (naturalmente). O revendedor me disse que eles acabaram entrando em contato com a Volvo sobre o problema. A Volvo disse ao técnico da concessionária que a Volvo estava ciente do problema, mas não havia solução ainda, apenas para manter contato.

Basicamente, o sistema de navegação funciona normalmente, mas o RTI não mostra nenhuma indicação de tráfego futuro, nenhum redirecionamento, nada. As linhas verdes, amarelas ou vermelhas não existem.

Só para constar. Não tinha visto um tópico sobre isso.

#2 ·
Gostaria que as montadoras adotassem mais soluções de código aberto. Aposto que este fórum seria o novo github para correções de software da Volvo e não lhes custaria nada. Parece que algo está interferindo no trafficLayer da Here. O fato de ser intermitente é estranho. Estou de folga amanhã, mas talvez eu tente ver se está universalmente inoperante ou se são falhas específicas do veículo.

#4 ·
Gostaria que as montadoras adotassem mais soluções de código aberto. Aposto que este fórum seria o novo github para correções de software da Volvo e não lhes custaria nada. Parece que algo está interferindo no trafficLayer da Here. O fato de ser intermitente é estranho. Estou de folga amanhã, mas talvez eu tente ver se está universalmente inativo ou se são falhas específicas do veículo.
Sim. Originalmente, parou de funcionar na primeira semana de janeiro. Fora de serviço por cerca de um mês. Marquei uma consulta na sua loja de York para ver isso, mas o RTI voltou a funcionar cerca de 3 dias antes da consulta. Então eu cancelei. E o resto é história com ele voltando a parar no dia 31.

#3 ·
O mesmo para mim. Tudo ok no sábado, mas faltando na segunda-feira, 31 de março.
Eu reiniciei o Sensus, desliguei e liguei o RTTI. Nenhuma mudança.
Comecei um chat com a Volvo hoje e eles não foram ótimos. Sugeriram que eu levasse ao meu revendedor para que fosse 'diagnosticado'. Apesar de eu dizer que não há nada de errado com o carro.

Mas eu visitei o revendedor na hora do almoço e eles fizeram algumas verificações e confirmaram que não há nada de errado com o carro. Ele simplesmente não está recebendo dados RTTI.

Alguém precisa reiniciar o servidor RTTI!

P.S. Também relatado aqui...
RTTI Failed on Sensus (not a Sim Problem) - Volvo Owners Club Forum

#19 ·
O mesmo para mim. Tudo ok no sábado, mas faltando na segunda-feira, 31 de março.
Eu reiniciei o Sensus, desliguei e liguei o RTTI. Nenhuma mudança.
Comecei um bate-papo com a Volvo hoje e eles não foram ótimos. Sugeriu que eu o levasse ao meu revendedor para que fosse 'Diagnosticado'. Apesar de eu dizer que não há nada de errado com o carro.

Mas eu visitei o revendedor na hora do almoço e eles fizeram algumas verificações e confirmaram que não há nada de errado com o carro. Ele simplesmente não está recebendo dados RTTI.

Alguém precisa reiniciar o servidor RTTI!

P.S. Também relatado aqui...
RTTI Failed on Sensus (not a Sim Problem) - Volvo Owners Club Forum
Olá

Por favor, tente desconectar o polo negativo por alguns segundos.

Eu obtive uma marca positiva na primeira inicialização. Mas depois que o sensus desligou, a segunda inicialização é negativa.

#6 ·
Mais problemas esta manhã, mas provavelmente não relacionados.
O ícone 'Mundo' desapareceu do visor, indicando que havia perdido a conexão com a Internet.
Ontem, a oficina conectou o carro ao seu wi-fi da oficina para eliminar quaisquer problemas com o SIM da Vodafone. Não resolveu, então eles o colocaram de volta no SIM integrado.
Continuou ontem com o ícone Mundo no visor, mas sem receber RTTI.
Agora o ícone Mundo está faltando, então movi a conexão do carro para um link Tethered para o meu iPhone. Isso restaura o ícone Mundo, mas ainda sem RTTI.
Então, dois problemas para resolver?

