SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Compressor do A/C apreendido A Peste Negra Aviso imagens gráficas

634 views 4 replies 3 participants last post by  poortenga  
#1 · (Edited)
Volvo xc90 4.4 V8 de 2008, 173.000 milhas. Acabou de ser comprado sem ar condicionado. VIDA mostra baixo refrigerante com leituras de baixa pressão, indicando vazamento completo. VIDA tenta, mas não consegue engatar a embreagem do ar condicionado. A polia externa da embreagem do ar condicionado está girando, mas não está mais paralela à serpentina e está gemendo como um animal moribundo. A primeira foto abaixo mostra uma área circular preta na polia, indicando material de fricção da embreagem do ar condicionado derretido, relacionado a um compressor completamente travado.
Então, eu tenho a morte negra? A morte negra é quando o compressor com defeito superaquece o óleo refrigerante e o mistura com metal moído para formar uma lava preta e escorrendo que flui por todo o seu sistema de ar condicionado e o arruína, e no meu caso, levaria este belo carro para o ferro-velho.
O compressor estava tão travado que tive que desmontá-lo com um martelo para inspecioná-lo. O interior é como na foto, com destruição interna completa e pedaços de metal por toda parte. A boa notícia é que o óleo/refrigerante na saída de alta pressão mostrada do compressor parece muito bom. A má notícia é o cotonete mostrado, que foi retirado da saída do condensador.
Após alguma pesquisa, parecia que muitos recomendariam uma lavagem completa do sistema com a substituição das válvulas de expansão dianteira e traseira. Isso exigiria a remoção do painel, o que eu não me sinto capaz de fazer.
Então eu fiz o que pude. Aluguei uma máquina de lavagem de ar condicionado da Oreillys e fiz a lavagem reversa do sistema nas conexões de ar condicionado do firewall. Substituí o compressor e o condensador/secador com FCPEuro para a garantia vitalícia. A boa notícia é que tudo funciona. A má notícia é antecipar que meu sistema estava muito contaminado e que perderei meu ar condicionado em breve, quando meu novo compressor implodir novamente.
Então, eu adoraria ouvir alguém aqui dizer: "Eu vi 20 compressores piores que o seu e que nenhum Volvo jamais experimentou a Morte Negra. Lembre-se, Buddy, os Volvos duram para sempre e só morrem de uma conta bancária vazia. Você só precisa esquecer seu sistema de ar condicionado e esperar que as juntas da tampa da válvula vazem."

#3 ·
Boa pergunta. Eu adicionei a quantidade correta de óleo para o compressor, condensador, secador, lavei os evaporadores e para as linhas. Parecia muito óleo, mas funciona muito bem. A retrolavagem foi estranha porque eu não tinha um "saco receptor" para coletar as coisas de forma agradável. Acabei direcionando as linhas para potes e panos limpos. Dito isso, não vi nada parecido com o que é descrito como a morte negra. Em vez disso, eu só vi uma descoloração acinzentada nos panos e fluido de retrolavagem principalmente claro. Os detritos que encontrei nos cotonetes foram negativos para grudar em um ímã, então isso foi um alívio. Eu também abri a parte de trás do sistema no evaporador traseiro e tudo saiu limpo lá também. De acordo com o proprietário anterior, o ar condicionado traseiro nunca foi usado, então não tenho certeza de quantos detritos poderiam ter chegado lá. O fato de que ambas as válvulas de expansão parecem estar operando na frente e atrás me parece um bom sinal. Eu acho que elas teriam sido as primeiras a serem obstruídas. Eu me preocupo mais com a falha prematura do compressor.

#4 ·
Já vi coisas piores. Acontece. Geralmente, é necessária a substituição do compressor, do condensador com o filtro secador e da(s) válvula(s) de expansão com a lavagem do sistema. Se estiver funcionando bem sem substituir as válvulas de expansão, pode não ter sido o pior. Tenho quase certeza de que você não precisa remover o painel para substituir a válvula de expansão, apenas para a substituição do evaporador.

#5 ·
Obrigado. VIDA estava me dizendo para puxar o painel. Eu tinha novas válvulas de expansão em mãos. Puxei as tampas das linhas na parede corta-fogo e elas desapareceram profundamente no interior. Não vi mais nenhuma que pudesse desmontar do lado do compartimento do motor, então desisti. Além disso, eu era uma tigela de suor coberta com corante verde neon naquele momento.