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Substituição das velas de ignição 60.000 milhas - V60CC T5 (5 cilindros)

8.6K views 34 replies 10 participants last post by  anacortesian  
#1 ·
Olá Swedespeeders, procurando alguns conselhos após a recente troca de velas de ignição no meu V60CC T5 2016 com 60 mil milhas. Segui os vídeos da FCPeuro e vários outros vídeos do Youtube sobre a troca de velas no meu 5 cilindros. Já fiz este trabalho antes no meu S60 13' anterior (mesmo motor). 2 principais preocupações: 1. O que posso aprender com as velas antigas? 2. Especificação de torque adequada e quão crítico é? Sou muito metódico, mas sempre me questiono depois de concluir um projeto... "Eu fiz isso exatamente certo?" Para minha primeira pergunta: As velas saíram com bastante facilidade, mas encontrei uma pequena quantidade de óleo nas roscas. Cil. 1 e 5 pareciam ser os mais abusados, como você pode ver nas fotos, um pouco de carbonização branca no eletrodo de massa e preto na parte inferior das roscas. Fora isso, a cerâmica parecia quase nova. A pequena quantidade de óleo nas roscas é uma preocupação ou alguma relação com o problema do anel do pistão com esses motores? Para minha segunda pergunta e maior preocupação: Segui cada etapa do tutorial P3 da FCP à risca, exceto talvez a mais importante? A especificação de torque, que eles afirmaram ser 22 Nm ou 16,2 lb-pés. Corri e comprei uma chave de torque leve da Harborfreight depois de ler coisas boas sobre elas. Embora todos saibamos que seus produtos são baratos e o controle de qualidade provavelmente não é tão bom. Ajustei o torque para 16 lb-pés, apertei a primeira vela com a mão, coloquei a chave e cerca de um quarto de volta obtive o "clique" tranquilizador. No entanto, os cilindros 2-5 não o fizeram, acredito que peguei uma chave de torque defeituosa e temi apertar demais, então continuei usando a chave e fui bastante cauteloso para girar apenas cerca de 1/4 de volta do aperto manual. Talvez tenha havido algum erro do usuário, mas de qualquer forma, tentei estar ciente e cauteloso de quão apertadas as velas estavam entrando, todas entre 1/4 e 1/2 volta do aperto manual. Qual é minha margem de erro aqui? Depois que tudo foi fechado, o carro ligou imediatamente, sem códigos, a única coisa que notei foi rotações iniciais mais altas do que o normal na partida a frio e um leve assobio sob a tampa da cabeça. O assobio desapareceu assim que o motor voltou à marcha lenta normal em torno de 500 rpm. Notei mais potência imediata na aceleração no caminho para casa, que eu não tinha antes da troca das velas. Estou apenas procurando alguma garantia aqui ou se devo puxar e reapertar as velas corretamente quando fizer os freios nos próximos meses. Em retrospectiva, deveria ter alugado uma chave de torque adequada na minha autopeças local. Qualquer contribuição aqui é apreciada e um bom dia a todos.
 
#4 ·
Óleo nas roscas é devido a um problema no anel do pistão, você tem consumo de óleo? Isso parece mais do que uma pequena quantidade.

Eu cortei um parafuso usando uma chave de torque defeituosa, compre uma de qualidade, você já sabe.
Ele usa uma pequena quantidade de óleo entre as trocas, mas nunca a ponto de eu ter que adicionar óleo. No meio da vareta de medição quando chega a hora, se tanto. Estou monitorando de perto e fazendo trocas de óleo a cada 5.000 milhas. Comprei particular do proprietário original aos 50.000. O proprietário anterior tinha um histórico completo de serviço que incluía trocas de óleo Volvo de 0 a 50.000 a cada 8-10.000 milhas, incluindo uma lavagem do motor.
 
#3 ·
No que diz respeito ao aperto das velas, eu definitivamente me certificaria de que o torque está correto com uma chave de torque adequada. Basta passar pelas velas com a chave de torque e certificar-se de que elas estão pelo menos na especificação de fábrica. Você não quer que uma delas se solte.
 
#5 ·
Óleo nas roscas também pode ser de uma tampa de válvula com vazamento. A substituição das velas teria sido um bom momento para fazer um teste de compressão :) .

