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Este é um problema de solenóide VVT - ou pior?

16K views 46 replies 8 participants last post by  pczeilon  
#1 ·
Olá pessoal -

Para ser honesto, não estou totalmente claro sobre o que essa coisa é/faz, mas ao fazer algumas pesquisas, parece que o problema que estou enfrentando pode se resumir a isso. Qualquer conselho/perspectiva é muito apreciado!

Meu '05 S40 T5 está agora com cerca de 88.000 milhas. Na inicialização (especialmente quando está frio lá fora) e apenas por cerca de 5-10 segundos, ouço um ruído muito claro que emana da parte superior do motor imediatamente à direita da tampa de enchimento de óleo. Som muito semelhante ao ruído do tucho. Novamente, ele desaparece bem rápido, e então nenhum ruído (então o motor ainda está relativamente frio, e ao dar mais aceleração, não está recorrendo - novamente, apenas na inicialização em um motor frio.) Estou usando o peso do óleo especificado pelo OEM e totalmente sintético (cerca de 2.000 desde a última troca de óleo.)

Fiz uma pesquisa por "clatter" e "rattle" na inicialização e aprendi sobre essa coisa de solenóide VVT, mas não estou claro sobre o que é, nem sobre o quão fácil (ou não) é substituí-lo. Então, minhas perguntas são:

1.) Alguma informação sobre o que pode ser isso? Claro que estou preocupado que seja um problema grave.
2.) Existe uma boa maneira de solucionar problemas/testar essa peça - ou é do tipo "substitua e veja o que acontece"?
3.) Acho que pode haver duas partes para o solenóide VVT no T5, em locais diferentes. É necessário trocar os dois?

Então, novamente, opiniões/informações seriam muito apreciadas. As oficinas aqui - embora não necessariamente ruins - são, na minha opinião, "oportunistas". Eu realmente gostaria de resolver isso o máximo possível primeiro.

Obrigado!!

Eric
 
#3 ·
+1 ao que mercdude disse.

Se é sobre o que eu acho que você está falando, eu tenho o mesmo ruído de "chocalho", e tenho ele desde que tenho meu carro. É pior em partidas a frio. Se é sobre o que eu acho que você está falando, então eu também tenho.

Enviado do meu ONEPLUS A5010 usando o Tapatalk
 
#5 ·
+1 ao que mercdude disse.

Se é sobre o que eu acho que você está falando, eu tenho o mesmo ruído de "chocalho", e tenho ele desde que tenho meu carro. É pior em partidas a frio. Se é sobre o que eu acho que você está falando, então eu também tenho.

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Eu também. Tenho quase certeza de que é apenas desgaste nos tuchos mecânicos. Eles fazem uma barulheira danada, especialmente a frio se o carro não for dirigido por alguns dias. Provavelmente precisa ser ajustado, mas ninguém sabe como fazer isso, incluindo as concessionárias. ha!
 
#7 ·
Não há ajuste para a folga da válvula e os tuchos não têm calços. A única maneira de ajustar é trocar o próprio tucho. A folga também é bastante difícil de medir porque a tampa da válvula é o que mantém o eixo de comando no lugar. Então você precisa de uma ferramenta especial da Volvo para segurar o came para baixo para que você possa até mesmo fazer a medição. Depois de ter suas medições, você faz um pedido na concessionária para os tuchos que deseja e os tem em alguns dias. Então você pode finalmente começar a remontar seu carro. É por isso que ninguém faz o ajuste. É um processo árduo, longo e caro. É melhor apenas lidar com o tique-taque. Você pode tentar um óleo um pouco mais espesso ou algum aditivo. Eu recomendaria tentar Rotella T6 5W-40 para começar.
 