#14 ·
O mesmo problema na Holanda. RTTI funciona no aplicativo, não no meu '21 xc60. Já faz algum tempo. A Volvo culpa o fornecedor, de acordo com uma mensagem que eles enviaram para nossa concessionária, mas tenho minhas dúvidas.
Com base em isso, parece mais uma atualização recente do software, não do fornecedor.
O aplicativo Volvo Cars também removeu a integração do calendário. Se eu tivesse um local salvo em um compromisso, ele costumava aparecer no aplicativo. Era tão fácil clicar em "Enviar para o carro".

A Volvo - remove o recurso existente que funciona. Corrija-o como um bug ou lance-o como um novo recurso.. :confused:

#12 ·
Ainda está aqui nos EUA...

• Like
Reactions: borchera
#16 · (Edited)
O problema está localizado no provedor de serviços Inrix, que fornece o serviço de tráfego para a Volvo. O problema é uma falha global para todos os Volvos com o sistema de infoentretenimento Sensus. Não há informações sobre o cronograma para corrigir o problema da Inrix.
Olá

Meu serviço Volvo vai tentar trocar o módulo de mídia por causa desse problema. Você tem algum contato na Inrix?

#17 ·
Bem, a Volvo diz que é o sistema de back-end do seu parceiro que está com defeito, e eles também dão o nome: Inrix. Pesquisar isso no Google me dá um trecho de um artigo, mas ele é limitado apenas aos EUA, então não posso lê-lo completamente:

"A empresa de dados e análise de transporte INRIX deixará Kirkland após quase duas décadas. O CEO da INRIX, Bryan Mistele, postou no X na sexta-feira, afirmando que a empresa está se mudando devido a um "hotel para sem-teto" próximo. No entanto, a cidade chamou o prédio de "moradia de apoio permanente" em um e-mail para KIRO 7 e MyNorthwest." (datado de 4 de março de 2025)

Eu não anotei a data real em que o RTTI parou de funcionar para mim, mas está bem perto da data desse artigo? Espero que eles não tenham sido atingidos por essa mudança (isso realmente aconteceu?) e que não executem seu próprio data center em suas instalações.

Os três alemães estão usando HERE para seu RTTI, pelo que sei, então eles não são afetados.

#20 ·
Bem, a Volvo diz que é o sistema de back-end do seu parceiro que está com mau funcionamento, e eles também dão o nome: Inrix. Pesquisar isso no Google me dá um trecho de um artigo, mas ele é limitado apenas aos EUA, então não posso lê-lo completamente:

"A empresa de dados e análise de transporte INRIX deixará Kirkland após quase duas décadas. O CEO da INRIX, Bryan Mistele, postou no X na sexta-feira, afirmando que a empresa está se mudando devido a um "hotel para sem-teto" próximo. No entanto, a cidade chamou o prédio de "moradia de apoio permanente" em um e-mail para KIRO 7 e MyNorthwest." (datado de 4 de março de 2025)

Eu não anotei a data real em que o RTTI parou de funcionar para mim, mas está bem perto da data desse artigo? Espero que eles não tenham sido atingidos por essa realocação (isso realmente aconteceu?) e que não executem seu próprio data center em suas instalações.

Os três alemães estão usando HERE para seu RTTI, pelo que sei, então eles não são afetados.
Correto - está funcionando perfeitamente em carros alemães. Meu BMW não foi absolutamente afetado por isso. Acabei de ligar para a Volvo porque minha assinatura On Call expirou mais cedo por algum motivo, e a mulher com quem falei apenas me deu uma resposta padrão sobre o trânsito e disse que eles não foram afetados. Eu pedi um crédito ou algo assim, e ela ficou em silêncio.

Acabei de ouvir que houve um recall para câmeras em veículos de 2021-2025... finalmente depois que meu XC60 foi uma bagunça. Essa foi a única coisa boa sobre aquele carro: ele tem mapas do Google em tela cheia. Fiquei preso em um trânsito intenso devido à interrupção do Sensus. Eu odeio manter meu telefone conectado porque ele desconecta constantemente, e o mapa também é muito menor no Google Maps. Mais pessoas deveriam reclamar para a Volvo sobre a interrupção.

