SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Modos de Condução -D/S/M... Sem "eco" no S60 T6 de 2012. Há alguma forma de obter um?

2.8K views 12 replies 11 participants last post by  AllanM  
#1 · (Edited)
Olá Swedespeed,

O meu S60 T6 de 2012 anda muito bem como está, mas acho que poderia realmente beneficiar de um modo "eco". Parece que o carro tem essa capacidade, mas eles simplesmente não incluíram o modo.

No modo "D" é relaxado, previsível, fácil de produzir uma aceleração suave e constante para a condução diária e a condução com passageiros. Não bloqueia o conversor de forma tão agressiva (quase nada) na 1ª/2ª mudança, por isso é mais "pastoso" durante a aceleração normal na partida, mantendo uma capacidade de resposta decente, mantendo as mudanças um pouco mais do que o motor realmente precisaria para produzir a mesma aceleração a uma determinada velocidade. Pelo que posso dizer, ele usa alguma "manha" entre a placa do acelerador e a atuação da válvula wastegate para "ter o boost pronto" para que possa responder a uma maior demanda de torque do motorista de forma bastante responsiva, sem precisar de uma redução de marcha. A programação em "D" é muito bem pensada e executada sob a perspectiva de "prazer de dirigir diariamente". Acredito que eles estavam tentando obter essa experiência de condução "NA-V8" do 3.0T e certamente é assim na maior parte do tempo. Não há nada de "errado" com este modo de condução. É o melhor para dirigir com passageiros para lhes dar uma experiência de condução suave.

No modo "S", a transmissão bloqueia agressivamente o conversor cedo e as mudanças são mais apertadas/rápidas. O motor parece sempre tentar construir boost e o acelerador é muito "sensível". Mesmo um movimento relativamente pequeno do pedal do acelerador produzirá arranques de coelho e aceleração rápida com altas rotações ou mudanças rápidas e curtas, dependendo de quanto acelerador é aplicado. Uma coisa que notei sobre este modo é que, quando é conduzido suavemente, usando movimentos muito ligeiros do pedal do acelerador, ele pode produzir tanta ou mais aceleração quanto o modo "D" faz com uma atuação moderada do pedal, mas o faz com um bloqueio do conversor muito mais agressivo, construção de boost e mudanças curtas... Menos RPM, mas mais aceleração.

Quando o modo "S" é conduzido desta maneira suave, ele "age" mais como um modo "eco" em carros equipados com ele, especialmente se o motorista for muito intencional em manter as entradas do pedal muito, muito pequenas. Ao realmente dirigir o modo "S" o mais suavemente possível, o carro realmente produz uma melhor economia de combustível média do que ao dirigir em "D".

Tentar "utilizar" os 10% superiores ou menos do curso do pedal (ou menos) é difícil e fácil de exagerar, mas eu realmente gosto dessa sensação "direta" de bloqueio agressivo do conversor e mudanças curtas na condução normal. Eu gostaria que este carro tivesse um modo que pegasse os 10% superiores do curso do pedal para o modo "S" e o espalhasse por cerca de 50% do curso do pedal. Basicamente, mantenha as mudanças curtas, o bloqueio agressivo do conversor e a construção de boost, mas torne-o "fácil" com uma experiência de pedal relaxada. -MODO ECO-

----------------

Estou curioso para saber que efeito a afinação Polestar, ou outras opções de reprogramação do mercado de reposição, teriam neste carro, e se alguma delas oferece uma experiência de condução semelhante ao "modo eco" em qualquer um dos modos, ou se tal característica de condução poderia ser solicitada, ou mesmo adicionada de alguma forma como um 3º modo "oculto" por um sintonizador? Para o meu H3, tenho esta pequena caixa com vários programas de motor diferentes que posso usar para "piscar" a ECU através da porta OBD. É um injetor de porta de compressão 10,5:1 que foi "sintonizado" de fábrica para funcionar com 87 octanas. Isso significa que eles tiraram o torque da extremidade inferior para proteger o motor da detonação. Esta pequena ferramenta de programação permite-me "remapear" o motor para um programa otimizado para 91+ octanas, que "desbloqueia" muito mais torque disponível na faixa de marcha lenta-3500RPM.

----------------

O que vocês todos acham? Esta geração inicial do P3 T6 da Volvo está perdendo uma programação importante que deveria estar disponível? Acredito que os T6 de 2014 e posteriores têm um modo ECO, mas não tenho certeza se eles o têm nos veículos equipados com o motor SI6 ou não.

#4 ·
O modo ECO é literalmente nada mais do que uma cor verde sofisticada na tela e, se você dirigir com cuidado suficiente, uma pequena folha aparece. A dirigibilidade real, pelo menos no meu carro de 2015, parece exatamente a mesma.
Eu definitivamente consigo notar uma diferença no modo ECO no meu carro de 2018. Não sei se está limitando a entrada do acelerador, limitando o aumento de potência ou uma combinação dos dois (ou mais coisas), mas é definitivamente menos responsivo e mais lento, com diferentes pontos de troca de marcha em comparação com os modos normal e esportivo.

#3 · (Edited)
Sim, infelizmente, não há realmente nada aqui para mudar. Seria bom se mais fabricantes instalassem mapas de limitação de impulso como modos. Se você não atualizou seu TCM recentemente, você deve verificar com o revendedor para ver se há uma nova versão. Lembro-me de receber uma atualização do TCM logo após comprar o carro usado e isso reduziu significativamente a resposta instável do acelerador no modo esportivo.

