SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Ajuste do cabo do câmbio e bloqueio da marcha a ré

29K views 13 replies 6 participants last post by  lmaley  
#1 ·
Tenho tido este problema contínuo que, por vezes, quando mudo de velocidade, parece que as engrenagens se encaixam por uma fração de segundo. Tenho um tópico inteiro sobre isso aqui: Gear Crunch

Algumas outras pessoas tiveram sucesso ao corrigir isso, substituindo os cabos por novos com os números de peça atualizados. Então, no fim de semana passado, substituí os cabos junto com a alavanca e o pino da mola. Quando o testei pela primeira vez, senti que estava 90% melhor, sem estranhezas ao engatar a primeira, sem prender as engrenagens (uma ou duas ligeiras na segunda, mas MUITO melhor). Então, quando coloquei tudo de volta e saí na estrada, tentei engatar a 5ª e não consegui. O mesmo com a 6ª. Voltei e retirei a caixa de ar, pensando que tinha colocado os cabos errados ou algo assim (o que não é possível), e mexi um pouco. Tentei ajustar os cabos para um ponto em que parecia quase normal. Fiz um teste e consegui engatar a 5ª e a 6ª, mas apenas se não empurrasse a alavanca de câmbio até o fim para a direita.

Depois de voltar, percebi que o bloqueio da marcha a ré não estava engatando, e que, muito provavelmente, da primeira vez que dirigi, se eu tivesse puxado a alavanca de câmbio um pouco para a esquerda, poderia ter engatado a 5ª e a 6ª. Eu costumava ouvir um "clique" quando ele desengatava a cerca de 8 mph. Desconectei um chicote ao redor da alavanca de câmbio ao substituir os cabos, mas tenho 99% de certeza de que o reconectei, e não tenho certeza se isso tem algo a ver com o bloqueio da marcha a ré de qualquer maneira.

Além disso, depois de ajustar os cabos, eles parecem uma porcaria de novo, com mais rangidos do que antes. Então, preciso voltar lá e ajustá-los novamente.

Minhas 3 perguntas:
  1. Alguém tem alguma orientação sobre como ajustar os cabos da alavanca de câmbio? Como deve ser a sensação, onde a alavanca de câmbio deve estar em ponto morto, etc.?
  2. Cabos mal ajustados podem fazer com que o bloqueio da marcha a ré não tente engatar?
  3. O bloqueio da marcha a ré também funciona como uma parada para garantir que, quando você empurra para a direita e sobe reto, você atinja a 5ª?

Obrigado!

#3 · (Edited)
Eu passei por algo semelhante; basicamente, o seu ajuste "lado a lado" está errado. Depois de acertar isso, deve corrigir todos os seus 3 problemas.

Ajuste na extremidade da transmissão do cabo (uma mais perto do lado do passageiro) comprimindo a mola redonda e levantando a "aba de travamento" de plástico laranja, em seguida, deslizando o cabo para uma posição melhor.
Eu vi ser sugerido ter uma segunda pessoa dentro do carro para posicionar a alavanca de câmbio no meio ou na posição neutra e segurá-la lá enquanto você ajusta a extremidade do cabo, mas eu sei que você pode fazer isso com uma pessoa também.

IIRC, neutro está no meio da Spaceball.

Cabos fora de ajuste podem dificultar a obtenção da 5ª e 6ª marcha e da marcha a ré também.

O bloqueio da marcha a ré é uma aba de movimento de macaco totalmente separada que usa um solenóide elétrico para mover um disco para fora do caminho quando a ECU diz "OK, o carro não está fazendo nenhum movimento para frente..."

Eu tenho um monte de fotos aqui da minha troca de cabo do câmbio na semana passada: veja a foto nº 9 para o ajustador.

http://s735.photobucket.com/albums/...et.com/albums/ww355/adampepper/?action=view&current=P2RCableSwapMarch201109.jpg

#4 ·
Obrigado pela resposta. Eu tinha ajustado um pouco o lado antes, mas devido ao bloqueio de mudança de marcha não estar funcionando, acho que isso me atrapalhou. Mexi nele novamente hoje por cerca de 45 minutos, tentando 3-4 ajustes diferentes. Consegui chegar perto, mas não exatamente onde eu queria (a 2ª marcha rangia, mas a 3ª era ótima, ou a 2ª estava ok, mas a 3ª era rangente). O bloqueio da marcha a ré ainda não está funcionando, mas não tirei meu console para verificar o chicote elétrico, se é isso que o controla. Ele está em um estado constante de desbloqueio agora. Estou pensando em levar a um mecânico para que ele ajuste onde precisa estar e ver se isso resolve.

