SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Troquei o óleo, agora o meu C30 não pega.

1 reading
3.4K views 16 replies 9 participants last post by  SameLosingLuckyNumbers  
#1 ·
OK, havia um pouco mais do que isso. Tive a brilhante ideia de desconectar o chicote da ECU para mover a caixa de ar um pouco mais para fornecer fácil acesso à carcaça do filtro de óleo. Depois de terminar a troca de óleo, coloquei tudo de volta, liguei e fui calorosamente recebido com uma mensagem "Desempenho do motor reduzido" e o carro em modo de emergência. "Super", resmunguei. Supondo que isso seja algo que só precisa ser reiniciado na ECU, desconectei o terminal negativo, esperei alguns minutos, soprei nos conectores da ECU para garantir, e depois de reconectar tudo, ele nem sequer liga. Ele só dá a partida. O que eu fiz?! Minha esposa pode nunca mais me deixar tocar em nossos carros e serei forçado a vender todos os meus veículos com personalidade por gasp Hondas mais novas! Sério, eu adoraria qualquer conselho. Coçando a cabeça com isso. Os códigos lançados são P2135, P0238, P0117, P0102 e P0075. Tenho um chicote desgastado que preciso substituir desde que o "movi"? Meu cérebro está pensando que este é o cenário mais provável, mas estou orando para que um de vocês saiba algo que eu deva tentar primeiro. Obrigado antecipadamente.

#2 ·
75 = válvula de reset da árvore de cames de admissão
102 = medidor de massa de ar
117 = sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor
138 = sensor 02 traseiro
238 = sensor de detonação

Estes são códigos aleatórios demais para ter um problema no sensor.
O medidor de massa de ar está conectado?
Se você desconectou o cérebro da ECM na extremidade da caixa do filtro de ar, ele pode não estar devidamente encaixado.
Verifique novamente as peças removidas e teste novamente.

#3 ·
Tenho quase a certeza de que está bem posicionado agora, limpei o compartimento do motor da poeira e fui buscar um spray de limpeza eletrónica também, mas ainda estou a ver o mesmo código. Dei-lhe mais uma boa pulverização, e liguei os cabos da bateria para repor a ECU, e darei notícias depois de o deixar secar por alguns minutos.

Se não for isto, vou ter de o empurrar para a minha garagem e contemplar as escolhas da minha vida.

#5 ·
Você desconectou a bateria antes de remover a ECU?
Quando eu estava trocando o óleo? Não. Mas eu fiz isso todas as vezes subsequentes, e certifiquei-me de drenar a energia do sistema cada vez (tocando nos dois fios juntos por > 30 segundos, às vezes > 10 minutos) antes de reconectar à bateria.

Acabei de tentar novamente com o spray e reinstalá-lo. Mesmo resultado: gira, mas não liga. Jogando todos os tipos de códigos.

Tentarei me aprofundar mais amanhã. Me sentindo muito burro hoje à noite.

#6 ·
Uma hipótese remota, mas o sensor na montagem PCV do filtro de óleo poderia ter causado o problema. Nós quebramos o nosso, ou melhor, o partimos, pois ele se separou em dois durante uma troca de óleo. Se for isso, carregarei as fotos do reparo. A seta para cima mostra o conector. A seta horizontal indica onde o sensor se separou.

EDIT: Foi durante a substituição da mangueira Y do líquido de arrefecimento que está enterrada ali.

#7 ·
Acordei e decidi tirar a caixa de ar de volta para poder inspecionar as conexões novamente. Elas parecem muito boas, mas eu as pulverizei novamente e me certifiquei de que o sensor MAF também estava limpo.

Image

Uma chance remota, mas o sensor na montagem PCV do filtro de óleo poderia ter causado o problema.
Obrigado pela dica. Verifiquei novamente, e o meu ainda está lá e parece estar em boa forma.
Image

Então, coloquei tudo de volta, as conexões de volta no lugar e encaixadas.

Image

Image

Mesmo resultado: gira, não liga, muitos códigos de erro.

#8 ·
Funciona agora. Parece que a 17ª vez é a que dá sorte, pois eu desconectei, sacudi os conectores novamente, soprei neles (ei, se funciona para os cartuchos antigos da Nintendo, certo?) e reconectei novamente, certificando-me de que balancei e empurrei no lugar. Sem códigos, sem modo de emergência, tudo voltou ao normal.

Isso parece algo que poderia me deixar encalhado em algum momento, no entanto. Acho que provavelmente começarei a procurar substituir os conectores ou firmar os pinos de alguma forma.

Obrigado por toda a ajuda, pessoal. Dirijam com segurança!

