SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Ajuda no diagnóstico de falhas de ignição (após reparo do coletor de escape)

5K views 20 replies 10 participants last post by  LizardOfBodom  
#1 ·
Olá, pessoas experientes!
Eu apreciaria sua contribuição para ajudar a solucionar este problema:
  • carro estava no mecânico para conserto do coletor de escape - motor foi abaixado, coletor consertado, motor de volta e tudo conectado
  • durante o test drive começou a se comportar de forma estranha (hesitação, picos de potência) durante a aceleração, eu testei e obtive os seguintes erros:
Image

- limpei todas as falhas (muitas delas devido à bateria desconectada etc etc) e tentei novamente, fiz algumas rodadas - o problema persiste - o motor parece funcionar OK em marcha lenta e em alta rotação em ponto morto, ele também dirige OK se não for pressionado com muita força (sem ruídos estranhos etc.). Assim que você começa a acelerar corretamente - começa a hesitar e a disparar. Pode acontecer ocasionalmente (acelerar-falha-acelerar enquanto mantém o pedal do acelerador pressionado) ou imediatamente.
Os códigos que voltaram são como abaixo
Image

- Deixei para solução de problemas amanhã, o mecânico acha que pode ser o sensor lambda dianteiro.
Seus pensamentos?
Deixe-me dizer que muito provavelmente esse problema foi ANTES do conserto do coletor - eu dirigi com o coletor muito solto por um mês (fumaça entrando na cabine, barulho terrível, mau desempenho), então acho que o problema foi causado ou existia antes da queda do motor.
  • velas de ignição trocadas há 14 mil milhas (marca Volvo)
  • bobinas e cabos de alta tensão nunca foram trocados (pelo menos nos últimos 110 mil milhas desde que tenho o carro).
  • TCV e outros cabos relacionados ao turbo foram verificados duas vezes, pensamos a princípio que era o TCV conectado de forma errada.

Alguma dica de onde procurar ou o que verificar usando Vida/Dice para restringir o problema - eu apreciaria
2005 V50 T5AWD.

Obrigado!

#2 ·
É possível que eles tenham estragado parte da fiação da bobina ao alcançar o motor?

#3 ·
É possível que eles tenham estragado parte da fiação da bobina ao alcançar o motor?
Não, como todo o motor foi colocado na subestrutura como está, eles nem sequer abririam a tampa da bobina, disseram-me.

#4 ·
Eu verificaria os conectores da ECM, para ter certeza de que estão limpos e totalmente conectados. Além disso, estou pensando em um injetor de combustível entupido. É possível que alguma sujeira/detritos tenham entrado na linha de combustível (que permanece com o chassi) durante a preparação para a remoção do motor e tenham chegado à flauta de combustível, entupindo um ou mais injetores.

#5 ·
Você teve falhas antes do motor ser removido? Se sim, então eu pensaria em velas de ignição sujas. O vazamento do coletor de escape poderia desregular os ajustes de combustível ou até mesmo fazer com que ele entrasse em modo de emergência (o que enriqueceria a mistura para evitar danos ao motor).

Eu verificaria os conectores da ECM, para ter certeza de que estão limpos e totalmente conectados. Além disso, estou pensando em um injetor de combustível entupido. É possível que alguma sujeira/detritos tenham entrado na linha de combustível (que permanece com o chassi) durante a preparação para a remoção do motor e tenham chegado à flauta de combustível, entupindo um ou mais injetores.
Inseguro sobre a 1ª pergunta - nas últimas semanas antes do conserto, o carro estava em péssimo estado - rangido do coletor na menor pressão do acelerador, fumaça do escapamento na cabine, às vezes ele engasgava ou mal acelerava, mas eu não li os códigos Vida - apenas o leitor OBD retornando o erro "válvula de controle de sucção presa". Se houvesse falhas, eu não percebi por causa do estado geral do carro, infelizmente.

Obrigado pelas dicas sobre ECM e injetores - vou verificar isso amanhã.

#6 ·
Essa é uma combinação de códigos, então não sei se é a resposta curta de mim. Por uma pequena chance, quando você puxar as velas, eu possivelmente concordarei com a postagem acima sobre velas sujas de óleo. Puxei minhas velas há cerca de 10 mil km atrás, quando comprei o carro recentemente, e havia pequenas poças de óleo nos poços das velas. Eu estava recebendo códigos de falhas aleatórias em 3 cilindros, e o carro estava falhando, mas ainda era dirigível. Não é a coisa correta a fazer, mas limpei os poços e as velas e as coloquei de volta. A maneira correta seria aplicar uma nova junta de onde vaza para o poço da vela de ignição, mas atribuí isso ao pensamento positivo de que isso ocorre porque o carro está parado há muito tempo e ocorreu alguma infiltração. Por suposição/acaso, pensei que os selantes poderiam se expandir e o vazamento desapareceria. Já se passaram 10 mil km desde então e não tive nenhuma falha ou código de falha desde então. Talvez eu puxe as velas quando tiver tempo para ver o que está acontecendo lá. Espero que alguém possa juntar sua combinação de códigos.

