SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Chip de corrida no V90 CC

84K views 234 replies 36 participants last post by  maxpsi  
#1 · (Edited)
**Existem resultados atualizados na publicação #94, 12/4/19**

Olá pessoal, tenho lido sobre a otimização Polestar e achei meio triste que ela forneça apenas alguns HP e torque extras... embora a troca de marchas e outras coisas também sejam melhoradas... mantendo a garantia de fábrica. Por causa disso... e porque eu venho mais recentemente de um BMW com muitas possibilidades de upgrades de desempenho... decidi experimentar o Race Chip no meu carro. Agora, o site deles lista o chip apenas para o motor S90 e XC90 T6, mas considerando que é o mesmo motor em todas essas plataformas, corri meus riscos e o encomendei de qualquer maneira.

Instalei este chip no meu veículo e os resultados são.... ÓTIMOS! Agora é um veículo com mais personalidade... aquele que a maioria das pessoas (inclusive eu) acha que falta! A instalação é bem simples, terminei em 20 minutos... assim que localizei os conectores. Coloquei no mapa mais agressivo (em teoria mais de 70HP!). Não posso confirmar que é 70HP mais forte, mas meu dinamômetro diz que é uma melhora notável. Estou planejando um teste de dinamômetro real em algumas semanas, então postarei as atualizações.

Também estou construindo minha própria indução de ar frio (CAI) e planejo testá-la no dinamômetro também para provar (para mim) se funciona ou não, pois os CAIs são sempre motivo de controvérsia, onde algumas pessoas dizem que não fazem nada e outras (como eu) dizem que fazem.

A troca de marchas em potência e carga total fica ainda mais estranha agora porque parece que atinge o limitador de rotação nas primeiras 4 marchas! Então, por enquanto, estou trocando de marcha manualmente em torno de 6200 RPM. Eu me pergunto se agora a otimização Polestar corrigirá isso... pode valer mais o custo agora.

Antes que alguém sugira algo estranho, não tenho afiliação nem recebo qualquer compensação da Race Chip... Sou apenas um entusiasta de automóveis. No passado, eu possuí um Corvette, AMG E55, Chevy Impala (500 HP) e outros... Eu só gosto de melhorar o HP e a eficiência do meu carro (difícil de acreditar no último, mas é verdade). Eu também só queria compartilhar as informações porque, pelo que li até agora, existem outros entusiastas como eu neste fórum.

• Like
Reactions: hdleonardo
#3 · (Edited)
Nunca soube que havia alternativas para nós, exceto Polestar e Heico. Bom saber. Você tinha o Polestar instalado em seu veículo antes de ir para o Race Chip? Eu também adoraria se você pudesse compartilhar seus resultados do Dyno (se você planeja fazer o dyno)! Boa sorte com o carro.

EDIT: Depois de verificar o site deles, estou surpreso que eles não forneçam resultados do Dyno em seu site. Isso tornaria seus números muito mais críveis. É difícil aceitar que eles estejam produzindo quase 400 cv desse pequeno 2.0L.

https://www.racechip.us/shop/volvo/s90-ii-from-2016/2-0-t6-1969ccm-316hp-235kw-295lb-ft.html

#6 ·
Nunca soube que havia alternativas para nós, exceto Polestar e Heico. Bom saber. Você tinha o Polestar instalado em seu veículo antes de ir para o Race Chip? Eu também adoraria se você pudesse compartilhar seus resultados do Dyno (se você planeja fazer o dyno)! Boa sorte com o carro.

EDIT: Depois de verificar o site deles, estou surpreso que eles não forneçam resultados do Dyno em seu site. Isso tornaria seus números muito mais credíveis. É difícil acreditar que eles estão produzindo quase 400 cv desse minúsculo 2.0L.

https://www.racechip.us/shop/volvo/s90-ii-from-2016/2-0-t6-1969ccm-316hp-235kw-295lb-ft.html
Concordo que o dyno ajudaria. Assisti a muitos vídeos de melhorias de outros carros. É por isso que decidi tentar a minha sorte com eles. Eu não coloquei o Polestar no carro... ainda, talvez em alguns meses para ver se a mudança de marcha melhora.

#5 ·
#7 ·
Definitivamente postarei os resultados do dinamômetro, não importa os resultados. Para dizer a verdade, ficarei feliz se a melhora real for de 50 cv, pois como Volvolic disse, é muito para este minúsculo motor de 2.0L. Ficarei satisfeito se o CAI me der 5-10 cv.

