SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Instalação Roady2 XM no novo S40

5.4K views 18 replies 11 participants last post by  JBZ  
#1 ·
Depois de dois longos meses a suportar rádio, tenho o meu XM de volta!
Image

Instalei com sucesso o novo Roady2 da Delphi no meu S40 T5 2004.5. Ao contrário do Roady original, este modelo de segunda geração inclui um modulador FM sem fios integrado, sintetizado digitalmente, que transmite um canal XM selecionado para o rádio FM do veículo em uma das doze frequências FM configuradas por meio de um menu fácil de usar. Embora a conexão direta, o adaptador de cassete e o modulador FM com fio ofereçam melhor qualidade de áudio, o modulador FM sem fio oferece qualidade de áudio respeitável e contorna problemas associados à fiação da eletrônica Volvo. (Tenho a sorte de ter várias frequências FM que não são usadas para transmissão comercial na minha área. Como pode não ser o caso em áreas mais densamente povoadas, recomendo verificar antes de comprar.)

DESCRIÇÃO DA INSTALAÇÃO
Unidade: Fixei o suporte giratório fornecido com o Roady2 ao lado plano de um carretel de fita (plástico preto redondo, 3,5 polegadas de diâmetro e 1,75 polegadas de altura) que se encaixa perfeitamente no porta-copos frontal do console central. (Embora eu perca um porta-copos, obtenho um local muito acessível para visualizar a tela e controlar a unidade, e também parece bom.)

Energia: Decidi usar a conexão de acessórios de 12v localizada na parte traseira do console central (voltada para o compartimento traseiro do passageiro, para que eu não precise ver o plugue). Coloquei o fio sob o console ao longo do lado do motorista, encaminhei-o para cima e sob o freio de mão e conectei-o à unidade (no suporte giratório do porta-copos descrito acima).

Antena: Embora desencorajada pela Delphi no Guia do Usuário, montei a microantena dentro do veículo na plataforma traseira, no centro e o mais para trás possível. (Tive grande sucesso com esta técnica de instalação em um veículo anterior e com uma antena XM maior; e, até agora, sem problemas de recepção com esta instalação também.) Encaminhei o fio ao longo da plataforma traseira, para baixo da lateral e sob a moldura ao lado do banco traseiro esquerdo e sob a moldura do assoalho através da abertura da porta traseira esquerda. Finalmente, encaminhei o fio sob o assento do motorista (evitando cuidadosamente os trilhos do assento elétrico) e completei o roteamento e a conexão conforme descrito para o cabo de alimentação.

Até agora, estou satisfeito com os recursos do Roady2, com a recepção XM (apesar da minha colocação de antena menos que desejável), com a qualidade do som do modulador FM sem fio (que parece funcionar muito bem, dado o que é) e com o local de instalação selecionado, que é utilizável e bastante discreto.

Embora esta seja uma boa solução alternativa, encorajo a Volvo a entrar a bordo com uma solução integrada para rádio por satélite!

#2 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (MikeETrade)

Interessante... é a primeira vez que ouço falar do Roady 2. Você acha que pode postar algumas fotos da sua montagem? Além disso, sei que é difícil quantificar, mas numa escala de 1-10, como você avalia a qualidade do áudio com o modulador FM... digamos em comparação com o seu melhor canal FM.

Ominx.

#5 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (Ominx)

Farei algumas fotos da instalação e postarei esta semana.

Minha experiência até agora é que a qualidade do áudio com o modulador FM sem fio se compara favoravelmente à transmissão FM comercial. Em uma escala de 1-10, sendo 10 o melhor, eu daria uma nota 8.

No meu veículo anterior, usei um adaptador de cassete e daria uma nota 9. Embora a qualidade do áudio fosse ótima, os roletes dentro do cassete costumavam ser barulhentos, principalmente durante os meses de inverno. Não sinto falta dessa distração!

#6 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (zach471)

Até agora, viajei apenas num raio de 50 milhas da minha casa e não precisei alterar a frequência FM em que o modulador FM sem fios transmite. No entanto, à medida que essa distância de casa aumenta, suspeito que será necessário mudar as frequências.

(Para facilitar a minha vida, programei as pré-definições FM2 do meu rádio com 10 das 12 frequências do modulador. No Roady2, a seleção de frequência é uma seleção de menu simples.)

#8 ·

Atualização de status: Tenho usado o receptor Roady2 XM com modulador FM sem fio por um mês e ainda estou muito satisfeito com seu desempenho e qualidade de áudio. Não tive nenhuma interferência FM e não precisei alterar a frequência FM selecionada (em um raio de ~120 milhas de casa). http://********************/smile/emthup.gif

E, pensando bem, quase desisti do novo S40 por falta de rádio via satélite integrado.

