SwedeSpeed - Volvo Performance Forum banner

As luzes do painel de instrumentos do XC90 2005 estão muito fracas...

5 reading
7.8K views 4 replies 5 participants last post by  Lisalady  
#1 ·
Recentemente compramos um XC90 usado de 2005 (nosso primeiro Volvo).

As luzes do painel de instrumentos LCD (odômetro, relógio, temperatura, etc.) estão extremamente fracas e difíceis de ler durante o dia. (À noite, são mais fáceis de ler, mas ainda não muito brilhantes.) A roda do dimmer não tem efeito na luminosidade.

Além disso, minha esposa mencionou que as luzes na alavanca de câmbio (console central, entre os dois bancos dianteiros) não funcionam. (Eu não percebi, mas se elas funcionam, então também estão extremamente fracas.)

Deixei o Volvo em nossa oficina mecânica local (não uma concessionária Volvo), e eles sugerem que podemos precisar de um novo interruptor/roda dimmer. (Eles sugeriram e encomendaram a peça nova antes que minha esposa me contasse sobre as luzes da alavanca de câmbio, então a oficina não estava ciente desse sintoma adicional quando diagnosticaram o problema e encomendaram o novo interruptor dimmer.)

A minha pergunta é... Isso parece um problema no interruptor dimmer? Obviamente, eu odiaria pagar $275 + instalação por um novo interruptor dimmer, se o verdadeiro problema estiver em outro lugar.

Quaisquer sugestões de entusiastas da Volvo serão muito apreciadas. (Espero que este seja um problema comum com os XC90s, mas minhas habilidades de pesquisa/google não produziram resultados definitivos ainda.)

Obrigado antecipadamente.

Atenciosamente,
Zip

#2 ·
O controle do dimmer é o módulo de interruptor de lâmpada LSM, e este envia dados pela rede LIN para o CEM, que então traduz os dados em mensagens CAN bus e os envia para o resto do carro.

Se você tiver a navegação OEM, pode verificar se o dimmer está funcionando entrando no modo de diagnóstico da navegação e observando os valores do dimmer exibidos.

Se eles não mudarem, então de fato o LSM provavelmente estará com defeito, e um novo LSM provavelmente o corrigirá.

Dado que cada dispositivo no veículo controla sua própria intensidade de iluminação a partir das mensagens CAN bus (o rádio, o controle climático, o painel de instrumentos, a caixa de câmbio e muito mais), então se um dispositivo estiver diminuindo corretamente, as mensagens CAN bus devem estar presentes.
Se todos os dispositivos não mostrarem atenuação, então é altamente provável que o controle do dimmer esteja realmente com defeito.

#3 · (Edited)
Se você for bom em ler esquemas, pode encontrar o LSM (Grupo 35): Link morto, desculpe, não faço ideia de quem, além da Volvo, publica diagramas elétricos

Concordo totalmente com a lógica acima para validar.

**Se você estiver levando este carro para uma chamada de serviço, peça ao revendedor para realizar as verificações do módulo Service 2.0 e atualizar qualquer software antigo. Eles "devem" ser capazes de fazer isso sem nenhum custo para você enquanto eles têm o carro conectado para a solução de problemas associada ao problema da lâmpada fraca.**