#8 ·
Olá pessoal, tenho lido sobre a otimização Polestar e achei uma pena que ela forneça apenas alguns HP e torque extras... embora a troca de marchas e outras coisas também sejam melhoradas... mantendo a garantia de fábrica. Por causa disso... e porque venho mais recentemente de um BMW com muitas possibilidades de upgrades de desempenho... decidi experimentar o Race Chip no meu carro. Agora, o site deles lista o chip apenas para o motor S90 e XC90 T6, mas considerando que é o mesmo motor em todas essas plataformas, corri meus riscos e pedi de qualquer maneira.

Instalei este chip no meu veículo e os resultados são.... ÓTIMOS! Agora é um veículo com mais personalidade... aquele que a maioria das pessoas (inclusive eu) acha que falta! A instalação é bem simples, terminei em 20 minutos... assim que localizei os conectores. Coloque-o no mapa mais agressivo (em teoria mais de 70HP!). Não posso confirmar que é 70HP mais forte, mas meu dinamômetro diz que é uma melhora muito perceptível. Estou planejando um teste de dinamômetro real em algumas semanas, então postarei as atualizações.

Também estou construindo minha própria indução de ar frio (CAI) e planejo testá-la no dinamômetro também para provar (para mim) se funciona ou não, pois os CAIs são sempre motivo de controvérsia, onde algumas pessoas dizem que não fazem nada e outras (como eu) dizem que fazem.

A troca de marchas em potência e carga total fica ainda mais estranha agora porque parece que atinge o limitador de RPM nas primeiras 4 marchas! Então, por enquanto, estou trocando de marcha manualmente em torno de 6200 RPM. Eu me pergunto se a otimização Polestar vai consertar isso agora... pode valer mais o custo agora.

Antes que alguém sugira algo estranho, não tenho afiliação nem recebo qualquer compensação da Race Chip... Sou apenas um entusiasta automotivo. No passado, eu possuí um Corvette, AMG E55, Chevy Impala (500 HP) e outros... Eu só gosto de melhorar o HP e a eficiência do meu carro (difícil de acreditar no último, mas é verdade). Eu também só queria compartilhar as informações porque, pelo que li até agora, existem outros entusiastas como eu neste fórum.

#9 ·
Estou correto em assumir que isso anularia a garantia do meu carro novo Volvo?
O CPO, garantia estendida, contrato de manutenção, contrato de desgaste e qualquer outra coisa, mas somente se você disser a eles... [emoji6]

Enviado do meu H8314 usando o Tapatalk

#11 ·
Acho que eles saberão no minuto em que conectarem um leitor OBD II.
Não tenho certeza de como. Este é um piggy back físico. Se algo acontecesse, você o desconecta (duas tomadas), tira-o do carro e não há vestígios dele. Ele não reprograma nada na sua ECU, então não há datas para a ECU registrar ou qualquer coisa.

Em cerca de 20 anos (e algumas centenas de milhares de milhas) que tenho usado chips e piggy backs, nada nunca quebrou em meus carros diretamente relacionado a eles. No entanto, não sou ingênuo, sei que tais aprimoramentos de desempenho desgastarão prematuramente os itens no carro, mas estou disposto a arriscar e colocar a manutenção extra neles para o desempenho e a eficiência de combustível extra que eles fornecem. Por exemplo, troco as velas a cada 20.000 milhas, troca de óleo em torno de 5-8.000 milhas (sintético), injetores conforme necessário, coloco um coletor de óleo (em motores turbo), etc.

#24 ·
Curious to hear if you eventually get Boost Pressure Sensor faults on your car.

Hope it works out!
Sem códigos após uma semana de condução diária (apenas cerca de 7 milhas por dia divididas em várias viagens)

#18 ·
Curioso para saber se você está vendo alguma melhora no MPG próxima dos 20% que eles afirmam? Tudo isso (70HP + MPG) parece bom demais para ser verdade.
Para que conste, nos meus dois carros anteriores, vi uma grande melhora na eficiência de combustível depois de injetá-los com um vírus ;)