No que diz respeito ao torque das velas, eu definitivamente me certificaria de que o torque está correto com uma chave de torque adequada. Basta passar pelas velas com a chave de torque e certificar-se de que elas estão pelo menos na especificação de fábrica. Você não quer que uma delas se solte.
Eu estava mais preocupado em apertar demais quando as coloquei. Provavelmente alugarei uma chave adequada e verificarei novamente quando fizer os freios nas próximas semanas para ter paz de espírito. Infelizmente, não tenho o equipamento ou conhecimento de como fazer um teste de compressão 😞. Eu presumo que, quando voltar lá, devo soltar as velas primeiro e depois apertá-las de acordo com as especificações?
 
#6 ·
Você ficará bem com o torque da vela de ignição.
É exatamente assim que eu as fiz nos últimos 40+ anos, apertando com os dedos e depois mais 1/4 a 3/8 de volta.
O que você está fazendo é esmagar o anel/junta de vedação de uso único. Você não quer afrouxar e reapertar porque isso pode comprometer a vedação.
Você também não quer perder tempo revisando-as novamente com uma chave de torque ajustada para 16 lb ft, pois, devido ao 'torque de ruptura', isso não será preciso de qualquer maneira.
Quanto ao óleo nas roscas, também não acredito que haja muito com o que se preocupar.
 
#8 ·
Você ficará bem com o torque da vela de ignição.
É exatamente assim que eu as fiz nos últimos 40+ anos, apertando com os dedos e depois mais 1/4 a 3/8 de volta.
O que você está fazendo é esmagar o anel/junta de vedação de uso único. Você não quer afrouxar e reapertar porque isso pode comprometer a vedação.
Você também não quer perder tempo revisando-as novamente com uma chave de torque ajustada para 16 lb ft, pois, devido ao 'torque de ruptura', isso não será preciso de qualquer maneira.
Quanto ao óleo nas roscas, também não acredito que haja muito com o que se preocupar.
Obrigado pela contribuição. O mesmo procedimento da última vez que fiz velas no meu S60 e nunca tive problemas.
 
#9 ·
Concordo com vista88, definitivamente não afrouxaria as velas para reapertar. Achei que você estava preocupado com elas não estarem apertadas o suficiente ;) . E sim, a tampa de válvula com vazamento poderia certamente causar roscas molhadas como essa, então provavelmente não é grande coisa. Se o isolador/eletrodo estivesse molhado, eu ficaria preocupado.
 
#10 ·
Concordo com vista88, definitivamente não afrouxaria as velas para reapertar. Achei que você estava preocupado com elas não estarem apertadas o suficiente ;) . E sim, a tampa da válvula com vazamento poderia certamente causar roscas molhadas como essa, então provavelmente não é grande coisa. Se o isolador/eletrodo estivesse molhado, eu ficaria preocupado.
Sim, acabei de encontrar um post mais antigo mencionando a mesma coisa que encontrei. Tudo abaixo das roscas estava completamente seco, apenas a metade inferior das roscas tinha óleo e não o suficiente para pingar quando as puxei. Quão preocupante seria a junta da tampa da válvula se esse for o culpado? O local era menor que um cartão de crédito e ligeiramente à direita do centro, se eu me lembro. Não parecia estar vazando "ativamente", pois parecia bastante seco, mas manchado.
 
#12 ·
Uma chave de torque Harbor Freight pode ser tão precisa quanto qualquer outra. Para verificar, você precisa calibrar a chave de torque, o que poucos fazem, a menos que estejam fazendo algum trabalho crítico. Além disso, 16 libras-pé é provavelmente uma recomendação a seco, se a graxa antiaderente for usada, a especificação de torque precisa ser reduzida em 25% a 30%, ou seja, cerca de 12 libras-pé. A maioria dos profissionais assenta totalmente a vela e dá um toque nela.
 
#16 ·
Uma chave de torque Harbor Freight pode ser tão precisa quanto qualquer outra. Para verificar, você precisa ter uma chave de torque calibrada, o que poucos fazem, a menos que estejam fazendo algum trabalho crítico. Além disso, 16 libras-pé é provavelmente uma recomendação a seco, se a graxa antiaderente for usada, a especificação de torque precisa ser reduzida em 25%-30%, ou seja, cerca de 12 libras-pé. A maioria dos profissionais assenta totalmente a vela e dá um toque nela.
É bom saber, eu não usei antiaderente, pois as velas OE da Volvo não exigem. Acho que a chave que tirei da prateleira era uma farsa. Li muitos bons comentários de que elas são tão precisas quanto qualquer chave de marca de $100 ou mais. Tentei testá-la a 5 libras de torque em outro parafuso e não obtive nenhum "clique" em nenhum momento.
 