#18 ·
Tive um XC40 2025 hoje como carro emprestado. Não pareceu ser afetado (afinal, não é Sensus). Ajudou-me a encontrar com sucesso o meu caminho em torno de um PROBLEMA de trânsito IMPORTANTE.

#22 ·
Acabei de buscar meu carro de volta do meu revendedor de confiança hoje. Tenho tido problemas com o RTI funcionando intermitentemente nos últimos meses. Ele finalmente parou totalmente no caminho para um agendamento de serviço na concessionária ontem. FWIW, o carro é um S90 2018 com Sensus (naturalmente). O revendedor me disse que eles acabaram entrando em contato com a Volvo sobre o problema. A Volvo disse ao técnico da concessionária que a Volvo estava ciente do problema, mas ainda não havia solução, apenas para entrar em contato.

Basicamente, o sistema de navegação funciona normalmente, mas o RTI não mostra nenhuma indicação de tráfego futuro, nenhum redirecionamento, nada. As linhas verdes, amarelas ou vermelhas não existem.

Só para constar. Não tinha visto um tópico sobre isso.
Ainda sem RTTI no Canadá, que diabos está acontecendo?

#23 ·
O mesmo problema com o meu Volvo V90CC 2019. Parou de funcionar às vezes no início de abril. Liguei para a VOC e eles me disseram para ir a uma concessionária Volvo para atualizar o software, mas lá me disseram para instalar uma nova atualização do mapa via pen drive. Fiz isso, mas não resolveu o problema. Entrei em contato com a Volvo novamente via chat há duas semanas e me disseram que este era um problema conhecido e que o problema estava relacionado ao provedor de informações de tráfego da Volvo. Pedi um cronograma de quando ele deveria ser corrigido, mas eles não faziam ideia. Enviei um e-mail ontem novamente para mais informações. Aguardando a resposta. Estou na Noruega.

#27 ·
Meu XC 90 de 2023 começou a ter esse problema intermitentemente há cerca de 2 meses, mas apenas por curtos períodos. Agora, sem informações de trânsito na última semana. Posso executar o Google Maps do meu telefone, mas isso só funciona enquanto o telefone tiver serviço. Onde eu moro, há áreas com serviço mínimo ou nenhum serviço. Estou na costa central da Califórnia, EUA. Agradeço obter informações sobre esse problema.

#30 ·
Finalmente recebi uma resposta do meu concessionário Volvo local depois de lhes ter enviado 3 e-mails. Agora eles estão me dizendo que o provedor 2g da Volvo cancelou o contrato, e que isso está causando o problema. O único problema nessa explicação é que o carro está equipado com um modem 4g e é assim que ele recebe dados RTTI... Eu gentilmente pedi para analisar este assunto com mais seriedade 🙂

#31 ·
Finalmente recebi uma resposta do meu concessionário Volvo local depois de lhes enviar 3 e-mails. Agora eles estão me dizendo que o provedor 2g da Volvo cancelou o contrato, e é isso que está causando o problema. O único problema nessa explicação é que o carro está equipado com modem 4g e é assim que ele recebe dados RTTI... Eu gentilmente pedi que eles dessem uma olhada mais séria nessa questão 🙂
Estamos recebendo o RTTI do wifi que compartilhamos do celular. É uma resposta simples via 2g ou 4g. Eles ainda não sabem como vão fazer. Por favor, ore a Deus para tocar nesse assunto. :)

Caro Deus, por favor, toque nos cérebros das equipes da Volvo para resolver este problema.

#33 ·
Isto é algo que eu nunca teria esperado da Volvo. A maioria das oficinas e concessionárias da Volvo parece não ter uma compreensão real do problema e, em vez disso, está aconselhando os clientes a reiniciar seus carros, desconectar a bateria e sugerir outras ações igualmente inúteis. Sejamos claros: este problema não tem nada a ver com 2G, 4G ou qualquer tipo de conectividade celular. O sistema de navegação recebe seus dados através do modem embutido do carro (que não é o usado para comunicação com o servidor) ou através de um telefone emparelhado atuando como um hotspot. É decepcionante ver tal falta de conhecimento técnico em um problema que claramente requer uma resposta mais informada.