Fiquei especialmente impressionado com o ganho de ~15% na eficiência de combustível no meu BMW a diesel de 3 litros que eu dirigia antes de mudar para o V90CC T6. Eu tive o Bimmer por 4 anos, fiz cerca de 60.000 milhas e observei um grande aumento no desempenho, juntamente com o MPG, passando de cerca de 20,5 mpg para mais de 24 mpg, enquanto desfrutava com bastante frequência de toda a potência e torque que eu tinha à mão (ou pé ;))... o carro foi ajustado para mais de 360 cv e mais de 510 libras-pé... Era um carro grande, pesado e poderoso que eu (ab)usava como um hooligan adequado e ainda conseguia usar menos combustível do que com a afinação original do motor

Então, sim, estou convencido de que quando as pessoas certas começarem a trabalhar em um mapa para um motor, elas extrairão muito mais desempenho por cada gota de combustível

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#22 ·
Pelo menos é isso que vamos dizer às esposas
Que condescendente. Minha esposa, por exemplo, como piloto multimotor, não é burra o suficiente para cair em tal raciocínio falso. Ainda existem pessoas que acreditam que as mulheres pertencem à cozinha e ao quarto enquanto os homens cuidam das coisas sérias?

No que diz respeito a isso, nosso V90 e nosso Porsche estão registrados em seu nome, ela é quem vai me dizer.

#23 ·
Que condescendente.
Não acho que quiséssemos dizer isso. Nos dias de hoje, muito poucos homens realmente achariam que as mulheres pertencem à cozinha e ao quarto.

Minha esposa é uma pessoa bem educada, uma cientista, aquela que ganha mais dinheiro em nossa casa... Eu ainda digo a ela que essas coisas são para melhor eficiência, mas ela sabe muito melhor do que isso, mas ela está bem em me deixar me divertir com o carro. Como ela diz: "É melhor você se divertir com o carro do que com mulheres".

#29 ·
estranho...o site da EU racechip não inclui este modelo T6.
...e você está planejando também instalar o polestar por cima?
Ainda não decidi sobre isso, mas muito provavelmente vou fazê-lo. Preciso descobrir se o Polestar aumenta o limitador de RPM ou não.

Enviado do meu XZ2 Compact usando o Tapatalk

#31 · (Edited)
Acabei de comprar o RaceChip para o meu XC90 T6. Já tenho a afinação Polestar instalada. Verá se o RaceChip adiciona mais alguma coisa. Tive problemas em encontrar os conectores certos. Se tiver alguma imagem de quais conectores usar no T6, por favor, poste-as.

Originalmente, entrei em contato com a TDI tuning e a Viva Performance e eles disseram que a caixa piggy back para o T6 provavelmente nunca sairia e/ou seria adiada indefinidamente. A TDI me disse que eles tiveram problemas com o T6 por ser turbo e superalimentado e por fazer o turbo produzir mais impulso e não gerar luzes de verificação do motor. Com base no seu feedback, é encorajador saber que isso foi feito com sucesso.

Eu avisarei a todos como vai assim que eu instalar este RaceChip.

Obrigado!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

#32 ·
Boas notícias! Instalei o Racechip e fiz um test drive de 20 minutos. A instalação demorou cerca de 10 minutos para instalar o chicote e cerca de 30 minutos para arrumar as abraçadeiras, etc.

Resultados para o T6 + afinação Polestar + Racechip GTS = Sucesso!! Eu diria que o Racechip adiciona cerca de 15-20 cv além da afinação Polestar. Embora isto seja no meu XC90, tenho a certeza que os T6 2.0 da plataforma SPA mais pequenos se moveriam ainda mais rapidamente. O acelerador nos modos conforto e desportivo é ainda mais responsivo e as reduções nas curvas colocam as rotações diretamente na faixa de potência. O aumento do boost definitivamente ajuda. Eu definitivamente recomendaria isso a qualquer pessoa.

A instalação foi super fácil assim que recebi as instruções da equipa de suporte da Racechip. Eles deveriam apenas enviar um link para eles em vez de fornecer o manual em papel genérico que não é específico do veículo e não ajudou muito.
Em anexo estão as fotos de instalação para ajudar também aqueles que decidem seguir este caminho.

Racechip GTS
https://www.racechip.us/shop/volvo/xc90-ii-from-2014/2-0-t6-1969ccm-316hp-235kw-295lb-ft.html

Embalagem da Racechip. Encomendado numa segunda-feira, chegou na quinta-feira diretamente da Alemanha para os EUA:

Image

Instruções de instalação do suporte Racechip por e-mail depois de ter tido problemas em encontrar os conectores corretos no veículo. Não tenho a certeza de que veículo é este, mas as instruções foram extremamente valiosas. Incomodou-me porque este compartimento do motor não corresponde a nenhuma plataforma SPA T6 que eu conheça. Observe como a tampa do reservatório do líquido do limpa-vidros está do lado esquerdo do motor. Acho que todos os veículos da plataforma SPA os têm no lado do condutor do compartimento do motor, perto do corta-fogo.

