SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Códigos e problemas do motor com V50 2.4i 2004

8.2K views 14 replies 3 participants last post by  alvasilev  
#1 ·
Olá pessoal, sou novo nos fóruns (finalmente parei de espreitar e decidi criar uma conta),

Eu tentei encontrar um tópico que respondesse às minhas perguntas, mas sem sucesso.

Comprei meu V50 2.4i 2004 (170 cv) há cerca de dois meses, desde então o seguinte foi alterado: correias, óleo, filtros, velas de ignição, medidor de massa de ar. Sei com certeza que a embreagem precisa ser trocada (ainda dirigível).

Algumas semanas atrás, o carro começou a ser um problema. Começou a "hesitar" de repente ao andar em alta velocidade (de 80 km/h a 140), como se o motor estivesse sem gasolina, mas não está (nesse ponto trocamos as velas).
O problema continua. Ontem, sem nenhum aviso, de repente começou a perder potência e finalmente morreu na beira da estrada, e toda vez que eu tentava ligá-lo, ele morria alguns segundos depois.
Cerca de 20 minutos depois, consegui ligá-lo (sem fazer nada) e continuar meu caminho como se nada estivesse errado.

Conectei o VIDA ao carro e obtive o seguinte:

ECM-2B00 Sensor de temperatura do combustível - Sinal muito alto (vermelho)
ECM-914C Válvula de aceleração - Sinal muito baixo (vermelho)
ECM-2B0A Sensor de temperatura do combustível - Sinal defeituoso (amarelo)
ECM-2B0B Sensor de temperatura do combustível - Sinal muito alto (vermelho)
ECM-640A Controle da árvore de cames de admissão - Sinal muito baixo (vermelho)
ECM-2600 Sensor de pressão de combustível - Sinal muito alto (amarelo)

Pelo que consegui ver, o sensor de temperatura do combustível e o sensor de pressão do combustível são o mesmo sensor, alguém pode confirmar isso? (nº da peça: 8699448)

E alguém pode me indicar o que mais pode estar causando esses códigos e problemas?

Obrigado antecipadamente por qualquer informação!

#2 ·
Sim, um sensor mede temperatura e pressão. Rosca no adesivo, fácil de substituir.

Verifique o conector na válvula do acelerador, mas não mexa nele por enquanto.

#4 ·
Sim, um sensor mede temperatura e pressão. Tópico no sticky, fácil de substituir.

Verifique o conector na válvula do acelerador, mas não mexa nela por enquanto.
Mais uma pergunta, qual a idade da bateria?
Certo, cerca de 1 hora depois de tentar postar esta pergunta, encontrei o sticky e encomendei o FPS (espero que chegue em alguns dias).

Tenho o carro há 2 meses, por isso não tenho certeza de qual a idade da bateria, mas considerando que a bomba d'água e as velas de ignição eram originais (bomba de 04), não acho que seja muito nova.

Obrigado pela resposta! (Este fórum é incrível, encontrei tantas coisas úteis)

#5 ·
Deve haver um código de data em um adesivo na parte superior da bateria, geralmente um mês de dois números e um ano de dois números. Códigos fora do alcance em vários módulos podem estar relacionados à energia, por isso vale a pena verificar.

FPS vale a pena substituir, não importa o quê, pois é fácil e barato, e geralmente se desvia com o tempo.

A bomba de água original não é grande coisa. Elas duram para sempre e raramente vazam.

#6 · (Edited)
Certo, alterei os FPS, o carro andou muito bem por cerca de 20 km, depois começou a mesma coisa de sempre. (coloquei 0 261 230 236)

Um scanner OBD aleatório mostrou o código P0026, mais tarde no mesmo dia, o Vida não mostrou nada no início, depois, sem o carro se mover ou ser conduzido, mostrou 2B00 e 2B0B. Limpei, mas eles apareceram novamente.

A bateria pode estar um pouco velha, mas parece boa, poderia realmente afetar o motor enquanto dirige tanto?

P.S. (por edição): e agora, ao segurar o botão do odômetro, ele mostra 019 no painel, alguma ideia?

#7 ·
Certo, alterei o FPS, o carro andou muito bem por cerca de 20 km, depois começou a mesma coisa de sempre. (coloquei em 0 261 230 236)

Um scanner OBD aleatório mostrou o código P0026, mais tarde no mesmo dia, o Vida não mostrou nada no início, depois, sem o carro se mover ou ser conduzido, mostrou 2B00 e 2B0B. Limpou, mas eles apareceram novamente.

A bateria pode estar um pouco velha, mas parece boa, poderia realmente afetar o motor enquanto dirige tanto?
Quando se trata de problemas de bateria - estes carros estão a um passo de morrer por causa da sensibilidade da eletrônica à vazão elétrica. Infelizmente, quando a Volvo projetou esses carros, eles não pensaram absolutamente NADA em cenários de baixa tensão/ruim/pico de tensão saindo da bateria, e dado que este carro custava US$ 30.000 em 2006, não é realmente um choque.

#8 · (Edited)
Pessoal, por favor, ajudem....

Peças trocadas:
- Peças do VVT
- Sensor de pressão de combustível
- Borboleta

O carro continua com problemas.... entre 2k e 3k RPM, às vezes o carro começa a soluçar como se estivesse com pouco combustível, se eu reduzir a marcha ou se eu tirar o pé do acelerador, fica bom.
A embreagem precisa ser trocada, mas duvido que isso possa estar causando esse problema?