#6 ·
Concordo com uma melhor economia de combustível ao dirigir com cautela no modo Sport. Tenho resultados ainda melhores usando o modo manual. Uma vez, consegui aumentar a autonomia para 600 milhas, com 100 milhas na viagem ao redor de DC. As maravilhas do hypermiling!

#7 ·
O modo ECO é literalmente nada mais do que uma cor verde chique na tela e, se você dirigir com cuidado suficiente, uma pequena folha aparece. A dirigibilidade real, pelo menos no meu 2015, parece exatamente a mesma.
Interessante! Eu me pergunto... talvez o modo "eco" nos anos de facelift, esteja apenas fornecendo um programa de mudança/acelerador diferente nas linhas de transmissão drive-E i4. Os i5/i6 mais antigos recebem o "botão" e a "folha", mas talvez nada mais do que informativo. Isso parece uma suposição razoável?

Sim, infelizmente, não há realmente nada aqui para mudar. Seria bom se mais fabricantes instalassem mapas de limitação de impulso como modos. Se você não atualizou seu TCM recentemente, deve verificar com o revendedor se há uma nova versão. Lembro-me de receber uma atualização do TCM logo após comprar o carro usado e isso reduziu significativamente a resposta irregular do acelerador no modo esportivo.
Eu me pergunto se há uma maneira de procurar qual versão está atualmente carregada versus qual versão está disponível... Eu tenho uma configuração VIDA/DICE que tenho alguma experiência usando para coisas diversas.

Concordo com uma melhor MPG dirigindo com cautela no modo Sport. Tenho resultados ainda melhores usando o manual. Uma vez, consegui uma autonomia de 600 milhas com 100 milhas na viagem ao redor de DC. As maravilhas do hypermiling!
Sim, eu costumo usar o modo S na largada com entrada suave do acelerador para obter a "mudança curta-rápida" na 1ª-3ª marcha, depois vou para o manual e mudo em torno de 1900RPM. Acho que este motor, especialmente em noites e manhãs frias, tem torque suficiente para acompanhar o tráfego normal abaixo de 2K RPM.

O melhor que consegui foi 26 mpg e cerca de 450 milhas em um tanque em direção mista. Eu não faço nada de particularmente especial para o propósito de "hypermiling", embora

#12 ·
Eu tenho Eco no meu T5. Eu nunca uso, nunca vi uma razão para isso, eu tentei e dei uma chance justa. Quase toda a minha condução é em autoestrada, cerca de 130-140 km/h, eu não uso sport com frequência. Eu nunca sinto falta de potência ou incapacidade de ultrapassar alguém, usarei sport se alguém quiser brincar ;) Eu tenho uma média de 29 mpg medidos por tanque, e o carro mostra uma velocidade média de 82 km/h. Se eu fizesse mais condução na cidade, eu ainda não usaria eco, porque isso só me faz querer pisar mais forte no acelerador. Mas mesmo em tanques na cidade (eu meço cada tanque) eu ainda consigo mais de 26. É a maneira como você dirige. Eu planejo com antecedência e minimizo o uso do freio (ainda tenho as dianteiras originais com 160.000 km medindo acima da especificação) para obter a economia de combustível. Se você gosta da folha verde para mostrar, boa sorte, mas economia e potência/velocidade/rapidez estão na maneira como você dirige. YMMV

#13 ·
Eu tenho Eco no meu T5. Eu nunca uso, eu não vi uma razão para isso, eu tentei e dei uma chance justa. Quase toda a minha condução é em auto-estrada a cerca de 80-85 mph, eu não uso esportes com frequência. Eu nunca sinto falta de potência ou incapacidade de ultrapassar alguém, eu uso esportes se alguém quiser brincar ;) Eu tenho uma média de 29 mpg medidos por tanque, e o carro mostra uma velocidade média de 51 mph. Se eu dirigisse mais na cidade, eu ainda não usaria eco, porque isso só me faz querer pisar mais forte no acelerador. Mas mesmo em tanques na cidade (eu meço cada tanque) eu ainda consigo mais de 26. É a maneira como você dirige. Eu planejo com antecedência e minimizo o uso do freio (ainda tenho as frentes originais com 100K medindo acima da especificação) para obter a economia de combustível. Se você gosta da folha verde para mostrar, força, mas economia e potência/velocidade/rapidez estão todas na maneira como você dirige. YMMV
Mudanças suaves com conversor destravado e pontos de mudança mais altos proporcionam uma boa experiência de condução que não precisa de uma redução de marcha se você pedir um pouco mais, mas também desperdiça combustível no processo. Na minha experiência, alguns carros com "luzes de folha verde" fazem mais do que apenas mudar a agressividade do acelerador, eles também travam o conversor mais cedo e o mantêm assim com mais frequência e agressividade, e tentam utilizar o motor no torque máximo disponível para uma determinada rotação antes de reduzir a marcha, e são mais relutantes em reduzir a marcha totalmente, o que torna mais fácil dirigir o carro de uma maneira que maximize a economia de combustível.

Há mais nisso do que apenas como você dirige, há também como a programação do sistema permite que você o dirija.