Image

Image

Image

Image

Disparo final da instalação (Compartimento do motor sujo.... Invernos de Chicago...)
Usei adesivo tipo velcro / bloqueio duplo 3m para colar a unidade.

Image

#34 ·
Boas notícias! Instalei o Racechip e fiz um test drive de 20 minutos. A instalação demorou cerca de 10 minutos para instalar o chicote e cerca de 30 minutos para arrumar as abraçadeiras, etc.
Você já experimentou o Mapa 7? Ele melhora significativamente a saída de hp em comparação com o mapa padrão.

#35 ·
Fui direto para o mapa 7 para começar! [emoji41][emoji106]

#37 ·
Você disse uma estimativa de 15 a 20 cv de aumento... mas a Gts afirma mais 77 cv.
Você acha que falta alguma coisa...?
Eu estava me perguntando a mesma coisa, os dinamômetros "de ouvido" são péssimos estimadores... por isso estou tentando encontrar uma instalação de dinamômetro localmente, mas estou tendo problemas, ninguém tem disponibilidade ou desejo de testar meu carro, eles afirmam que o dinamômetro é para seus projetos... se alguém souber de uma instalação amigável em Chicagoland ou no noroeste de Indiana, por favor, envie-me uma mensagem privada!

#38 ·
Coincidentemente, estou exatamente no mesmo local nos EUA. Avise-me se encontrar uma instalação de dinamômetro AWD que fará o teste.

Mas as más notícias... Hoje acendeu a luz de verificação do motor. Quase 100% de certeza de que está relacionado ao RaceChip. Vou escanear o código amanhã e tirar uma foto do que está acontecendo. Talvez precise reduzir o mapa de 7 para algo menor. Percebo em plena aceleração na rodovia que a potência parece aumentar na faixa de rotação superior.

#41 · (Edited)
Claro que não são 77 cv em toda a faixa de potência. Mas mesmo um aumento de 77 cv na potência máxima parece improvável.

Eu acho que o grande risco aqui é que eles não estão sendo francos sobre COMO estão alcançando suas alegações. E como outra pessoa apontou, a falta de folhas de dinamômetro é realmente uma espécie de sinal de alerta.

O fato de estarem alegando um aumento de potência E um aumento de eficiência de combustível é um sinal de alerta... grande momento. A única maneira de isso ser possível é que eles estão empobrecendo a mistura de combustível. Antigamente, os fabricantes costumavam rodar carros com indução forçada um pouco do lado rico como uma espécie de rede de segurança. Os afinadores os empobreciam com vários métodos, alguns melhores/mais seguros do que outros, para recuperar um pouco de potência.

Como a Racechip não parece estar alegando nenhum tipo de aumento de pressão, mas está alegando aumento de potência e quilometragem, acho que eles estão apenas empobrecendo o combustível em algum lugar, o que é perigoso para o motor se eles não estiverem lidando com o tempo/ignição. As fotos de instalação mostradas anteriormente neste tópico me deixam mais certo de que é só isso que eles estão fazendo, pois parece que isso apenas se conecta ao sensor MAP e, portanto, está enganando a ECU principal para pensar que está entrando menos ar do que realmente está, então a ECU fornece menos combustível. Mistura ar/combustível mais pobre significa mais potência, até certo ponto, mas também significa que está funcionando mais quente... e como a ECU pensa que há menos ar, o mapa de ignição provavelmente está desligado.

Aposto que quando/se você conseguir isso em um dinamômetro, verá uma faixa de potência ondulada enquanto o motor luta contra entradas de sensores conflitantes. Bem, isso e algo muito menor do que os números de potência divulgados.

#42 ·
O fato de eles estarem alegando um aumento de potência E um aumento de eficiência de combustível é um sinal de alerta... sério.
Para mim não, de acordo com minha experiência com outras afinações. Quando você não está no acelerador constantemente, seu motor consegue funcionar de forma mais eficiente. Minha BMW wagon me dá 29 mpg com minha afinação MHD e CAI, ela é classificada de fábrica em 26 na rodovia.

