SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

Trocar o óleo da transmissão?

29K views 45 replies 21 participants last post by  lacobi  
#1 ·
Eu possuo um V90 T6 de 2020. Ao analisar o guia "serviço e manutenção" da Volvo, ele afirma o seguinte:

"A Volvo recomenda a troca do fluido da transmissão a cada 50.000 milhas, apenas em veículos usados para reboque, ou quando uma mensagem aparece na janela de texto do painel de instrumentos."

Pretendo manter este carro por 10 a 15 anos, como fiz com minhas outras compras de carros novos.

Pergunta: Mesmo que a Volvo não recomende a troca de óleo da transmissão, em condições de condução "normais", a troca deste óleo em intervalos de 50.000 milhas ajudaria a manter melhor meu carro?

Não quero fazer nada desnecessário, mas gosto de manter meu carro em condições de novo. Preocupado que, com o tempo, o óleo da transmissão perca seus poderes de proteção.

Observação: Pretendo dirigir até 10.000 milhas por ano, 40% cidade/60% rodovia. Sou um motorista conservador. Na rodovia, geralmente viajo até 10 mph acima do limite de velocidade. Não uso o carro para reboque.

#2 ·
Isso provavelmente vai desencadear uma guerra de chamas, pois é um tópico um tanto controverso, mas pessoalmente, estou pensando em cada 25 mil. Eu possuí vários Volvos de alta quilometragem e troquei o fluido da transmissão em todos eles. Infelizmente, comprei alguns com alta quilometragem e fui forçado a trocar o fluido muito tarde, então estou errando do lado de ser excessivamente proativo.

#39 ·
Isso provavelmente vai desencadear uma guerra de chamas, pois é um tópico um tanto controverso, mas pessoalmente, estou pensando em cada 25 mil. Eu possuí vários Volvos com alta quilometragem e troquei o fluido da transmissão em todos eles. Infelizmente, comprei alguns com alta quilometragem e fui forçado a trocar o fluido muito tarde, então estou errando do lado de ser excessivamente proativo.
Olá, você pode me dar um resumo sobre a troca de óleo da transmissão? Eu tenho um XC90 07 com 150.000

#3 ·
Eu tenho um V90 T6 de 2020. Ao analisar o guia "serviço e manutenção" da Volvo, ele afirma o seguinte:

"A Volvo recomenda a troca do fluido da transmissão a cada 50.000 milhas, apenas em veículos usados para reboque, ou quando uma mensagem aparece na janela de texto do painel de instrumentos."

Pretendo manter este carro por 10 a 15 anos, como fiz com minhas outras compras de carros novos.

Pergunta: Mesmo que a Volvo não recomende a troca de óleo da transmissão, em condições de condução "normais", a troca deste óleo em intervalos de 50.000 milhas ajudaria a manter melhor meu carro?

Não quero fazer nada desnecessário, mas gosto de manter meu carro em condições de novo. Preocupado que, com o tempo, o óleo da transmissão perca seus poderes de proteção.

Observação: Pretendo dirigir até 10.000 milhas por ano, 40% na cidade/60% na rodovia. Sou um motorista conservador. Na rodovia, geralmente viajo até 10 mph acima do limite de velocidade. Não uso o carro para reboque.
Um revendedor aqui se recusou a fazer a manutenção da transmissão em nosso XC90 2017 e disse que não tinha a ferramenta(s) para fazê-lo. Outro revendedor disse que faria, mas recomendou apenas se rebocássemos ou fôssemos para fora da estrada. Não rebocamos, mas o enchemos de coisas em inúmeras viagens longas e fomos para fora da estrada. E aqui em Phoenix os verões são suficientes para justificar a troca a cada 50.000 milhas ou antes. Então, vou fazê-lo em ambos os XC90 em intervalos de 50.000 milhas, pois também planejamos mantê-los a longo prazo.

Eu digo que você deveria fazer isso. E pensar... A Volvo diz que o fluido de freio precisa ser trocado a cada 40.000 milhas, mas a transmissão é vitalícia? Poucas coisas são tão estúpidas.

Enviado do meu SM-G975U usando o Tapatalk

#9 ·
Um concessionário aqui se recusou a fazer a manutenção da transmissão no nosso XC90 2017 e disse que não tinha a ferramenta(s) para fazê-lo. Outro concessionário disse que faria, mas recomendou apenas se rebocássemos ou fôssemos para fora da estrada. Não rebocamos, mas o enchemos de coisas em inúmeras viagens longas e fomos para fora da estrada. E aqui em Phoenix os verões são suficientes para justificar a troca a cada 50.000 milhas ou antes. Então, farei isso nos dois XC90s em intervalos de 50.000 milhas, pois também planejamos mantê-los a longo prazo.

