Eu continuo ouvindo essas declarações sobre problemas relacionados a modelos mais antigos - seja ERAD, seja compressores, etc. Sou cético. Modelos mais antigos apresentam mais problemas porque houve mais tempo para os problemas surgirem. No futuro, não tenho certeza se você verá uma diferença.
Em relação às suspensões a ar - eu tive três carros SPA com ar. Um D5 2016, um T8 2017, um T8 2021. Todos eles tiveram exatamente o mesmo problema relacionado ao clima frio. A condensação se formava e o compressor explodia. Às vezes, o fusível disparava antes, às vezes o compressor. Tive várias substituições em cada carro, sendo a dinâmica sempre a mesma. Talvez haja alguma melhora com os '22, mas eu tive exatamente os mesmos problemas em carros construídos com 6 anos de diferença.
Dito isso, não acho que seja tudo desgraça e tristeza. Se você mora em um lugar frio, em algum momento terá um problema. A Volvo cuidará disso e você não pagará um centavo. Isso desperdiçará algumas horas da sua vida. Mas, francamente, essa é a natureza da propriedade da Volvo. São ótimos carros - mas são peculiares e longe de serem uma experiência despreocupada. Você provavelmente precisará de 2-3 conjuntos de rotores para cada compressor que você substituir.
Se você espera um carro que precise de troca de óleo uma vez por ano, este não é o caso (e, a propósito, esta é a minha razão para me livrar de dois carros, ainda tenho um Volvo sobrando, e ele será vendido neste verão).
Mas eu também diria - eu não dirigiria um T8 em estradas norte-americanas sem suspensões a ar. As estradas americanas são... incivilizadas. E os Volvo SPA têm uma condução difícil, ainda mais os T8, com peso extra. O ar compensa isso. E, quando você define o carro no modo Power e a altura de condução se ajusta um pouco mais baixa, o manuseio é incrível, embora... áspero. Não pense muito nisso. Os compressores são o menor dos seus problemas com esses carros.