#7 ·
Por que o motor foi descartado? Muito mais trabalho quando o coletor é simples nesses carros. Eu tentaria trocar as velas/bobinas para diferentes cilindros e ver se a falha segue. Se não, pode ser necessário tentar trocar os injetores para ver se um está ruim. Se o problema persistir, você pode tentar um teste de compressão simples para ver se o motor está saudável. Será que eles podem ter deixado algo no coletor de escape, como um pano ou algo causando um entupimento? Já vi gatos ruins causarem falta de potência/hesitação

#8 ·
Por que o motor foi retirado? Muito mais trabalho quando o coletor é simples nesses carros.
...
Os pinos também precisavam ser substituídos e meu mecânico disse que é a melhor maneira para ele fazer isso, não posso discutir com isso. Obrigado pelos conselhos, passei adiante, verei o que ele diz.

whiteblock850v50 - obrigado, definitivamente vale a pena verificar as velas, farei isso. Não estou muito preocupado com os códigos da 1ª imagem - foi logo após reconectar o motor, etc., depois de limpá-los, até agora os únicos que estão recorrendo são as falhas de ignição (e o sensor airQ que estou ignorando nos últimos 6 anos).

Tenho lido sobre alguns outros casos de falhas de ignição, etc., e o meu não é tão consistente quanto o de outras pessoas - o carro fica em marcha lenta PERFEITAMENTE, não há códigos aparecendo ao acelerar em N ou ao dirigir suavemente. Ele só começa a hesitar ao acelerar e SÓ ENTÃO os códigos começam a aparecer.

estranho :/

#9 ·
O código de pressão de combustível ECM 2900 provavelmente vem de um sensor de pressão de combustível defeituoso. As juntas de solda da placa de circuito do circuito de pressão de combustível racham e causam problemas de funcionamento. O código ainda não retornou porque a placa de circuito não aqueceu o suficiente para abrir as juntas de solda rachadas. Eu substituiria o sensor de pressão de combustível na extremidade do trilho de combustível, apagaria os códigos e faria um novo teste. Faça uma reinicialização do cabo da bateria. Remova e toque no cabo da bateria por cerca de 10 segundos. Isso apagará e redefinirá a memória RAM armazenada no ECM. Coloque panos sob o sensor de pressão de combustível ao removê-lo. O gás escoará para o alternador ao remover o sensor. Além disso, quando você deixar cair o parafuso torx de 25 mm, os panos pegarão o parafuso.

#10 ·
O código de pressão de combustível ECM 2900 é provavelmente de um sensor de pressão de combustível defeituoso. As juntas de solda da placa de circuito de pressão de combustível ...
Obrigado - adicionarei à lista de verificações. O FPS causaria erros de falha de ignição? Eu costumava ter problemas de fps anos atrás, quando peguei o carro (100 mil milhas atrás) e o substituí, mas não me lembro de ler códigos de falha de ignição ...

#11 ·
Quando o FPS falhou no meu (com cerca de 109 mil milhas, se bem me lembro), não tive nenhuma falha de ignição durante a condução, mas o carro definitivamente cambaleou quando parou de ler corretamente. Foi uma falha intermitente, lia ~300 kpa e depois subia para 800 quando falhava, alguns minutos depois voltava à leitura correta e assim por diante). E nenhuma falha de ignição durante as partidas a frio.

#12 ·
Quando você faz um trabalho importante de combustão no motor (substituindo o catalisador, consertando vazamentos no escapamento, etc.) você pode ter que redefinir manualmente os ajustes de combustível para 0 usando a própria ferramenta VCT2000 (ou a embutida no VIDA). Se você não fizer isso, os ajustes podem oscilar e nunca redefinir corretamente.

#13 ·
Quando você faz um trabalho importante de combustão no motor (substituindo o catalisador, consertando vazamentos no escapamento, etc.) você pode ter que redefinir manualmente os ajustes de combustível para 0 usando a própria ferramenta VCT2000 (ou a embutida no VIDA). Se você não fizer isso, os ajustes podem oscilar e nunca redefinir corretamente.
oh, obrigado, esse é um ponto interessante - eles não seriam redefinidos pela desconexão de longo prazo da bateria?
Você sabe como fazer isso usando o Vida? (qual seção procurar?) Tenho algum conhecimento desta ferramenta, atualizei o Hilton, etc., mas não tenho certeza de onde procurar esta parte em particular?
Obrigado

#15 ·
Ouvi de proprietários de oficinas Porsche e Audi que conectar os cabos da bateria e deixá-los conectados durante a noite é a maneira de descarregar TODOS os capacitores do sistema elétrico. Mito ou verdade, não sei; mas sempre que uma redefinição de 15 segundos ou 15 minutos não funciona para mim, tento a noite/24 horas. Tive resultados mistos e não os documentei, então apenas tente e talvez possa ajudar neste caso, talvez não.