#9 ·
Não há ajuste para a folga da válvula e os tuchos não têm calços. A única maneira de ajustar é trocar o próprio tucho. A folga também é bastante difícil de medir porque a tampa da válvula é o que mantém o eixo de comando no lugar. Então você precisa de uma ferramenta especial da Volvo para segurar o comando para baixo, para que você possa até mesmo fazer a medição. Depois de ter suas medições, você faz um pedido na concessionária para os tuchos que deseja e os tem em alguns dias. Então você pode finalmente começar a remontar seu carro. É por isso que ninguém faz o ajuste. É um processo árduo, demorado e caro. É melhor apenas lidar com o tique-taque. Você pode tentar um óleo um pouco mais espesso ou algum aditivo. Eu recomendaria tentar Rotella T6 5W-40 para começar.
Certo. Mas o procedimento técnico não é conhecido pela concessionária ou oficinas independentes. Eu considerei fazer isso sozinho, mas você está certo - o ruído é apenas irritante, não é um requisito técnico. Descobri que o óleo euro 0w-40 um pouco cheio demais faz muito para silenciar o tique-taque do tucho. Apenas para sua informação
 
#8 ·
Para tranquilizá-lo sobre sua pergunta original, não é um problema de VVT. Eles são muito confiáveis, além disso, você receberá um CEL se realmente apresentarem mau funcionamento.
 
#10 ·
Obrigado pczeilon. Sim - a correia dentada foi feita há cerca de 7 mil km, por uma oficina Volvo conceituada.

Na verdade, não são boas notícias (para mim :) ) que seja improvável que seja um problema de VVT. Você vê, esse som que estou descrevendo surgiu de repente, então é mais preocupante agora. Não acho que seja ruído de tucho, mas é claro que posso estar errado.

Devo postar um vídeo/áudio em breve.

Muito obrigado pessoal!
 
#11 ·
Quando você diz que o som está à "direita" do enchimento de óleo, isso significa quando visto de frente? Ou seja, o ruído está aproximadamente entre os cilindros 2 e 3?

Os solenóides VVT estão na frente da cabeça, e eles realmente não fazem nenhum barulho. Eles são modulados por largura de pulso para regular a pressão do óleo que empurra para os cubos das polias da came. Essa pressão hidráulica torce as polias para variar os tempos da came.

Isso começou por volta da troca de óleo sintético de 2K km atrás, e você usou o mesmo óleo que nas trocas anteriores? Uma batida de curto prazo certamente soa como um problema de óleo, seja muito fino, ou uma restrição, ou uma goteira, esse tipo de coisa.
 
#12 ·
Tmtalpey - Obrigado por participar. Sim - eu deveria ter sido mais claro - é logo à direita do orifício de enchimento de óleo quando se olha para o carro (então em pé na frente, olhando para baixo para o motor).

Estou supondo que começou há cerca de 200-300 milhas atrás... não com a última troca de óleo. Também parece que a marcha lenta é mais alta na inicialização (significando mais alta do que a marcha lenta alta imediata após a partida, que se estabiliza após cerca de 10 segundos).
 
#13 ·
Pode ser uma pergunta engraçada, mas você sente cheiro de escape na cabine quando você dá a primeira partida a frio e isso acontece? Uma flange do coletor rachada ou aberta pode fazer esse tipo de barulho, e ela se fechará rapidamente quando a peça aquecer.
 
#14 ·
Pode ser uma pergunta engraçada, mas você sente algum cheiro de escape na cabine quando você liga pela primeira vez a frio e isso acontece? Uma flange do coletor rachada ou aberta pode fazer esse tipo de barulho, e ela se fecha rapidamente quando a peça aquece.
Bem, engraçado você perguntar. :) Não na cabine, e não cheiro de escape... mas às vezes sinto um cheiro direto de gasolina se eu tiver o capô aberto por alguns segundos (embora eu não tenha visto nenhuma evidência de um problema). Tenho que admitir que a perspectiva de um coletor rachado ou aberto é preocupante. Você está falando do coletor de escape? Parece que sim. Quais outros sintomas podem haver? Novamente, não estou sentindo cheiro de escape... Eu conheço esse cheiro, é claro.
 
#15 · (Edited)
Sim, coletor de escape. O do turbo é um pedaço bastante grande de ferro fundido/aço e sabe-se que ele "levanta" da cabeça. É segmentado com cortes, por isso tende a afetar apenas um cilindro, se for o caso.