Eu digo que você deveria fazer isso. E pensar... A Volvo diz que o fluido de freio precisa ser feito a cada 40.000 milhas, mas a transmissão é vitalícia? Poucas coisas são tão estúpidas.

Enviado do meu SM-G975U usando o Tapatalk
Em relação ao fluido de freio, ele deve ser trocado periodicamente porque não é um sistema fechado e o fluido absorve água com o tempo. A programação de manutenção recomendada pela Volvo é substituir o fluido de freio a cada 4 anos/40.000 milhas.

#4 ·
Como mencionado por lamhives, haverá muitas opiniões... a minha, por exemplo! Se você está decidido a trocar o óleo da transmissão porque planeja manter o carro a longo prazo, então eu recomendaria seguir a programação como se estivesse rebocando. Você mencionou que não vai rebocar, então substituir o óleo a cada 50.000 milhas já é um intervalo conservador.

• Like
Reactions: qaz996
#7 ·
O fluido de freio é higroscópico e não é um sistema selado, por isso precisa definitivamente ser trocado regularmente. Mas você está certo sobre o fluido de transmissão vitalício. Vitalício para um fabricante de automóveis significa após o período de garantia.

#8 ·
Embora eu ainda não tenha feito isso em um SPA, é simples de fazer sozinho. Eu pesquisei e existem bujões de drenagem e enchimento (obviamente). Uma pesquisa rápida no Google mostrará tópicos discutindo isso. Encha com o máximo que sair, tendo cuidado com a temperatura do fluido.

#11 ·
Eu sigo as recomendações do fabricante.

Acredito que se eles tivessem evidências para sugerir que a confiabilidade e a durabilidade seriam melhores se você o trocasse em 25.000 ou 50.000, eles estariam altamente motivados a recomendá-lo, mas eles não o fazem.

E NINGUÉM tem mais dados e experiência para tirar.

Só a minha opinião.

#13 ·
Eu possuo um V90 T6 de 2020. Ao analisar o guia "serviço e manutenção" da Volvo, ele afirma o seguinte:

"A Volvo recomenda a troca do fluido da transmissão a cada 50.000 milhas, apenas em veículos usados para reboque ou quando uma mensagem aparece na janela de texto do painel de instrumentos."

Pergunta: Mesmo que a Volvo não recomende a troca de óleo da transmissão em condições de condução "normais", a troca deste óleo em intervalos de 50.000 milhas ajudaria melhor a manter meu carro?

Não quero fazer nada desnecessário, mas gosto de manter meu carro em condições de novo. Preocupado que, com o tempo, o óleo da transmissão perca seus poderes protetores.

Observação: Pretendo dirigir até 10.000 milhas por ano, 40% na cidade/60% na rodovia. Sou um motorista conservador. Na rodovia, geralmente viajo até 10 mph acima do limite de velocidade. Não uso o carro para reboque.
Olá maggs,

Recomendamos apenas as lavagens da transmissão quando o fluido estiver visivelmente sujo, não por nenhuma quilometragem específica.

#14 ·
Hey maggs,

We only recommend transmission flushes when the fluid is visibly dirty, not by any specific mileage.
Obrigado. Como você pode determinar se o óleo da transmissão está visivelmente sujo? Eu não acredito que meu carro tenha uma vareta de medição da transmissão.

#18 ·
Há um bujão e esvaziamos um pouco do fluido para inspecionar e completar, se necessário, sem custo.
Obrigado. Então, eu só tenho uma última pergunta de acompanhamento. Pretendo manter meu carro com manutenção na concessionária e aderir ao cronograma de 12 meses ou 10.000 milhas. Dito isto, em que momento (número de anos ou milhas percorridas) devo pedir ao revendedor para verificar o óleo da transmissão? Por exemplo, pretendo aderir à recomendação da Volvo e substituir o fluido de freio a cada 4 anos/40.000 milhas. Nesse ponto, devo pedir ao revendedor para verificar o óleo da transmissão e substituí-lo, se necessário? Ou devo pedir ao revendedor para verificar o óleo da transmissão a cada 5 anos ou 50.000 milhas?

#19 ·
Sim, existe um contador de fluido para redefinir e você precisa do VIDA para concluir isso, bem como observar a temperatura exata da transmissão para verificar o nível.

Quando atinge uma certa temperatura, você remove um bujão na parte inferior da transmissão e o excesso sairá, então você o conecta de volta e adiciona uma certa quantidade para completar, não sei qual é essa quantidade para o modelo mais novo TF80.