#9 ·
Acabei de instalar meu XM Rody(1) esta semana e é ÓTIMO!!! Eu o prendi à direita do console, entre o sintonizador e os botões de aquecimento/arrefecimento e funciona perfeitamente. Eu esperava uma diminuição maior na qualidade do som em comparação com meu carro anterior que usava o toca-fitas, mas acho que isso soa melhor porque não ouço nenhuma roda de fita rolando! Sim, é um pouco longe para mudar a estação, mas não fora de alcance. Simplesmente não havia outro lugar para colocá-lo que não desviasse tanto meus olhos da estrada. Idealmente, eu gostaria de montá-lo entre e abaixo das saídas de ar centrais, mas não consegui encontrar nenhuma maneira de esconder os fios tão bem quanto estão agora. Estou considerando comprar um controle remoto, mas não é necessário. Até agora, como o cara anterior, ainda não tive nenhum problema com estações de rádio causando interferência. E depois de uma semana, estou emocionado com isso. Parece acabado e soa fantástico!

#10 ·

Citação, originalmente postada por MikeETrade »
Atualização de status: Tenho usado o receptor XM Roady2 com modulador FM sem fio por um mês e ainda estou muito satisfeito com seu desempenho e qualidade de áudio. Não experimentei nenhuma interferência de FM e não precisei alterar a frequência FM selecionada (em um raio de ~120 km de casa). http://********************/smile/emthup.gif

E pensar que quase desisti do novo S40 por falta de rádio via satélite integrado.

Boa instalação! Onde posso encontrar o carretel de fita que você usou para a montagem do Roady2?

Estarei instalando um XM MyFi neste fim de semana com um Modulador FM com fio. Você sabe onde o sintonizador de rádio está localizado?

Obrigado.

#13 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (arundc)

Citação, originalmente postada por arundc »
Obrigado, muito útil! Parece que tenho trabalho pela frente.

Concordo, pessoalmente, não tenho a força para mexer no meu carro. Minha capacidade mecânica não é das melhores. Boa sorte

Se você for realmente trabalhador, um membro abriu o ímã da antena, removeu a anteninha dele e a montou dentro da sua barbatana de tubarão.......

Modificado por bpwrightwv às 15:24 24-05-2005

#15 ·

Por que vocês estão todos modulando em FM? Vocês estão perdendo MUITA qualidade de som. Se você vai pagar por rádio via satélite com qualidade digital, você deve ouvi-lo com essa qualidade. Reaja e gaste alguns dólares para entrar diretamente na unidade de origem através de uma entrada auxiliar. Eu recomendo fortemente o JL Audio cleansweep.

#16 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (JBZ)

Citação, originalmente postada por JBZ »
Eu recomendo fortemente o JL Audio cleansweep.

Em duas threads diferentes, nada menos! Pela sua assinatura, parece que você tem um instalado. Este produto foi discutido anteriormente, em esta thread, e a maioria dos usuários parecia sentir que, pelas especificações do produto, não é realmente uma solução para o S40/V50. Eu estaria interessado em ouvir sua resposta a alguns dos comentários lá.

#17 ·
Re: Instalação Roady2 XM no Novo S40 (JBZ)

Citação, originalmente postada por JBZ »
Por que vocês estão todos modulando FM? Vocês estão perdendo MUITA qualidade de som. Se você vai pagar por rádio via satélite com qualidade digital, você deve ouvi-lo com essa qualidade. Junte-se e gaste alguns dólares para entrar diretamente na unidade de origem através de uma entrada auxiliar. Eu recomendo fortemente o JL Audio cleansweep.

Na verdade, eu fiz algumas pesquisas sobre o produto e, francamente, estou satisfeito com a configuração FM-mod. Por quê?

1) O pacote de som premium soa bom o suficiente e eu adicionarei um subwoofer JL de 10" em breve.

2) O JL Audio cleansweep é bom, mas é exagerado na minha opinião, especialmente para aqueles que já têm 1)

3) Embora o FM-mod com fio certamente não seja a melhor maneira, é simples e envolve muito pouca manipulação do sistema de áudio.

Então você o instalou no seu S40?

#18 ·
Eu também gostaria de saber como você instalou o clean sweep. Concordo com você que um modulador não é uma ótima solução. Mas, tanto quanto sei, é a única disponível para os proprietários de S40/V50. Não suponho que você estaria disposto a postar fotos e instruções sobre como você instalou o seu.

#19 ·
Re: (nicho1as)

Ficaria feliz em postar algumas fotos da minha instalação, mas a limpeza está tão escondida agora que as fotos seriam inúteis. Tenha em mente que coloquei 2 10's em uma caixa de 2,1 pés cúbicos, 3 amplificadores, etc. na plataforma traseira/porta-malas, mantendo o máximo de espaço de carga possível, então tudo foi guardado ao longo das bordas. A limpeza foi a ÚNICA maneira para mim. Concordo que é provavelmente exagerado para a aplicação de rádio por satélite, mas como não há como (que eu saiba) obter uma entrada direta na unidade de origem S40/V50, a limpeza é a única solução de alta fidelidade. Para aqueles que estão adicionando um subwoofer e modulando uma fonte auxiliar FM, lembre-se de algo. A resposta de frequência FM para em torno de 44 Hz e não viaja acima de 16 kHz. O ouvido humano ouve (e o som com qualidade de CD toca) 20 Hz-20 kHz. Isso é um monte de frequências perdidas, mais notavelmente no lowend. Para mim, perder tantos ciclos no lowend é inaceitável. Em algum momento da próxima semana, postarei algumas fotos da minha instalação.