Um cheiro de gasolina é uma forte dica, no entanto. Isso absolutamente não deveria acontecer, o sistema é selado na frente. Pode valer a pena cheirar com um medidor de hidrocarbonetos, isso pode dar algumas pistas. Mas se isso só acontecer quando estiver frio como pedra, isso pode significar passar a noite em uma oficina amiga. E pode não estar relacionado ao problema.

Você tem um estetoscópio ou um pedaço de tubo? Localizar o ruído pode talvez dizer muito.

[edit]

Ooh! Vela solta?
 
#16 ·
Sim, acho que vou ter que engolir e ir com isso para a loja. Estava realmente esperando poder ter uma ideia bastante decente do que pode estar acontecendo primeiro, mas percebo/entendo como isso é difícil na net. Novamente, porém, vou tentar postar aquele vídeo amanhã (pena que meu eu cabeça-de-vento não consegue fazê-lo, como já fiz em outros sites, porque é um bom vídeo/áudio. :))

PS - as velas - eu fiz isso sozinho há cerca de 3 mil km e estou confiante de que uma solta é improvável (admitindo, é claro, que tudo é possível).
 
#17 ·
OK, acho que tenho o vídeo configurado. Youtube.

É muito mais pronunciado/distinto/alto quando o ouve "pessoalmente". Você o ouvirá, no entanto - de 1 a 10 segundos. Então, ele irá para sua marcha lenta alta fria usual e terminará com a marcha lenta normal.
 
#18 ·
IMO pequena fuga de escape, provavelmente na extremidade esquerda da cabeça (cy. no. 1?). Eu tentaria ver se esses parafusos de escape estão soltos. Aposto que você consegue dar 1/2 volta neles. Eles só precisam de cerca de 20 libras de torque, então esteja atento ao estresse.
 
#19 · (Edited)
Na minha opinião, pequena fuga de escape, provavelmente na extremidade esquerda da cabeça (cil. nº 1?). Eu tentaria ver se esses parafusos de escape estão soltos. Aposto que você consegue dar meia volta neles. Eles só precisam de cerca de 20 libras de torque, então esteja atento ao estresse.
Obrigado - eu deveria verificar esses parafusos. Eles são acessíveis sem ter que remover um monte de coisas?

Edição: Não importa - eu vejo o tutorial DIY sobre o procedimento da junta do coletor. Este fim de semana, vou remover o tubo de admissão e ver se consigo chegar a esses parafusos.

Enquanto isso, se alguém mais tiver alguma ideia depois de ouvir o vídeo, me avise.

Obrigado!
 
#20 ·
Bem simples: remova a entrada de ar (e o conector inferior), remova a proteção do escapamento e você terá acesso a todos os parafusos. Eles têm 12 mm e podem ser utilizados com bastante facilidade, inclinando-se/deitando-se sobre o motor. Pelo menos não é um mau lugar para começar. Se você descobrir que os parafusos estão soltos e, depois de apertá-los, ainda ouvir o som de vazamento do escapamento, provavelmente precisará substituir a junta. Esse não é um trabalho divertido, mas pode ser feito por você mesmo. Outra área para verificar seriam os parafusos do coletor de admissão. Eles são um pouco mais difíceis de acessar, mas o mesmo vale para esses parafusos (torque máximo de 20 libras).
 
#21 ·
Definitivamente um vazamento no escapamento, e sim, um pequeno. Difícil, no entanto, identificar a localização. Um som semelhante pode acontecer se os parafusos da flange do tubo de cabeçalho se soltarem, o que é outro evento comum.

Apertá-los é certamente possível de fazer sozinho, mas como mencionado, vá com calma no torque. Honestamente, se você tiver uma boa oficina, pode querer confiar a eles. Este tipo de trabalho pode dar errado rapidamente se algo der errado.
 
#22 · (Edited)
Muito obrigado a todos. Sim - acho que vou pecar pelo excesso de cautela e pedir à oficina para analisar isso. Confio na capacidade deles (uma oficina Volvo independente de boa reputação com mais de 30 anos de experiência, mas acho que eles são bastante caros e podem inflacionar os problemas... mas não tão ruim quanto a concessionária.)