Dito isso, eu NÃO mexeria no fluido. A transmissão nesses carros é uma versão atualizada do TF80SC nos carros do modelo P2. Essas transmissões são monstros absolutos e muito raramente tiveram problemas, até a marca de 200.000 km.

À medida que o fluido envelhece, o material da embreagem se desgasta no fluido, mas esse material desgastado é 'reciclado' de certa forma, pois permite o coeficiente de atrito correto para o engate, no momento em que você coloca fluido limpo, você está basicamente redefinindo esse fluido e desgastando as embreagens ainda mais.

Se você realmente quiser fazer isso, precisará fazê-lo religiosamente a cada 25.000 km, mas se passar de 50.000 km, não mexa nisso. Você precisará do VIDA ou VDASH para concluir, ambos os quais qualquer pessoa pode obter em casa, eu os tenho há anos.

#21 ·
Sim, existe um contador de fluido para redefinir e você precisa do VIDA para concluir isso, bem como observar a temperatura exata da transmissão para verificar o nível.

Quando atinge uma certa temperatura, você remove uma tampa na parte inferior da transmissão e o excesso sairá, então você a conecta de volta e adiciona uma certa quantidade para completar, não sei qual é essa quantidade para o modelo mais novo TF80.

Dito isso, eu NÃO mexeria no fluido. A transmissão nesses carros é uma versão atualizada do TF80SC nos carros do modelo P2. Essas transmissões são monstros absolutos e muito raramente tiveram problemas, até a marca de 200K.

À medida que o fluido envelhece, o material da embreagem se desgasta no fluido, mas esse material desgastado é 'reciclado' de certa forma, pois permite o coeficiente de atrito correto para o engate, no momento em que você coloca fluido limpo, você está basicamente redefinindo esse fluido e desgastando as embreagens ainda mais.

Se você realmente quiser fazer isso, precisará fazê-lo religiosamente a cada 25K, mas se passar de 50K, não mexa nisso. Você precisará do VIDA ou VDASH para concluí-lo, ambos os quais qualquer pessoa pode obter em casa, eu tenho há anos
Muito obrigado pela sua resposta.

Possuindo um carro novo, com sua tecnologia moderna, tenho uma predisposição para pensar em "manutenção" em termos do que fiz com meus carros mais antigos. Estou aprendendo que o que aconteceu como manutenção de rotina e apropriada para carros mais antigos pode não ser o caso de carros mais novos.

Este fórum ajuda a me educar sobre como meu novo V90 deve ser mantido, o que também me ajudará ao trabalhar com meu revendedor para manter meu carro. Em última análise, quero garantir que mantenho o que é necessário para meu carro e me proteger contra um consultor de serviço do revendedor que me influencia a fazer coisas que não são necessárias ou apropriadas.

#22 ·
Embora seja verdade que existe um procedimento mais elaborado para trocar o fluido (como descrito acima), a maneira mais fácil é drenar o fluido e substituir pelo mesmo volume. Já fiz isso várias vezes em Volvos de várias épocas. Procure por drenar e encher vs. lavar. Você não quer lavar (especialmente com fluido muito velho e desgastado) porque isso tem o perigo de agitar o sedimento e bloquear as portas e canais. Você não trocará todo o fluido drenando, mas várias drenagens e enchimentos substituirão uma proporção cada vez maior e a sujeira não será agitada. Na minha experiência, 3 drenagens e enchimentos levarão o fluido velho do preto para perto do vermelho cereja, mesmo em fluido muito velho.

A menos que alguém me dê uma boa razão de como os carros SPA são diferentes, a redefinição do contador de software não é 100% necessária. Não acredito que o atributo de software de idade do fluido seja usado para ajustar a operação da transmissão. Nunca o reiniciei em carros P2 e não houve efeitos negativos. Se ele alertar aos 50.000 km porque não sabe que o fluido foi trocado antes, que seja. Nesse ponto, o fluido estará em melhor forma do que sabe de qualquer maneira.

Eu previ que este seria um tópico animado. É um daqueles tópicos como religião, onde todo mundo tem uma opinião diferente (o que é OK).

A coisa mais segura a fazer é dizer ao revendedor para trocá-lo na quilometragem de sua escolha. Eu pessoalmente farei isso sozinho.

#26 ·
A antiga regra geral era que você faz uma lavagem real da transmissão (não apenas drenar e encher) uma vez a cada 100.000 milhas ou mais, desde que o carro não seja abusado (como com reboque).

