SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

2006 S60R Problemas estranhos com o líquido de arrefecimento

4.6K views 19 replies 8 participants last post by  MG6622  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Tenho um problema estranho com o meu sistema de arrefecimento para o qual não consigo encontrar respostas. Eu estava a conduzir para casa há alguns dias e, depois de estacionar, ouvi um borbulhar vindo do compartimento do motor. Verifiquei e o líquido de arrefecimento no vaso de expansão estava a borbulhar/ferver agressivamente. Não notei nenhuma perda ou vazamento de líquido de arrefecimento, então anotei e continuei com os meus afazeres. Eu estava a conduzi-lo ontem e a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acendeu quando cheguei à minha casa. Basicamente, todo o líquido de arrefecimento (pelo menos no tanque) tinha vaporizado e transformado todo o meu compartimento do motor numa floresta tropical. O passo nº 1 foi substituir a tampa do tanque. Se alguma coisa, isso piorou. Completei o líquido de arrefecimento, certifiquei-me de que a tampa estava bem apertada. Desta vez, a mangueira superior do radiador tinha explodido do radiador. Eu a prendi novamente e completei-a novamente. Na curta viagem para ver se o problema estava resolvido, a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acendeu e apagou algumas vezes. Completei-o novamente e fiz outra viagem. Desta vez, quando parei de conduzir, a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento estava acesa e vapor estava a sair de baixo do capô. Novamente, o líquido de arrefecimento no tanque estava a ferver. Também tinha vomitado um monte de líquido de arrefecimento no chão. Eu não tinha a tampa aberta a tempo de ver se estava a ferver além da tampa (como já tinha feito antes), ou tinha vazado em outro lugar. Coloquei líquido de arrefecimento suficiente para dirigir para casa com segurança. Tirei a tampa do tanque, adicionei um pouco mais de líquido de arrefecimento e o executei por um tempo sem a tampa, caso houvesse alguma bolha de ar gigante no sistema de arrefecimento. Eu só vi uma bolha aparecer nos 5-10 minutos em que estava a funcionar. Para contexto adicional, ele funcionou em temperatura de operação perfeitamente normal o tempo todo, e não há brilho no líquido de arrefecimento nem óleo leitoso. Sem fumaça branca/doce também, e a junta da cabeça foi substituída pelo proprietário anterior. O bloco foi calçado e estou a usar o boost original. Por essas razões, não acredito que seja relacionado à junta da cabeça, mas quem sabe. A ventoinha também parecia estar a funcionar normalmente. Também não notei vazamentos de nenhum lugar além da tampa do tanque quando está a ferver.

Peço desculpas pela longa leitura, mas estou a tentar ser o mais detalhado possível.

Poderia ser um termostato ruim?
Radiador?
Outra tampa do tanque ruim?
Vaso de expansão rachado?

Obrigado,
Carter

#2 ·
Só preciso de uma nova tampa do líquido de arrefecimento. Comece por aí.

#3 ·
Eu colocaria um testador de pressão do líquido de arrefecimento e veria o que acontece. Qual a idade do reservatório do líquido de arrefecimento? Às vezes, eles racham e vazam apenas sob pressão, às vezes a manga de metal na parte inferior corrói e causa uma rachadura e, subsequentemente, um vazamento. A linha de sangria do radiador para a parte superior do tanque está pinçada?

#5 ·
Eu colocaria um testador de pressão do líquido de arrefecimento nele e veria o que acontece. Qual a idade do reservatório do líquido de arrefecimento? Às vezes, eles racham e vazam apenas sob pressão, às vezes a manga de metal no fundo corrói e causa uma rachadura e, subsequentemente, um vazamento. A mangueira de sangria do radiador para a parte superior do reservatório está pinçada?

Enviado do meu Pixel 3a XL usando o Tapatalk
Até onde eu sei, é o de fábrica. Não tenho conhecimento de ter sido substituído, só peguei o carro no mês passado. Para a mangueira de sangria, parecia bom, mas vou verificar novamente. Obrigado pela resposta.