Vou levar na segunda à noite para que eles possam ouvir com clareza na terça de manhã. Vou presumir, a menos que ouça o contrário, que deve ser OK para dirigir pela cidade (muito pouca quilometragem.)

Postarei de volta com o que eu aprender. Estou rezando para que não seja um conserto caro, pois perdi mais de 5 mil em despesas não planejadas nas últimas 8 semanas. :( (mas não relacionado à Volvo. :))

Obrigado novamente!
 
#23 ·
Você pode dirigi-lo pelo tempo que quiser. Como o vazamento é pequeno e praticamente se fecha em alguns segundos, não é nada demais para a maior parte da sua viagem. No entanto, não vai melhorar. Mande verificar em breve.
 
#25 ·
You could drive it for as long as you like. Since the leak is small and pretty much closes up in a few seconds, it's a big nothing for most of your trip. However, it won't get better. Get it looked at soon.
Farei isso - vou mandar verificar na terça-feira, então espero saber algo até o final daquele dia. Novamente, postarei de volta com o que eu aprender. Obrigado novamente a todos!
 
#24 ·
Uma pequena fuga no escape pode causar um código P0101 MAF? Não consigo dizer se o som do OP é o mesmo que o meu, mas vou verificar de qualquer maneira. O meu soa um pouco como tuchos e acontece por meio segundo a cada partida e depois desaparece, mais alto em partidas a frio.

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#31 ·
Um pequeno vazamento no escapamento pode causar um código P0101 MAF? Não consigo dizer se o som do OP é o mesmo que o meu, mas vou verificar de qualquer maneira. O meu soa um pouco como tuchos e acontece por meio segundo a cada partida e depois desaparece, mais alto em partidas a frio.

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Então você ainda tem esse código?! Não, um pequeno vazamento no escapamento não causaria isso. Pelo que vi, o som que você descreve é "normal". O meu faz o mesmo som e muitos outros que eu tentei e ouvi também.
 
#26 ·
Acho que isso é um pouco conservador. É muito fácil apenas verificar o aperto dos parafusos do coletor. Se, por outro lado, você precisar de uma junta nova e os parafusos estiverem em mau estado, considere uma oficina. Só para sua informação, uma oficina cobrará o mesmo custo para a substituição de uma junta de $12 do que para a instalação de um novo turbo - ou seja, $1000+ fácil.
 
#27 ·
Na minha opinião, isso é um pouco conservador. É muito fácil apenas verificar o aperto dos parafusos do coletor. Se, por outro lado, você precisar de uma junta nova e os parafusos estiverem em mau estado, considere uma oficina. Só para sua informação, uma oficina cobrará o mesmo custo para a substituição de uma junta de $12 do que para a instalação de um novo turbo - ou seja, $1000+ fácil.

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Sim, essa é a minha preocupação, com certeza. Tenho pensado bastante nisso. :)

Conhecendo-me, posso entrar lá no domingo para ver o que é possível. Os parafusos que prendem a proteção térmica parecem muito enferrujados - alguns têm molas ao redor (isso é típico?) Parece que alguns ao longo do topo e um mais baixo no centro do vão da proteção. Correto? Mais alguma coisa que eu deva estar ciente antes de tentar remover a proteção térmica?

Se eu conseguir remover a proteção (se eu tentar), terei muito cuidado para não colocar muita força nos parafusos do coletor.
 
#28 ·
Sim, os 2 parafusos externos têm molas. Suponho que eles estão lá para manter a tensão na blindagem, a fim de evitar que ela chacoalhe. Borrife generosamente óleo penetrante nos parafusos na noite anterior a decidir trabalhar no carro. O mesmo para os parafusos do coletor. Vá com Deus...
 