No meu Volvo S80 de 2009, a Volvo não recomendava nenhuma lavagem da transmissão, alegando que era um sistema selado (não era) que nunca precisava ser lavado.

Eu mandei lavar o meu por um mecânico independente em quem confio, com cerca de 120.000 milhas. Ele funcionou muito bem por mais 60.000 milhas depois disso.

Dito isso, não faço ideia se há algo sobre essas novas transmissões SPA de 8 marchas que muda a antiga regra geral.

#27 ·
Eu discordo em ignorar a troca de fluido se você não estiver rebocando ou se o fluido não estiver sujo. Todo fluido se desgasta com o tempo e a distância percorrida. Pode PARECER bom, mas o pacote de aditivos pode estar em seus últimos dias. NUNCA, JAMAIS faça uma LIMPEZA em uma transmissão moderna, a menos que você tenha muito dinheiro no banco. Fazer uma troca de fluido é perfeitamente aceitável. O fluido da transmissão é drenado e substituído. Se fosse meu carro, eu faria o serviço severo aos 50.000 só para estar seguro.

Eu não tenho um Volvo mais novo, mas tenho-os desde 1981. Tenho um 97 960 com 132.000 milhas que uso exclusivamente para todas as minhas viagens em rodovias. A Volvo disse que a transmissão foi preenchida com um preenchimento vitalício, mas quando fiz uma troca de fluido aos 66.000 milhas, o fluido parecia e cheirava horrível. O gerente de serviço deste revendedor em particular também me disse que era um preenchimento vitalício. Ele mudou de ideia rapidamente depois que viu o que saiu durante a troca de fluido.

Agora, sempre dreno minha bandeja a cada dois anos e substituo os dois a três litros que saem por novos. No outono passado, troquei o filtro da transmissão pela segunda vez e o fluido parecia novo. A transmissão com 24 anos (construção de novembro de 96) ainda muda de marcha como quando o carro era novo.

Se você planeja manter o carro por não mais de 100.000 milhas, eu apenas seguiria as recomendações dos fabricantes. Por outro lado, se você quiser dirigir este carro por quinze, vinte anos ou mais, siga o cronograma de serviço severo recomendado.

Lembre-se que os preenchimentos vitalícios são para a vida útil da garantia de fábrica.

#28 ·
Olá, este tópico tem algumas alegações de que os carros SPA com a TG-81 de 8 velocidades têm o mesmo "reset do contador de fluido da transmissão" que os P2/P3 com a TF-80. Não consigo encontrar isso no vida. Alguém pode ajudar?

em vida, em "Planejamento e diagnósticos, funções de serviço, sequências de diagnóstico" para o TCM, aqui estão os trabalhos/scripts disponíveis:
Image

Isso é diferente do TF-80 de 6 velocidades, que tem um trabalho no vida chamado 'reset do contador de "troca de fluido da transmissão"' (este está faltando para o TG-81)

Eu não acho que "adaptação do TCM" ou "reset da adaptação" sejam a mesma coisa que um reset do contador, olhando ao redor, parece que eles são para serviços importantes de transmissão, como substituir solenóides ou uma unidade inteira

Eu não acho que "recondicionamento do óleo da transmissão..." seja a mesma coisa, veja este TJ para o que é isso: TJ 30695 Volvo Technical Service Bulletin

Além disso, quando leio as instruções do vida "5 remoção, substituição e instalação\4 transmissão de potência\43 transmissão\437 transmissão automática (hidromecânica)[
B]óleo do transeixo[/B]" ele não lista nenhum processo vida como a última etapa (nem adaptação, recondicionamento ou qualquer outra coisa).

#31 ·
uma atualização, encontrei este vídeo que também mostra que a redefinição do contador de transmissão está faltando para tg81, o que surpreendeu o autor do vídeo (que deve ter feito o procedimento tf80 antes):

Eu acho seguro concluir que não é necessário ter VIDA para realizar o serviço de fluido TG-81 corretamente, pois não há uma etapa bidirecional VIDA. Uma ferramenta de digitalização básica para mostrar a temperatura da transmissão é tudo o que é necessário e qualquer oficina familiarizada com as transmissões Toyota deve ser capaz de fazê-lo

este é provavelmente o melhor vídeo que encontrei, da fcp euro:

#32 ·
uma atualização, encontrei este vídeo que também mostra que a redefinição do contador de transmissão está faltando para tg81, o que surpreendeu o autor do vídeo (que deve ter feito o procedimento tf80 antes):

