SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

FAQ sobre linhas de vácuo

7.2K views 7 replies 4 participants last post by  LizardOfBodom  
#1 ·
Olá a todos!
Eu estava lendo o tópico recente sobre problemas de vácuo 2.4i, etc., e quanto mais eu lia sobre isso, mais percebia 2 coisas:
- muitos dos sintomas descritos naquele tópico são semelhantes às minhas observações (som estranho, erro EML desligando aleatoriamente no último ano).
- Eu NÃO FAÇO IDEIA do que todo esse sistema de vácuo faz e não tenho vergonha de admitir isso ;)

Então, embora meu EML provavelmente não esteja relacionado ao problema, pois não estou experimentando nenhuma parada, pensei que seria bom obter algum conhecimento sobre o que esse sistema se trata.

Então, se um de vocês, pessoas com jeito para mecânica, puder dedicar alguns minutos para me explicar a imagem abaixo, eu ficaria muito grato :)

o que eu entendo até agora é:

#1 é o coletor de admissão de ar e neste conector marcado com uma seta deve haver sucção se estiver desconectado
#2 é a saída do servo freio que cria ou usa vácuo
#3 EU ACHO que é algum tipo de bomba de vácuo que provavelmente suga o ar da mangueira conectada?
#4 vai sob um cano de plástico e se prende a ele e não há pressão lá (e tirá-lo não faz nada no motor em funcionamento, testado)

O que eu não entendo é
- o que é esse divisor de 3 vias que parece ter formato de funil? direcionando o fluxo/vácuo? alguma aba mecânica?
- o que tudo isso faz, quero dizer, por que todo o sistema de vácuo está lá?
- como ele deve funcionar (onde + onde - pressão se sim)?
- como diagnosticar que ele funciona corretamente no leitor Vida/OBD?
Eu vi medidores de vácuo em torque e Vida, observei as diferenças entre acelerar/desacelerar, mas os valores fornecidos me dão tanta informação quanto um manual em japonês, então...

Pint virtual de cerveja para quem estiver disposto a explicar :)

Image

#2 ·
Eu sei um pouco sobre o sistema, mas gostaria de saber um pouco mais sobre o porquê de ele estar lá.

Ao meu entender, a pressão do vácuo é menor em rotações mais altas.

A bomba de vácuo (3) está lá para dar um impulso ao sistema em rotações mais baixas e para dar vácuo ao servo-freio, caso o carro desligue, para que você ainda possa ter assistência de freio.

#1 está correto. Ele deve sugar se você o remover. O meu suga bem, então meus problemas de vácuo provavelmente estão em outro lugar.

Mas, novamente, gostaria de saber um pouco mais sobre o sistema, porque é isso que parece estar causando meus problemas com meu código P0101 e a luz de verificação do motor.

Enviado do meu XT1575 usando o Tapatalk

#4 ·
Leia ISTO para testes e todo o tópico para obter uma boa compreensão.
Obrigado por isso!! um pouco mais claro agora, mas ainda não 100% em todo o conceito de vácuo...
então o que eu entendo agora é:
- O próprio motor gera vácuo quando está funcionando e tudo começa no conector nº 1, e este vácuo é necessário para operar corretamente o servo do freio (#2)
- em algumas situações em que não há vácuo suficiente gerado, a bomba de vácuo (#3) deve engatar e gerar vácuo suficiente para manter a operação adequada de #2
- veredicto: o sistema de vácuo tem o único propósito de operar os freios, mas afetará o comportamento do motor se estiver entupido/vazando.
Certo?

também - o que o #4 faz nesse caso? por que não há pressão no final dele e qual é o propósito dessa divisão?

Farei o teste da bomba de vácuo real e do próprio sistema, conforme o link e a instrução Vida - apenas por curiosidade para ver se tudo funciona (até agora eu nem sabia que existe uma bomba que deveria funcionar quando necessário) então eu me familiarizo com este aparelho :}

pczelion - você pode esclarecer suas informações :

"Bombeie o pedal do freio algumas vezes para que toda a pressão negativa no servo do freio desapareça."
Isso deve ser feito com o motor ainda DESLIGADO?

"Verifique a função da bomba de vácuo pressionando o pedal do freio com a ignição ligada. A bomba de vácuo deve ligar e funcionar por alguns segundos para criar um novo vácuo e, em seguida, parar."
Ignição ligada = POS2, mas o motor não está funcionando, certo??

Evy0311 - você pode apenas confirmar (talvez uma pergunta boba) onde o vácuo deve estar quando a mangueira #1 estiver desconectada? na própria mangueira ou no orifício do coletor em que você conecta a mangueira? ou em ambos???

Muito obrigado!!!

#5 ·
#1 deve ter vácuo em ambos os pontos, eu acredito. A "sucção" a que me referi está na mangueira que entra na caixa de ar dianteira do lado direito. Terá sucção através da mangueira.

Pczelion, é possível que meu cilindro de freio possa estar vazando, mas meus freios ainda funcionem normalmente? Comecei a perceber que, quando estou parando, a queda de rotação do meu motor parece quase acompanhar a bombeamento do meu pedal de freio.

Enviado do meu XT1575 usando o Tapatalk

#6 ·
ATUALIZAÇÃO: fiz alguns testes conforme o tópico recomendado, familiarizei-me com todo este conceito e agora posso concluir que minhas linhas de vácuo parecem funcionar corretamente :)

Meu comportamento observado:
- chave não na ignição. Bombeando os freios algumas vezes (pedal duro como pedra).
- chave na ignição - "bzzzzz" da baia do motor, bomba de vácuo funciona por 2-3 segundos e para.
- ligar, marcha lenta - bomba de vácuo está desligada, a menos que eu bombeie os freios algumas vezes em marcha lenta, então ela liga por alguns segundos e para.
- motor funcionando em rotação mais alta - não consigo ouvir a bomba de vácuo mesmo quando bombeio os freios

Eu acho que não faz sentido para mim desconectar as linhas e testá-las mais (leia: sem ideia de como remover aquele conector vermelho do coletor de admissão :p), pois parece funcionar bem.

Ainda sem ideia do que é a mangueira nº 4, mas na verdade NÃO faz parte das linhas de vácuo, como se pensava anteriormente - ela desce pelo bloco do motor na frente, sem ideia para onde.

Obrigado por todos os comentários, me sinto um pouco mais sábio agora :)

#7 ·
Parece que está funcionando bem.
Ainda não faço ideia de qual é a mangueira nº 4
Vai para a válvula EVAP que drena o canister de carvão ativado. É mencionado brevemente no VIDA sob o Design e a Função do ECM.