O erro FPS ainda aparece. Na semana passada, ficou impossível de dirigir, começou a soluçar em velocidade de rodovia e então mostrou algo como "Desempenho do motor reduzido". Tive que desligar o motor e depois de 10 minutos ele funcionou bem.

Estou ficando sem ideias aqui... poderia estar conectado ao sistema de combustível de alguma forma?

Esta é alguma informação com o motor desligado:
Image
https://photos.app.goo.gl/7HrRC2G3487QTsQy5

Motor ligado, RPM cerca de 0,8K:
Image
https://photos.app.goo.gl/X9RjbypuUUhRP6Vm8

Motor ligado, RPM cerca de 2K:
Image
https://photos.app.goo.gl/WzCqaizoCwyX2HNv8

CÓDIGOS:
ECM-2B00
ECM-2B0B
ECM-990F
ECM-914C
ECM-9A0A

Valores congelados ECM-990F:
Image
https://photos.app.goo.gl/Xyhhq1zhVH7cnEfs8

Valores congelados de erro FPS:
Image
https://photos.app.goo.gl/kLo2ziGqve27Gx11A

#9 ·
Tente desligar o conector elétrico que vai para o PCV/Filtro de Óleo - muitas vezes ele pode entrar em curto e causar uma variedade de problemas estranhos. Se todos os seus problemas forem resolvidos, caso contrário, você tem um problema em outro lugar:

ECM-2B00 Sensor de Temperatura do Combustível (Sinal Muito Alto Ou Muito Baixo)
ECM-2B0B Sensor de temperatura do combustível - Sinal muito alto
ECM-990F Monitoramento de Torque (Sinal Defeituoso)
ECM-914C Válvula do acelerador - Sinal muito baixo
ECM-9A0A Comportamento do veículo. Comportamento 1-7 (Valores simulados)

Este cara tinha praticamente os mesmos códigos de erro que você:
https://forums.swedespeed.com/showthread.php?229583-Suspect-ECU-%96-fixable

Então, para mim, lendo esses códigos - você tem um problema com o corpo do acelerador e com o seu FPS. Você substituiu seu FPS, então você está bem - o que, na minha opinião, aponta para um problema de fornecimento.

Você menciona que trocou o acelerador - mas não menciona se é o corpo do acelerador ou o pedal do acelerador....e você não diz que já trocou a bateria. Então, faça um teste e tente desligar seu resistor PTC no filtro de óleo e limpar os códigos e ver se há um aterramento estranho aleatório causando seus problemas.

#10 · (Edited)
Tente desconectar o conector elétrico que vai para o PCV/Filtro de Óleo - muitas vezes ele pode entrar em curto e causar uma variedade de problemas estranhos. Se todos os seus problemas forem resolvidos, caso contrário, você tem um problema em outro lugar:

ECM-2B00 Sensor de temperatura do combustível (sinal muito alto ou muito baixo)
ECM-2B0B Sensor de temperatura do combustível - Sinal muito alto
ECM-990F Monitoramento de torque (sinal defeituoso)
ECM-914C Válvula do acelerador - Sinal muito baixo
ECM-9A0A Comportamento do veículo. Comportamento 1-7 (Valores simulados)

Este cara teve praticamente todos os mesmos códigos de erro que você:
https://forums.swedespeed.com/showthread.php?229583-Suspect-ECU-%96-fixable

Então, para mim, lendo esses códigos - você tem um problema com o corpo do acelerador e com o seu FPS. Você substituiu o seu FPS, então você está bem - o que, na minha opinião, aponta para um problema de fornecimento.

Você menciona que trocou o acelerador - mas não menciona se é o corpo do acelerador ou o pedal do acelerador... e você não diz que já trocou a bateria. Então, faça um teste e tente desconectar o seu resistor PTC no filtro de óleo e limpar os códigos e ver se há um aterramento estranho aleatório causando seus problemas.
Desculpe, troquei o corpo do acelerador (coloquei um usado, de um carro que andava sem nenhum problema), via comunicação Vida eu o fiz abrir/fechar e ele abriu todas as vezes com apenas cerca de 5-7% de diferença entre o ângulo solicitado e o real. Quanto à bateria, vou ver se vou a algum lugar para verificá-la.

Você pode me dizer o que pode fazer com que o código do sensor de temperatura do combustível apareça novamente após a troca do sensor de pressão do combustível (na flauta de combustível)?

Saúde!

#12 ·
Concordo e o elemento PCV mencionado no post anterior é um culpado provável, especialmente se for intermitente. O conector fica no canto superior direito da unidade, de frente para o motor. Se consertar, basta deixá-lo desconectado, é opcional e não faz muita coisa.

#13 ·
Certo, finalmente consegui levar o carro a um lugar onde verificaram a fiação. O problema estava no conector do sensor de pressão de combustível, eles trocaram os fios e o conector. O sensor em si está ok, não mostra mais -40°C de temperatura do combustível. Dirigi por cerca de 20-30 km, rodovia e engarrafamentos, até agora está dirigindo perfeitamente.

Saudações e obrigado por toda a ajuda e dicas!

Enviado do meu BLA-L29 usando o Tapatalk

#15 · (Edited)
Huh? Who changed the wires?
Oficina/garagem na minha cidade, eles são especializados em fiação elétrica para todos os tipos de veículos. O problema, se entendi corretamente o mecânico, estava no próprio conector.

Eu acho que a coisa que eu circulei na foto (foto antiga, antes da troca de FPS)
Enviado do meu BLA-L29 usando o Tapatalk