Eu acho que é seguro concluir que não é necessário ter VIDA para realizar o serviço de fluido TG-81 corretamente, pois não há uma etapa bidirecional VIDA. Uma ferramenta de digitalização básica para mostrar a temperatura da transmissão é tudo o que é necessário e qualquer oficina familiarizada com as transmissões Toyota deve ser capaz de fazê-lo

este é provavelmente o melhor vídeo que encontrei, da fcp euro:
Sim, eu também encontrei aquele primeiro vídeo e acredito que ele é mais completo do que o da FCP. Embora ambos sejam muito bons. Pretendo fazer isso em ambos os carros no próximo mês ou dois. Peguei um Autel MX808 por US$ 350, com frete. Também peguei o kit de troca de óleo de transmissão Aisin da FCP. Ansioso para sujar minhas mãos com este serviço necessário!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#35 ·
O fluido da transmissão deve sempre ser trocado em todas as condições em intervalos regulares.
Carros negligenciados também devem ter o fluido trocado em intervalos regulares.
Se sua transmissão falhar devido a uma troca de fluido, ela estava prestes a te deixar na mão de qualquer maneira e precisava ser reconstruída.
Fluido sujo não lubrifica as embreagens ou mantém uma transmissão desgastada unida. O fluido corta com o tempo e se torna mais fino/menos eficaz.
Como eu disse, se detritos em seu fluido estão impedindo que os anéis de vedação do corpo da válvula falhem, você já é uma bomba-relógio.

#36 ·
Desculpe por reviver um tópico antigo, mas só quero deixar isso aqui caso possa ajudar alguém no futuro. Isto é o que entra no procedimento de "recondicionamento do óleo da transmissão...", já fiz isso duas vezes até agora, e melhora drasticamente a qualidade das mudanças, especialmente para o que é descrito na seção "mudança de marcha na garagem". As ferramentas de digitalização Autel 808 também podem fazer isso, passos e palavras 100% idênticos em comparação com o VIDA, isso levará pelo menos uma hora, e é melhor fazer isso à noite, quando não há trânsito por perto.

Infelizmente, neste momento, não tenho certeza do que as funções "adaptação do TCM" e "redefinição da adaptação" realmente fazem, suspeito que essas duas etapas serão acionadas automaticamente quando você iniciar o procedimento de "recondicionamento".

#40 ·
Por acaso você está no fórum errado.

#41 ·
Estou me perguntando se é o mesmo no TF71-SC de 6 marchas no SPA. Se for, não tem nenhum reset do contador de fluido no VIDA? Eu tenho um V90 D3 - 18. Estou planejando trocar o fluido da transmissão em breve e não tenho acesso ao programa VIDA. Pensando em usar Autel ou Foxwell, por exemplo, para ler a temperatura e fazer a adaptação.

#42 ·

Pergunta: Mesmo que a Volvo não recomende a troca de óleo da transmissão, em condições de condução "normais", a troca deste óleo em intervalos de 50.000 milhas ajudaria melhor a manter meu carro?

Eu não quero fazer nada desnecessário, mas gosto de manter meu carro em condições de novo. Preocupado que blog, com o tempo, o óleo da transmissão perderá seus poderes protetores.

Observação: Pretendo dirigir até 10.000 milhas por ano, 40% cidade/60% rodovia. Sou um motorista conservador. Na rodovia, geralmente viajo até 10 mph acima do limite de velocidade. Não uso o carro para reboque.
Olá. Eu estava no revendedor e eles estão dizendo que quando MM diz para trocar o fluido, eles removem todo o fluido por meio de uma máquina e o substituem por um novo, substituindo quase 110%. Eu estava com a impressão de que usar uma máquina na transmissão não é bom, o que está acontecendo? Alguém já lidou com essa situação?

#43 ·
Olá. Eu estava no concessionário e eles estão dizendo que quando MM diz para trocar o fluido, eles removem todo o fluido por meio de uma máquina e o substituem por novo, substituindo quase 110%. Eu estava com a impressão de que usar uma máquina na transmissão não é bom, o que acontece? Alguém já lidou com essa situação?
Tendo feito a troca da transmissão eu mesmo, adoraria ver essa "máquina". Aposto que ele/ela tem cerca de 6 pés e faz uma pausa para o almoço uma vez por dia.... :)

Se você assistir ao vídeo da FCP, verá que eles recomendam drenar o fluido, substituir, fazer uma revisão da engrenagem da transmissão no elevador para limpar o conversor, e então drenar o fluido novamente e reabastecer.
Isso provavelmente está na faixa de 110% no total, com base no volume total de fluido em toda a corrente de transmissão. Mais / menos.