#13 · (Edited)
Essas velas parecem normais para mim. Eu fiz as minhas com 71k, 2014 T5:
Image

Eu não me preocuparia muito com as velas. Elas precisam estar apertadas o suficiente para vedar corretamente, mas não tão apertadas que você não consiga tirá-las! Seu consumo de óleo parece normal. Todos os T5 usam um pouco de óleo entre as trocas.
Assobio sob o capô: Eu acabei de ter que substituir a caixa de respiro PCV e a carcaça do filtro de óleo com 76k milhas. Os principais sintomas foram um assobio agudo em marcha lenta e um CEL quando ficou realmente ruim. O diafragma PCV falhou e eu optei por substituir toda a unidade. Parecia que eu estava desmontando metade do carro, mas não foi um trabalho tão ruim no geral.
 
#15 ·
As velas de ignição parecem boas para mim. Eu não me preocuparia com um pouco de óleo. Em relação à chave de torque, não confie na barata da HF, gaste $100 e compre uma decente lá. Eu aprendi essa lição.
 
#18 ·
As velas de ignição parecem boas para mim. Eu não me preocuparia com um pouco de óleo.

Em relação à chave de torque, não confie na barata da HF, gaste $100 e pegue a decente lá. Eu aprendi essa lição.
Garantia vitalícia HB, talvez haja uma razão para isso! :unsure: Eu devolvi imediatamente, deveria ter pego emprestado de um amigo ou alugado em retrospecto.
 
#24 ·
Para sua informação, não existe "tampa de válvulas". Existe uma tampa de vela de ignição, a peça de plástico sem junta, e uma tampa de came, que de facto cobre as válvulas, mas na verdade segura as cames. Se tiver óleo por baixo da tampa de plástico, é porque a junta da tampa do óleo está a vazar, ou o tubo de respiro (que passa pelo coletor de admissão) endureceu e rachou. Eu apostaria na tampa do óleo. Se a tampa da came estiver a vazar para os orifícios das velas de ignição, alguém esqueceu-se dos anéis de vedação dos tubos das velas de ignição quando desmontou a cabeça. As superfícies metal com metal seladas com vedante anaeróbico rosa Volvo são notavelmente confiáveis. Eu não me preocuparia com as velas, eu sempre usei 1 "Ugga Chugga" nas velas quando a única chave de torque disponível era um tipo de haste fixa que lia até 150 lb. ft.
 
#27 ·
Para sua informação, não existe "tampa de válvulas".
Existe uma tampa de vela de ignição, a peça de plástico sem junta, e uma tampa de came, que de facto cobre as válvulas, mas na verdade segura as cames.
Se tiver óleo por baixo da tampa de plástico, ou a junta da tampa do óleo está a vazar, ou o tubo de respiro (que desce pelo coletor de admissão) endureceu e rachou. Apostaria na tampa do óleo.
Se a tampa da came estiver a vazar para os orifícios das velas de ignição, alguém se esqueceu dos anéis O dos tubos das velas de ignição quando desmontou a cabeça.
As superfícies metal com metal seladas com vedante anaeróbico Volvo pink goo são notavelmente confiáveis.
Eu não me preocuparia com as velas, eu sempre usei 1 "Ugga Chugga" nas velas quando a única chave de torque disponível era um tipo de haste fixa que lia até 150 lb. ft.
Eu abri o capô hoje para verificar o nível de óleo e me fiz de bobo. O local a que me referi no topo era visível na frente da tampa do motor, anexando a foto. Pode ser que eu tenha apenas pingado um pouco ao trocar o óleo algumas semanas atrás, mas não percebi isso antes
Image
🤷‍♂️
 
#25 ·
Não se esqueça que adicionar qualquer extensão ao soquete altera o número de torque. Não compre nada na Harbor Junk para fazer qualquer tipo de trabalho em um Volvo!
 
#28 ·
Não se esqueça que quando você adiciona qualquer comprimento de uma extensão ao soquete - isso afeta o número de torque. Não compre nada na Harbor Junk para fazer qualquer tipo de trabalho em um Volvo!
Na verdade, existem muitas ferramentas boas na Harbor Freight perfeitamente capazes de trabalhar em Volvos. Eu poderia fazer uma lista, mas estou divagando...
 
#31 · (Edited)
@anacortesian
Sim, apenas uma pequena quantidade nos últimos fios.
Eu os retiro com uma ferramenta elétrica, mas instalo e aperto com ferramentas manuais, para mim não vale o risco de rachar a porcelana e ter que voltar para diagnosticar uma falha de ignição.
últimos fios no topo da vela...acima da arruela de esmagamento...correto?