Acabei de terminar uma viagem de 10 dias e 1250 milhas em um aluguel XC90 B6 Ultimate 2024. O carro era lindo e tinha apenas 12.000 milhas rodadas. Minha experiência com o carro foi geralmente positiva. Compartilhando alguns pensamentos enquanto ainda estão frescos:
Prós
Contras
Preocupações
No geral
No geral, gostei de dirigir este carro e ele foi perfeito para nossa viagem. Este carro é fisicamente bem projetado e tem uma ótima embalagem, mas tem eletrônicos antiquados e alguma programação aparentemente ruim. Isso me faz questionar um pouco o quão seriamente a Volvo compara com a concorrência e se seus engenheiros têm algum entusiasta entre eles. Muitas das preocupações que listei devem ser facilmente remediadas se houvesse tanta atenção aplicada ao artesanato da eletrônica e do software quanto em outras áreas. No geral, acho que os prós superam os contras. No entanto, a falha do SRS, o CEL e os problemas de pisca-pisca seriam a maior preocupação para mim. Tudo completamente imperdoável para um carro com 8 meses e 12.000 milhas rodadas. Quando chegar a hora de substituir nosso XC90 V8 de primeira geração envelhecido, essa é a única coisa que me faria hesitar e ficar longe. Alguém mais por aí está tendo problemas elétricos?
Prós
- Carro com uma aparência muito elegante.
- Muito confortável e bem equipado.
- Os resfriadores de assento realmente funcionam bem. Parece que isso deveria ser uma coisa certa, mas não é minha experiência em outros carros.
- Boa economia de combustível - média de viagem de 25,5 mpg, o que considero muito bom para um SUV desse tamanho.
- B6 tem boa potência. Muito ágil na arrancada.
- Sensores e câmeras de estacionamento funcionaram muito bem.
- O sistema de infoentretenimento Sensus foi melhor do que eu esperava, considerando alguns dos comentários aqui, embora ocasionalmente fosse lento.
- A embalagem geral foi excelente. Ótimo espaço interno, apesar de ser "médio".
- Os materiais internos eram de primeira linha.
- Eu realmente gostei do teto transparente e do sistema de sombreamento.
- A tampa traseira automática foi ótima. Achei que sentiria falta da tampa traseira bipartida da primeira geração, mas esta estava boa.
- Os suportes laterais do assento eram ótimos, juntamente com a capacidade geral de ajuste do assento.
- O HUD foi ótimo e funcionou bem.
- As funções de assistência ao motorista (controle de cruzeiro adaptativo e assistência de direção) foram úteis, mas não ótimas. Os alertas de tráfego cruzado funcionaram bem.
- O aviso de saída de faixa funcionou bem e não foi desagradável.
- O sistema start-stop foi provavelmente o melhor que encontrei, embora não perfeito, e ainda não gosto dele. Eu diria que definitivamente ajudou na economia de combustível.
Contras
- A ausência de CarPlay sem fio é uma omissão estranha em 2024.
- A ausência de bloqueio/desbloqueio com base na proximidade é uma omissão estranha em 2024. O bloqueio/desbloqueio por toque na maçaneta funcionou bem.
- Os faróis altos automáticos precisam ser ativados a cada partida, o que é um pouco estranho.
- Embora a potência do B6 fosse boa, era lenta e um tanto insensível. Em estradas montanhosas sinuosas, este carro não queria brincar e estava sempre na marcha errada. Pise no acelerador e ele arrasta. Pise um pouco mais no acelerador e você recebe uma grande redução de marcha e ele decola. A capacidade está lá. A programação é ruim. A troca de marchas manual ajuda um pouco, mas também tem algum atraso. Talvez uma afinação Polestar ajudasse. O B6 também perde aceleração acima de uma certa velocidade - ou seja, ao ultrapassar em uma estrada de montanha em subida, começa bem, mas então você começa a contar os segundos enquanto ele ganha um pouco de impulso.
- A direção elétrica era boa, mas faltava feedback. Parecia mais um bom volante de videogame.
- O sistema start-stop não era perfeitamente suave ao partir da parada. Também era irritante em situações de estacionamento. Essas são as duas razões pelas quais ainda não gosto do start/stop automático.
- Os freios elétricos não eram tão suaves. Não progressivos o suficiente.
- A Volvo poderia se esforçar um pouco mais na afinação do escapamento para que ele soasse um pouco melhor.
- O controle de cruzeiro adaptativo era perigoso e não utilizável em trânsito para e anda. Ele seguiria o carro à frente bem, mas se esse carro parasse, o sistema teria uma frenagem atrasada que poderia surpreender o carro atrás. Uma vez parado, o sistema também não ligaria sozinho. Você tem que pressionar manualmente o acelerador para reativá-lo. Isso não está à altura dos padrões dos concorrentes.
- A "auto direção" de assistência à direção foi útil. Bom de ter ao abrir uma garrafa de água. Mas às vezes ficava confusa e vagava como um bêbado.
- Nenhum recurso de estacionamento automático que eu pude encontrar. Boas implementações de estacionamento paralelo automático em outros carros funcionaram assustadoramente bem.
- Parece que o carro não pode ser trancado se o chaveiro não estiver por perto. Por quê?
- O botão para colocar o carro em estacionamento não dá feedback tátil suficiente. Algumas vezes pensei que estava em estacionamento e não estava... Não aceitável para um Volvo.
- Parece que um pouco mais de esforço poderia ser colocado nas funções de informação do motorista comuns em quase todos os outros carros. Temos um medidor de viagem e um medidor automático de viagem e nada mais. Não foi possível encontrar nenhum histórico de economia de combustível, uso da bateria, medidores de desempenho. Nada. É como se eles tivessem ficado sem tempo, mas esse design está no mercado há muito tempo... o que eles têm feito?
- Eu não achei o som do aparelho de som tão bom assim. Muito grave e esse grave era muito turvo.
Preocupações
- No primeiro dia da viagem, encontramos uma falha no SRS. Dirija até a oficina. etc. Algum problema no sensor. Descobrimos que essa falha poderia ser evitada se o passageiro entrasse e afivelasse o cinto de segurança antes que o carro fosse ligado. Para um Volvo com 12.000 milhas, acho que esse tipo de problema é vergonhoso.
- Uma semana após a viagem, a luz de verificação do motor acendeu. Ficou acesa pelo resto daquele dia. De manhã, estava apagada e não reapareceu.
- Avisos aleatórios e esporádicos de falha da lâmpada da seta.
No geral
No geral, gostei de dirigir este carro e ele foi perfeito para nossa viagem. Este carro é fisicamente bem projetado e tem uma ótima embalagem, mas tem eletrônicos antiquados e alguma programação aparentemente ruim. Isso me faz questionar um pouco o quão seriamente a Volvo compara com a concorrência e se seus engenheiros têm algum entusiasta entre eles. Muitas das preocupações que listei devem ser facilmente remediadas se houvesse tanta atenção aplicada ao artesanato da eletrônica e do software quanto em outras áreas. No geral, acho que os prós superam os contras. No entanto, a falha do SRS, o CEL e os problemas de pisca-pisca seriam a maior preocupação para mim. Tudo completamente imperdoável para um carro com 8 meses e 12.000 milhas rodadas. Quando chegar a hora de substituir nosso XC90 V8 de primeira geração envelhecido, essa é a única coisa que me faria hesitar e ficar longe. Alguém mais por aí está tendo problemas elétricos?