#9 ·
Agora deve estar OK. Algo não estava fazendo contato no conector ECM. Para sua informação, o 2º conector grande é o TCM. Às vezes, os pinos do cérebro vão para o lado e não se conectam ao conector fêmea. Todos os seus pinos do cérebro parecem estar OK, não dobrados ou inclinados para o lado. Você pode obter estabilizador 22 e aplicar uma camada muito fina nos conectores fêmeas. Faça uma pesquisa no Google por Estabilizador 22 para mais informações. Não mexa muito nos conectores, está funcionando novamente, você consertou. Ótimo trabalho em não desistir e verificar novamente os testes nos conectores do cérebro.

#10 ·
Fico feliz que tenha voltado a funcionar!!! Agora nunca mais mexa na caixa de ar para uma troca de óleo. Completamente desnecessário e um pouco chato nestes carros. Tudo o que você precisa é daquele adaptador de 36 mm para a carcaça do filtro, um par de extensões longas oscilantes (às vezes uso uma junta universal quando estou me sentindo animado) e retire este bebê:

#11 ·
Isso estava 100% relacionado aos conectores. Eles são complicados, se você não os desengatar totalmente antes de colocá-los, parecerá que eles se encaixam totalmente, mas na verdade não estão totalmente encaixados.

Isso aconteceu comigo na primeira vez que desconectei a ECU. Você não precisa reinventar a roda ou se preocupar com uma falha no futuro. Você só precisa estar ciente das 2 barras deslizantes na lateral do conector para garantir que ele esteja totalmente levantado, antes de reinstalá-lo.

• Helpful
Reactions: rchar
#12 ·
(Foto roubada de uma pesquisa no Google - não é meu carro)
Está tão limpo! lol. Sim, é hora de eu detalhar o compartimento do motor do meu. Peguei um pouco de Armor All e meu pano de microfibra em todas as peças de plástico na noite passada, tentando tirar toda a poeira de lá, mas com certeza precisaria de um bom brilho. Provavelmente bom para mais 3-4 HP nas rodas, tenho certeza. /s

Você pode obter stabilant 22
No carrinho, mas honestamente, estou um pouco hesitante em desconectá-los novamente! lol.

Obrigado pela ajuda, todos.

#13 ·
Eu ia dizer também que esses conectores parecem fantásticos para a idade deles. Sem corrosão, limpos... definitivamente não é um problema de pino, exceto por não estarem encaixados corretamente. Às vezes, o lado fêmea empurra um pouco e não faz exatamente a conexão certa, mas fico feliz que você tenha conseguido encaixá-lo corretamente!

#14 ·
Definitivamente, há alguma oxidação/corrosão nesses pinos, embora muito fina. Pegue um palito de picolé de madeira e enrole um pouco de lixa fina 5~7K ao redor dele e passe-o suavemente ao longo das ranhuras para limpar esses pinos.

Retirar e colocar a ficha tantas vezes provavelmente removeu uma peça que estava impedindo o contato total dos pinos. É melhor prevenir para não ficar preso no meio do nada em um dia agitado. No entanto, você deve tentar balançar os fios de um lado para o outro e, em seguida, empurrar e puxar suavemente para ver se consegue duplicar o problema, caso seja um problema de fiação.

#15 ·
Eu gosto dos pequenos P1s, mas cara, essa plataforma me assusta. @maronha comprou um para o filho dele e as coisas que ele me mostra... simplesmente louco. Quem projeta coisas assim? Eu li o suficiente e falei com pessoas suficientes para aprender as coisas estranhas, então provavelmente nunca terei um. Feliz que @rchar conseguiu consertá-lo e não precisou recorrer a um Honda ou Toyota sem alma!

#16 ·
Eu gosto dos pequenos P1s, mas cara, essa plataforma me assusta. @maronha comprou um para o filho dele e as coisas que ele me mostra... simplesmente maluco. Quem projeta coisas assim? Eu li o suficiente e falei com pessoas suficientes para aprender as coisas estranhas que provavelmente nunca terei um.
Fico feliz que @rchar conseguiu consertá-lo e não teve que recorrer a um Honda ou Toyota sem alma!
Não deixe isso te assustar! Eu acho que eles são realmente ótimos no geral. Difícil trabalhar na baia do motor com certeza, MAS ainda assim muito melhor do que meu último Audi A4. E se isso te fizer sentir melhor sobre a plataforma, desde que resolvi todo o meu drama da junta do cabeçote, meu C30 está 100% livre de drama há um bom tempo! Estou super feliz. Acho que onde os problemas são mais comuns é quando pessoas como eu os pegam de segunda mão com passados ​​questionáveis ​​(ou seja, proprietários que negligenciaram itens básicos recomendados neles), e então sim, você certamente terá que lidar com algumas bobagens. 😅