Você traz alguns outros bons pontos. Espero poder colocá-lo em um dinamômetro para pelo menos provar ou refutar as alegações da Race Chip.

#43 ·
Os membros aqui que compraram o Race Chip piggyback, poderiam, como clientes oficiais, solicitar (antes e depois) gráficos de dinamómetro da Race Chip? Suponho que eles são mais obrigados a fornecer a vocês esses detalhes, o que pode não acontecer com quem só está a ver. Apenas um pensamento!

#44 ·
Os membros aqui que compraram o Race Chip piggyback, poderiam, como clientes oficiais, solicitar (antes e depois) gráficos de dinamômetro da Race Chip? Suponho que eles são mais obrigados a fornecer a vocês esses detalhes do que para quem está apenas olhando. Apenas um pensamento!
Em uma conversa com a Race Chip, eles disseram que estavam entusiasmados com um proprietário levando o carro ao dinamômetro, pois os resultados independentes têm mais credibilidade do que os deles, pois as pessoas tendem a acreditar que são adulterados, eles me pediram para compartilhar com eles também. Entrarei em contato com eles e perguntarei se eles podem me enviar os deles.

#46 ·
A propósito,
Ao perguntar à Racechip (Europa) sobre uma possível afinação/chip, etc. para o T6, foi esta a resposta:

Obrigado por entrar em contato com o Atendimento ao Cliente RaceChip.
Infelizmente, ainda não oferecemos nenhuma afinação de chip para o seu Volvo. No entanto, estamos constantemente expandindo nossa gama de modelos e teremos prazer em informá-lo por e-mail assim que um produto estiver disponível para o seu veículo.
O processo de desenvolvimento pode levar alguns meses antes que um RaceChip seja lançado para garantir o máximo desempenho e uma condução segura.
Agradecemos sua compreensão, pois não podemos fornecer uma data de lançamento estimada.

#47 · (Edited)
A propósito,
perguntar à racechip (Europa) sobre uma possível afinação/chip, etc. para T6, foi o que eles responderam:

Obrigado por entrar em contato com o Atendimento ao Cliente RaceChip.
Infelizmente, ainda não oferecemos nenhum chip tuning para o seu Volvo. No entanto, estamos constantemente expandindo nossa gama de modelos e teremos prazer em informá-lo por e-mail assim que um produto estiver disponível para o seu veículo.
O processo de desenvolvimento pode levar alguns meses antes que um RaceChip seja lançado para garantir o máximo desempenho e uma condução segura.
Agradecemos sua compreensão, pois não podemos fornecer uma data de lançamento estimada.
Essa é a mesma resposta padrão que recebi quando perguntei sobre o chip para o V90. Não fiquei surpreso se você disse a eles XC60 T6.

Considerando que o motor T6 é o mesmo em seus modelos, eu fui em frente e encomendei o meu como se eu tivesse um S90, funcionou... até mesmo eles disseram que fazia sentido quando eu "confessei" que tinha um V90.

#48 ·
Não estou totalmente satisfeito que ir para o mapa 7 no RaceChip esteja me dando uma luz de verificação do motor com um erro do sensor do mapa po23d. Vou tentar limpá-lo e ver se ele retorna, mantendo-o no mapa 7. Se ele voltar, repetirei o processo no mapa 6 e assim por diante para desenvolver uma compreensão de quão alto ele pode estar sem acionar um código. Não estou entusiasmado por ter que me contentar com menos desempenho.

Estou surpreso que você não tenha acionado nenhum código? Você pegou o RaceChip GTS?

#49 ·
Você verificou suas conexões? Eu começaria por aí e redefiniria a luz. Se voltar, tente o mapa 6. Não tive nenhum erro, mas dirigi apenas cerca de 100 milhas durante todo esse tempo.

#50 ·
O erro ocorre porque o dispositivo Racechip aparentemente está apenas enganando o sinal do sensor MAP que a ECU está vendo para alterar o abastecimento.

A ECU está corretamente relatando um erro com o sensor MAP porque o está vendo fora das especificações em relação a todas as outras entradas.

Vocês dois podem não estar recebendo o mesmo erro por vários motivos, como temperatura do ar, altitude ou a intensidade com que você está acelerando.

Eu vou enfatizar novamente que essa forma de ajustar o desempenho do motor não é uma boa ideia.

#51 · (Edited)
Estou cético; as afinações Polestar e Heico não teriam atingido estes níveis mais cedo se fossem sustentáveis?