SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Volvo e Castrol

12K views 16 replies 11 participants last post by  charlesb2003  
#1 ·
Tenho usado e jurado por Mobil 1 nos últimos 15+ anos. Usei no meu Ford Probe na faculdade, que tinha um motor conhecido por ticar HLA - M1 foi o único óleo que parou o tic-tac. Usei no meu WRX e Legact GT antes de comprar meu S60.

Desde que comprei meu XC90 e S60, tenho seguido em grande parte os intervalos S&S e entendo que a Volvo usa/recomenda Castrol.

Nunca fui fã da Castrol, principalmente por causa do que foi relatado sobre todo o Grupo III / Grupo IV - "Sintético é apenas um termo de marketing".

Mas como a Volvo recomenda Castrol e eu não tinha um qt por perto caso precisasse completar meu XC90, comprei um qt de Edge (Syntec).

Abri e a primeira coisa que notei foi um forte cheiro de petróleo. Isso contrasta com um cheiro estéril, quase doce, que me lembro de ter no M1 fresco. Presumi que é assim que um Grupo III à base de petróleo cheira em comparação com um Grupo IV à base de PAO.

Alguém sabe POR QUE a Volvo recomenda Castrol? É puro marketing ou há uma razão técnica? (Muitos OEMs recomendam M1 por razões técnicas e são conhecidos por colaborar em P&D com a XOM - mas não ouvi falar disso com a Castrol).

Além disso, existe alguma análise em algum lugar comparando o Grupo III e o Grupo IV? Eu presumiria que os avanços na hidrocracking percorreram um longo caminho e estaria muito interessado em ver se os Grupos IV ainda têm uma vantagem real neste momento (por exemplo, Pour Point)...

#2 ·
Hmm, eu nunca ouvi falar desse tópico. E não tenho certeza do porquê de a Volvo recomendar a Castrol. Acho que, como todo mundo está usando M1, a Volvo escolheu a Castrol em vez disso? E fez um acordo com eles?? Eu realmente comecei a usar Castrol Edge Syn também antes de usar uma mistura de outras marcas (mas não M1), no entanto, vou ver como o Edge funciona. Não tenho certeza sobre qualquer cheiro do Edge.

#4 ·
O molibdênio é o ingrediente secreto anti-ticking no seu M1. Ele reveste as peças de metal como se fossem banhadas com ele. É por isso que adiciono uma lata de Lubro Moly MoS2 ao meu German Castrol, que não é o mesmo que os outros Castrols. AFAIK, a AutoZone ainda é o único lugar onde você pode comprar GC nos EUA.

Não faço ideia de por que a Volvo o recomenda... provavelmente apenas marketing bobo.

#5 ·
O molibdênio é o ingrediente secreto anti-tique no seu M1. Ele reveste as peças de metal como se fossem banhadas com ele. É por isso que adiciono uma lata de Lubro Moly MoS2 ao meu German Castrol, que não é o mesmo que os outros Castrols. AFAIK, a AutoZone ainda é o único lugar onde você pode comprar GC nos EUA.

Não faço ideia de por que a Volvo o recomenda... provavelmente apenas marketing.
Interessante, terei que pesquisar sobre o molibdênio. Ele não está em outros óleos ou não no nível de concentração do M1? Eu não tive nenhum ruído de motor perceptível do meu Legacy GT quando usei M1. No entanto, durante um OCI, houve uma escassez de M1 (outono de '08) e eu usei PP. Eu poderia jurar que houve uma cacofonia mecânica perceptível que eu não havia reconhecido anteriormente. Na próxima troca, de volta ao M1, sem ruído novamente.

#7 ·
Você só deve comprar Castrol alemão. Tudo o mais que eles vendem é uma porcaria.

Se não disser feito na Alemanha e fórmula europeia, é uma porcaria. Apenas o Castrol alemão é totalmente sintético.

E como diabos você pode ter uma escassez de M1? É uma porcaria barata que você pode comprar no Walmart em grandes quantidades.

#8 ·
Você só deve comprar Castrol alemão. Tudo o mais que eles vendem é uma porcaria.

Se não disser feito na Alemanha e fórmula europeia, é uma porcaria. Apenas o Castrol alemão é totalmente sintético.

E como diabos você pode ter uma escassez de M1? É uma porcaria barata que você pode comprar no Walmart por cargas.
No outono de 2008, houve um evento (furacão?) que interrompeu o fornecimento para a costa leste. Naquela época, as prateleiras estavam vazias de M1.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#10 ·
Estou tão feliz que você acha que estou certo. Eu anseio por validação das pessoas na internet. :rolleyes:

O ingrediente secreto do GC é um oligômero de alta tecnologia e sofisticado chamado Ketjenlube. O GC tem uma viscosidade de quase 40 na temperatura de operação, apesar de ser um óleo 0W-30. Acho que me lembro de ter lido que há apenas cerca de 10% de Ketjenlube na garrafa, o resto é Castrol normal.

#13 · (Edited)
Estou tão feliz que você acha que estou certo. Eu anseio por validação de pessoas na internet. :rolleyes:

O ingrediente secreto no GC é um oligômero de alta tecnologia e sofisticado chamado Ketjenlube. O GC tem uma viscosidade de quase 40 de peso na temperatura de operação, apesar de ser um óleo 0W-30. Acho que me lembro de ter lido que há apenas cerca de 10% de Ketjenlube na garrafa, o resto é Castrol normal.
Uau, tenho certeza que é ótimo estar por perto se te disserem que você está errado... apenas concordando com suas declarações e não poderia me importar menos se você está feliz com isso.

#11 ·
A Volvo usava Castrol porque a Castrol lhes deu o melhor contrato sobre o seu óleo. Resumindo, é uma questão de vendas e desconto por volume, bem como alguma qualidade. O meu vizinho é vendedor de óleo da Shell e explicou todo o acordo a esse nível OEM.

#16 · (Edited)
BMW/Mini também são defensores da Castrol como enchimento para seus carros - carimbado sob o capô (não um adesivo). Acredito que a BMW tem uma especificação/padrão ao qual o óleo deve estar em conformidade, assim como a Porsche, GM (para Corvette), MB e VW, mas não estou familiarizado com o que/se a Volvo tem um teste técnico/especificação que o óleo deve estar em conformidade para ser recomendado, além de pelo menos atender a GF-4 e API SL.

Por outro lado, a Porsche testa outros óleos e lista outras marcas e viscosidades que confirmam sua especificação para estar na Lista Aprovada da Porsche, incluindo várias versões da Castrol. Em termos de endosso da M1, isso é co-marketing/branding. A M1 recebe alguma validação por ser endossada pelos fabricantes, sendo a escolha de enchimento de fábrica na Porsche e Corvette, assim como a Shell foi o sabor de escolha para a Porsche e agora é da Ferrari.

Descobri que tanto a M1 quanto a Edge Syntec são muito boas. Também uso GC no XC90 para o inverno, mas descobri uma economia de combustível notavelmente melhor com a Edge 5W-30. Uso M1 no P-car e V40 (antes que a Volvo recomendasse abertamente a Castrol). Eu tinha começado o V40 com Valvoline SynPower, mas descobri que ele encobria o interior um pouco e mudei para M1, que o limpou. Ele lidou com temperaturas mais altas (turbo) melhor.