#29 ·
Sim, os 2 parafusos externos têm molas. Suponho que eles estão lá para manter a tensão na proteção, a fim de evitar que ela chacoalhe. Borrife generosamente óleo penetrante nos parafusos na noite anterior a decidir trabalhar no carro. O mesmo para os parafusos do coletor. Vá com Deus...
+1

Também pegue leve no torque, confie em mim, colocar helicoils lá é um PITA. Se você encontrar algum que esteja apertado com os dedos, retire-os completamente e verifique se há AL nas roscas, se estiverem danificadas, não adianta colocá-los de volta sem reparo da rosca, pois eles sairão novamente.
 
#30 ·
Bem, não me importo de partilhar que me acovardei e entreguei o carro à oficina. Embora não tenha vergonha do meu histórico geral, não é incomum que eu faça algo de forma desajeitada... e não queria correr o risco de partir um prisioneiro ou algo assim.

Eles deveriam ter começado a analisar isso esta manhã, por isso espero receber uma chamada em breve com pelo menos o seu diagnóstico e o curso recomendado. Pode muito bem ser necessário pedir a vossa opinião se o que eles estão a dizer não fizer totalmente sentido (e, de qualquer forma, publicarei de volta como isto acaba).

Mais uma vez, muito obrigado a todos vocês que ofereceram as vossas ideias/conselhos. Este site é ótimo.
 
#34 ·
Eu realmente tenho VIDA, lol.

Eu tenho um tópico inteiro onde mergulhei tão fundo no código e seu significado. Eu substituí muitas coisas diferentes relacionadas a ele e, infelizmente, não tive sorte.

Este é o link para o tópico: http://forums.swedespeed.com/showthread.php?t=419009

Sinta-se à vontade para ler e ver tudo o que eu e outros membros do swedespeed passamos! Qualquer ajuda com qualquer coisa no tópico seria muito apreciada.

Já faz um tempo, então, neste ponto, estou aberto a qualquer coisa. Obrigado! [emoji3]

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#35 ·
Procurei naquele tópico e ainda não vejo o DTC da Volvo. Este será um código começando com "ECM", seguido por quatro dígitos hexadecimais. Pode haver mais de um código armazenado.
 
#36 ·
Analisei essa thread e ainda não vejo o DTC da Volvo. Este será um código começando com "ECM", seguido por quatro dígitos hexadecimais. Pode haver mais de um código armazenado.
Desculpe, minhas desculpas. Às vezes, eu posto imagens do vida que o contêm. É ECM-130A - Sinal MAF defeituoso.

Posso enviar uma imagem que contém todas as informações no momento em que o código é lançado/armazenado do VIDA, mas não quero postar aqui e sequestrar o tópico. Então, enviarei para sua MP.

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#37 ·
Olá pessoal. Como prometido, uma atualização... o mínimo que posso fazer pela vossa ajuda.

Eram, de facto, parafusos do coletor soltos. Duas horas de trabalho e pronto (cerca de 200 dólares). Um grande alívio, dado que (como mencionado anteriormente) esta oficina, penso eu, tem a tendência de inflacionar um problema às vezes. Por isso, para ser justo com eles, eles reconquistaram alguma confiança minha.

Estou contente por não ter tentado eu mesmo - tmtalpey acertou. Vêem, o sítio onde o levei tem sido especialista em Volvo há décadas, e até eles partiram um. A ordem de serviço diz "substituído por um parafuso adequado", por isso espero que seja de facto adequado/correto. Também dizia que alguns estavam soltos.

Por isso sim, bastante aliviado. Estarei mais aliviado de manhã quando lhe der uma partida a frio e saberei então com absoluta certeza que este era o problema. Espero que sim, dado que os parafusos foram encontrados soltos.

Eu sei que já disse isto antes, mas vou dizê-lo novamente - este sítio é um grande, grande recurso e eu aprecio muito as vossas opiniões. Como digo à minha filha (que acabou de tirar a carta): a última coisa que se quer fazer é entrar numa oficina sem estar munido de pelo menos alguma compreensão superficial de carros e, de preferência, uma ideia do problema em questão.
 
#38 ·
Ficamos felizes em ajudar. Dor compartilhada, conhecimento compartilhado, experiência compartilhada, tudo se soma.