#6 ·
Verifique as linhas que saem do tanque. Verifique também a linha curta perto do corta-fogo. As mangueiras que saem do radiador estão macias? Como postado acima, qual a idade do reservatório de líquido de arrefecimento? O meu fez o mesmo logo depois que o comprei. IIRC o tanque e a tampa estavam estragados, assim como a linha curta (poderia ter sido o meu 850), mas substituí TODAS as mangueiras junto com um novo tanque e tampa. Sem problemas desde então.

#9 ·
Verifique as linhas que saem do tanque. Verifique também a linha curta perto da parede corta-fogo. As mangueiras que saem do radiador estão macias? Como postado acima, qual a idade do reservatório de líquido de arrefecimento? O meu fez o mesmo logo depois que o comprei. Lembro-me que o tanque e a tampa estavam estragados, assim como a linha curta (podia ter sido o meu 850), mas substituí TODAS as mangueiras juntamente com um tanque e tampa novos. Sem problemas desde então.
A mangueira superior do radiador está macia. Não examinei de perto as outras. Estou assumindo que é o reservatório de líquido de arrefecimento original, mas não sei ao certo.

#7 ·
Será que pode ser um termostato ruim?
Radiador?
Tanque de expansão rachado?

Obrigado,
Carter
Carter, eu tive problemas semelhantes. Deixe-me perguntar: quando a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acende, se você abrir a tampa do tanque de expansão, todo o líquido de arrefecimento volta correndo?

Comecei a soprar e a substituir: mangueiras, radiador, bomba d'água... No final das contas, meu v70R 2007 original, meticulosamente revisado, que eu possuí por toda a vida, exceto por três anos (a mãe do futebol era a antiga proprietária) - tinha uma parede do cilindro rachada (140 mil km aos 12 anos). A compressão coloca uma pressão insana nas linhas de arrefecimento e causa coisas malucas - como níveis de líquido de arrefecimento que desaparecem e reaparecem. Pessoalmente, ouvi dizer que essas juntas de cabeçote são à prova de balas. Se alguém tirou a cabeça, você precisa se perguntar por que, porque é uma espécie de dor de cabeça; ou seja, o calço não vale a pena se for original - e eu mantenho isso até hoje! Indo longe aqui, mas acho que seu motor pode ter sofrido algum abuso e agora você está segurando a sacola.

#8 ·
Carter, eu tive problemas semelhantes. Deixe-me perguntar-lhe o seguinte: quando a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acende, se você abrir a tampa do reservatório de expansão, todo o líquido de arrefecimento volta correndo?

Comecei a soprar e a substituir: mangueiras, radiador, bomba de água... No final das contas, meu v70R 2007, original, meticulosamente revisado, que eu possuí por toda a vida, exceto por três anos (a mãe do futebol foi a antiga proprietária) - tinha uma parede do cilindro rachada (140K aos 12 anos). A compressão coloca uma pressão insana nas linhas de arrefecimento e causa coisas malucas - como níveis de líquido de arrefecimento que desaparecem e reaparecem. Pessoalmente, ouvi dizer que essas juntas de cabeçote são à prova de balas. Se alguém tirou a cabeça, você precisa se perguntar por que, porque é uma espécie de dor no saco; ou seja, o calço não vale a pena se for original - e eu defendo isso até hoje! Indo longe aqui, mas acho que seu motor pode ter sofrido algum abuso e agora você está segurando a sacola
Não, eu não acho. Não notei nenhuma mudança extrema no nível do líquido de arrefecimento.