De qualquer forma, ou vou consertá-lo, ou descobrir qual é o meu problema maior.

#5 ·
Skurvy, desculpe a resposta tardia... tem sido um longo fim de semana! Descobri o problema do bloqueio da marcha a ré - ERA a conexão perto da alavanca de câmbio dentro do carro. Depois de conectá-lo, consigo engatar a 5ª e a 6ª marcha sem problemas... Suspeito que isso resolverá parte do seu problema.

Eu ainda não ajustei meu lado-a-lado para os cabos - o meu ainda está um pouco irregular no momento também (não tão ruim quanto antes, mas pior depois de instalar o SS).

#6 ·
Skurvy, desculpe a resposta tardia... tem sido um longo fim de semana! Descobri o problema do bloqueio da marcha a ré - ERA a conexão perto da alavanca de câmbio dentro do carro. Depois de conectá-lo, consigo engatar a 5ª e a 6ª marcha sem problemas... Suspeito que isso resolverá parte do seu problema.

Eu ainda não ajustei meu lado-a-lado para os cabos - o meu ainda está um pouco irregular no momento também (não tão ruim quanto antes, mas pior depois de instalar o SS).
Ok, obrigado! Vou tirar meu console novamente amanhã, se tiver chance, e verificar. Se eu conseguir fazer isso funcionar novamente, tentarei ajustar o ajuste sem levá-lo a algum lugar.

#8 ·
Não tenho certeza de como ele remove em um 'o4, mas no meu '05 eu apenas abro a área do porta-copos, seguro o Spaceball na borda traseira e puxo para cima...

#9 ·
Não quero desviar este tópico, mas quando instalei o meu twm short shift para o meu 04 com os cabos de mudança originais, quebrei o plástico para prender o cabo à placa, então se algum de vocês tiver os cabos antigos com os conectores quadrados em bom estado, eu estaria interessado. Eu estou comprando de você. Meu cabo está preso com abraçadeiras no momento e não tenho certeza se minha placa short shift aceitará os novos cabos.

#10 ·
Não quero desviar este tópico, mas quando instalei meu twm short shift para meu 04 com os cabos de mudança originais, quebrei o plástico para prender o cabo à placa, então se algum de vocês tiver os cabos antigos com os conectores quadrados em boas condições, eu estaria interessado. Eu vou comprar de você. Meu cabo está preso com abraçadeiras no momento e não tenho certeza se minha placa de short shift aceitará os novos cabos
Você está falando da peça de plástico que fica nos suportes no compartimento do motor ou na console do câmbio? Eu tenho meus cabos antigos, mas eu os destruí ao tirá-los, mas talvez eu possa tirar uma dessas peças e te dar.

#11 ·
Tive algum tempo hoje para trabalhar no meu carro e verifiquei a conexão ao redor da alavanca de câmbio. Estava conectado como eu pensava, mas olhando mais de perto, quando eu estava parafusando o conjunto da alavanca de câmbio de volta, os fios ficaram presos sob um deles e foram cortados. Havia três fios, então eu os descasquei, soldei e enrolei cada um com fita isolante e coloquei de volta.

Eu ligo o carro e a mensagem "Falha da lâmpada da luz de posição" aparece no painel. Piscou intermitentemente um pouco antes de ficar acesa. Eu dei uma volta e o bloqueio da marcha a ré AINDA não está funcionando! Não tenho certeza se a mensagem e a reconexão da fiação estão relacionadas. Fiz uma verificação de luzes com meu irmão e TODAS as minhas luzes estão funcionando bem.

Preciso puxar um fusível ou algo para redefinir? Poderia estar relacionado ao chicote elétrico recebendo um sinal novamente? Estou frustrado, pois tinha certeza de que consertar os fios resolveria o problema do bloqueio da marcha a ré.

Agora estou de volta à estaca zero...

#12 ·
Pensei em acompanhar isso caso alguém tenha esse problema. Tive algum tempo hoje para tirar a caixa de relés e testar o relé para o bloqueio da marcha a ré e, infelizmente, parecia estar ok. Eu estava prestes a trocá-lo por um bom e encontrei algumas informações sobre um fusível que está associado ao bloqueio da marcha a ré. É o fusível 21 na caixa de fusíveis do lado do motorista. Verifiquei e ele estava queimado. Substituí e está funcionando novamente! Gostaria de ter visto isso antes de perder tempo com o relé, mas tudo está funcionando novamente!