Um dos mecânicos trabalhou em uma concessionária Porsche antes de abrir sua oficina e disse que era quase uma política não escrita que eles tinham na concessionária para tratar os carros que chegavam com a redefinição do cabo durante a noite antes de puxar os códigos e começar a trabalhar no dia seguinte.

Não sei se este procedimento redefine STFT e LTFT nestes veículos específicos.

#17 ·
Obrigado por todos os conselhos acima.
pequena atualização - sensor o2 dianteiro substituído, pois meu mecânico insistia que era a causa. Após a substituição, o carro realmente ficou BOM por cerca de 30 km, não perdeu uma batida. Por um pequeno momento fiquei feliz, mas não durou muito - começou a falhar novamente na aceleração, depois na velocidade de cruzeiro normal e então começou a falhar constantemente. Neste momento, o carro falha o tempo todo - marcha lenta, rotação, direção - não importa. Falha do 3º cilindro o tempo todo, ocasionalmente mostrando falha em outros, mas o cilindro 3 parece ser o problema constante/principal.
De acordo com os conselhos, fiz o seguinte:

• reset da bateria

• reflash da ECU (último mapa de configuração bom da Hilton, com o qual eu estava dirigindo nos últimos 4 anos)

• pressão de combustível verificada - parece normal, relatou cerca de 400 em marcha lenta, etc.

• trocou a bobina 3 com a bobina 2 - não fez diferença, a falha no cilindro 3 ainda persiste.

• nenhum outro código aparecendo, exceto falha

Neste ponto, restam apenas mais 2 opções - trocar/verificar as velas e os injetores, farei isso na terça-feira, pois não sou tecnicamente qualificado para fazer isso sozinho. Não tenho certeza se o teste de compressão é necessário, pois o carro não andaria bem por 30 km se fosse um problema de compressão, não é?
Se houver mais alguma coisa em que você possa pensar - agradeço o conselho.
Saudações

#18 ·
Você verificou a fiação da bobina nº 3? Você confirmou a faísca no cilindro nº 3? Para mim, não parece um problema de combustível, mas coloque uma luz de teste no injetor nº 3 para confirmar se ele está disparando corretamente.

Você tem acesso a um scanner que pode gravar dados durante a condução? Isso vai oferecer muito mais informações úteis do que apenas testar em marcha lenta.

#19 ·
...
Você tem acesso a um scanner que pode gravar dados durante a condução? Isso vai oferecer muito mais informações úteis do que apenas testar em marcha lenta.
Sim, eu tenho Vida+DiCe e scanner OBD sempre à mão no carro, então eu posso tirar várias leituras, o problema é que eu geralmente não tenho certeza de quais dados registrar e como interpretá-los. Por exemplo, ao diagnosticar o acima, que informações você exibiria ao dirigir para registrar o comportamento? Como exemplo, tirei uma foto dos dados que registrei alguns dias atrás (em ponto morto) com algo que eu acho que é uma informação útil, mas não tenho certeza se isso me diria alguma coisa? Como você provavelmente sabe, eu só posso registrar 10 itens de cada vez.
Image

** também atualização sobre o meu caso** - deixei o carro com meu mecânico ontem novamente e ele substituiu todas as 5 velas - o carro começou a funcionar OK novamente e até agora, após 120 km rodados, não há falhas voltando (para não dar azar). O carro também parece ágil e dirige muito bem em geral, mas eu ainda não verifiquei os logs de boost etc, no momento é apenas "dinamômetro de bunda". Estou constantemente preocupado que a falha de ignição volte, pensando que as velas foram o resultado e não a causa, mas veremos nos próximos dias.
Obrigado a todos pela ajuda neste caso.

#21 ·
So what I am hearing is that touching the exhaust manifold will release a curse upon the sparkplugs?
Por todos os meios de magia negra - sim!
Embora, se você quiser uma abordagem mais científica, a explicação de dirigir com o coletor solto causando a ECU a enlouquecer com uma relação a&f e causando as velas a ficarem ruins após meses dirigindo assim, seja mais provável :>

ou estas velas OEM que tinham apenas 15.000 milhas estavam com defeito.

escolha sua escolha :)