#10 ·
Você fez o teste de bloco / gás de combustão? Parece ser um sintoma típico de bloco rachado. No entanto, quem sabe… Se você tiver gás de combustão no seu líquido de arrefecimento, então é muito mais sério do que a tampa ruim. Você quer fazer as coisas simples antes de tomar a decisão sobre o próximo passo. Meus 2 centavos…

#11 ·
Você fez o teste de bloco / gás de combustão? Parece ser um sintoma típico de bloco rachado. No entanto, quem sabe... Se você tiver gás de combustão no seu líquido de arrefecimento, então é muito mais sério do que a tampa ruim. Você quer fazer as coisas simples antes de tomar a decisão sobre o próximo passo. Meus 2 centavos...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não, ainda não. Não há borbulhamento no líquido de arrefecimento, mesmo quente, até que ele decida ir com tudo e ferver completamente. Tanto o óleo quanto o líquido de arrefecimento restante estão limpos o máximo possível.

#17 ·
Olá a todos,

Tenho um problema estranho com o meu sistema de arrefecimento para o qual não consigo encontrar respostas. Eu estava a conduzir para casa há alguns dias e, depois de estacionar, ouvi um borbulhar vindo do compartimento do motor. Verifiquei e o líquido de arrefecimento no vaso de expansão estava a borbulhar/ferver agressivamente. Não notei nenhuma perda ou vazamento de líquido de arrefecimento, então anotei e continuei com os meus afazeres. Eu estava a conduzi-lo ontem e a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acendeu quando parei em frente à minha casa. Basicamente, todo o líquido de arrefecimento (pelo menos no tanque) tinha vaporizado e transformado todo o meu compartimento do motor numa floresta tropical. O passo nº 1 foi substituir a tampa do tanque. Se alguma coisa, isso piorou. Completei o líquido de arrefecimento, certifiquei-me de que a tampa estava apertada. Desta vez, a mangueira superior do radiador tinha explodido do radiador. Eu a prendi novamente e completei-a novamente. Na viagem rápida para ver se o problema foi resolvido, a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento acendeu e apagou algumas vezes. Completei-o novamente e fiz outra viagem. Desta vez, quando parei de conduzir, a luz de baixo nível de líquido de arrefecimento estava acesa e vapor estava a sair de baixo do capô. Novamente, o líquido de arrefecimento no tanque estava a ferver. Também tinha vomitado um monte de líquido de arrefecimento no chão. Eu não tinha aberto o capô a tempo de ver se estava a ferver além da tampa (como tinha feito anteriormente), ou tinha vazado em outro lugar. Coloquei líquido de arrefecimento suficiente para conduzir em segurança para casa. Tirei a tampa do tanque, adicionei um pouco mais de líquido de arrefecimento e o fiz funcionar por um tempo sem a tampa, caso houvesse alguma bolha de ar gigante no sistema de arrefecimento. Só vi uma bolha subir nos 5-10 minutos em que estava a funcionar. Para contexto adicional, ele funcionou a uma temperatura de operação perfeitamente normal o tempo todo, e não há brilho no líquido de arrefecimento nem óleo leitoso. Sem fumaça branca/doce também, e a junta da cabeça foi substituída pelo proprietário anterior. O bloco foi calçado e estou a usar o boost original. Por essas razões, não acredito que esteja relacionado à junta da cabeça, mas quem sabe. A ventoinha também parecia estar a funcionar normalmente. Também não notei vazamentos de nenhum lugar além da tampa do tanque quando está a ferver. Desculpe pela leitura longa, mas estou a tentar ser o mais detalhado possível.

Poderia ser um termostato ruim?
Radiador?
Tanque de expansão rachado?

Obrigado,
Carter
ATUALIZAÇÃO:
Deixe-o funcionar em rampas acima do pavimento seco por um tempo, e nunca estive tão feliz em ver um vazamento na minha vida. Estava a pingar lentamente pela câmara da roda do lado do passageiro, aproximadamente paralelo ao vaso de expansão. Ainda não estou fora de perigo, mas agora sei (provavelmente!) que o líquido de arrefecimento não está a desaparecer nos cilindros. Vamos ver como um tanque de expansão de substituição se comporta…