Olá Swedespeeders, procurando alguns conselhos após a recente troca de velas de ignição no meu V60CC T5 2016 com 60 mil milhas. Segui os vídeos da FCPeuro e vários outros vídeos do Youtube sobre a troca de velas no meu 5 cilindros. Já fiz este trabalho antes no meu S60 13' anterior (mesmo motor). 2 principais preocupações: 1. O que posso aprender com as velas antigas? 2. Especificação de torque adequada e quão crítico é? Sou muito metódico, mas sempre me questiono depois de concluir um projeto... "Eu fiz isso exatamente certo?" Para minha primeira pergunta: As velas saíram com bastante facilidade, mas encontrei uma pequena quantidade de óleo nas roscas. Cil. 1 e 5 pareciam ser os mais abusados, como você pode ver nas fotos, um pouco de carbonização branca no eletrodo de massa e preto na parte inferior das roscas. Fora isso, a cerâmica parecia quase nova. A pequena quantidade de óleo nas roscas é uma preocupação ou alguma relação com o problema do anel do pistão com esses motores? Para minha segunda pergunta e maior preocupação: Segui cada etapa do tutorial P3 da FCP à risca, exceto talvez a mais importante? A especificação de torque, que eles afirmaram ser 22 Nm ou 16,2 lb-pés. Corri e comprei uma chave de torque leve da Harborfreight depois de ler coisas boas sobre elas. Embora todos saibamos que seus produtos são baratos e o controle de qualidade provavelmente não é tão bom. Ajustei o torque para 16 lb-pés, apertei a primeira vela com a mão, coloquei a chave e cerca de um quarto de volta obtive o "clique" tranquilizador. No entanto, os cilindros 2-5 não o fizeram, acredito que peguei uma chave de torque defeituosa e temi apertar demais, então continuei usando a chave e fui bastante cauteloso para girar apenas cerca de 1/4 de volta do aperto manual. Talvez tenha havido algum erro do usuário, mas de qualquer forma, tentei estar ciente e cauteloso de quão apertadas as velas estavam entrando, todas entre 1/4 e 1/2 volta do aperto manual. Qual é minha margem de erro aqui? Depois que tudo foi fechado, o carro ligou imediatamente, sem códigos, a única coisa que notei foi rotações iniciais mais altas do que o normal na partida a frio e um leve assobio sob a tampa da cabeça. O assobio desapareceu assim que o motor voltou à marcha lenta normal em torno de 500 rpm. Notei mais potência imediata na aceleração no caminho para casa, que eu não tinha antes da troca das velas. Estou apenas procurando alguma garantia aqui ou se devo puxar e reapertar as velas corretamente quando fizer os freios nos próximos meses. Em retrospectiva, deveria ter alugado uma chave de torque adequada na minha autopeças local. Qualquer contribuição aqui é apreciada e um bom dia a todos.